Visto para Dubai: a isenção está valendo desde junho de 2018

Quando foi anunciada a isenção de visto para Dubai muita gente ficou feliz. Desde meados de 2017 circulava a notícia que o Itamaraty assinou um acordo com o governo dos Emirados Árabes Unidos para isentar os brasileiros de visto. Eu com viagem marcada pra lá fiquei como? SALTITANDO DE ALEGRIA! Mas aí a isenção de visto para Dubai foi anunciada para valer só a partir do dia 03/06/2018.

Cheguei em Dubai um dia após a data anunciada para a validação da medida e passei pela imigração sem qualquer problema. O agente de imigração apenas conferiu meu passaporte e carimbou, sem nenhuma burocracia.

[ATUALIZAÇÃO]: No dia 17/05/18 o Consulado dos Emirados Árabes no Brasil publicou uma mensagem na sua página do Facebook informando que, a partir do dia 03/06/2018, não seria mais necessária a emissão de visto para viagens para brasileiros! Veja:

Visto para Dubai:

Então agora que não é mais necessário o visto para Dubai, Abu Dabi ou qualquer outra cidade dos Emirados Árabes. A medida também é valida para os visitantes que chegam ao país por cruzeiros. Outra dúvida muito recorrente é sobre as múltiplas entradas, que também ficam autorizadas. No meu caso precisei passar por Dubai duas vezes e fiz o processo de imigração sem nenhum problema.

Agora sem a necessidade de visto para Dubai é possível permanecer nos Emirados Árabes por até 90 dias, consecutivos ou não, pelo período de um ano desde a primeira entrada. Também é necessário que o seu passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses na data da entrada ao país.

Se você ainda tem dúvidas sobre o visto para Dubai nos casos de trabalho ou estudo, pode consultar mais informações no site da Embaixada dos Emirados Árabes em Brasília ou ainda pelo telefone: (61) 3248-0717.

Para quaisquer outros problemas e questões dos turistas que já estiverem nos Emirados Árabes, entre em contato direto com a Embaixada do Brasil em Abu Dhabi.

Para fins de registro sobre o processo anterior, vou manter os antigos requisitos de visto para Dubai no artigo mas pode desconsiderar estas informações:

Documentação exigida para entrada no pedido de visto para Dubai:

  • Cópia Passaporte colorido digitalizado com nitidez, e com validade acima de 6 meses.
  • Foto 3×4 colorido com fundo branco (com boa resolução);
  • Voucher da reserva do Hotel;
  • Cópias digitalizadas de todas as passagens aéreas: ida e volta;
  • Cópia da certidão de nascimento para menores de 21 anos acompanhados dos pais;
  • Formulário preenchido que será enviado por e-mail;
  • realizar o pagamento das taxas;

Obs.: não há necessidade de apresentar a documentação original nem enviar nada pelo correio. Também não há necessidade de comprovante de vacina de Febre Amarela.

É claro que existem motivos e certamente um deles é que muita gente lucra com a emissão de vistos, sobretudo nesse caso. Ao pesquisar sobre como obter o visto para Dubai quase caí para trás com os valores.

E também fiquei muito surpreso, afinal apesar do processo ser 100% online e relativamente simples, parece que as empresas se aproveitam dele para ganhar alto em cima dos turistas. Pior ainda foi descobrir que as informações na internet a respeito não são tão claras. Precisei estudar bastante a respeito e faço a seguir alguns esclarecimentos:

                 Fonte: Guia em Dubai

Leia também: Vantagens incríveis do chip internacional com internet no exterior

VISTO DE TRÂNSITO

Se você vai ficar nos Emirados Árabes por até 96 horas, tem uma reserva em hotel (essa informação é questionável, afinal tem pessoas que não ficam por tempo suficiente para reservar um hotel) e não tem como destino final esse país, então você pode aplicar para o visto de trânsito.

Poderia ser um visto simples, mas não é. O próprio consulado recomenda solicitar qualquer tipo de visto com uma antecedência mínima de 14 dias úteis da data de viagem. Para esse visto o ideal é ter no mínimo 8 horas de conexão entre voos.

Considero inclusive que essa situação de viagem seja a da maioria dos brasileiros. Afinal, quase todo mundo pensa em dar aquela paradinha pra conhecer Dubai bem rápido e não pretende ficar muito tempo por lá. Acontece que infelizmente as agências que fiz contato nenhuma delas afirmou trabalhar com o visto de trânsito. Pelo que entendi, ele só pode ser tirado no Aeroporto ou através das companhias aéreas locais.

Visto x Companhia aérea: 

Se a sua viagem para Dubai será feita com a Emirates ou Etihad, então pode respirar tranquilo. Por se tratarem de companhias dos Emirados Árabes elas estão autorizadas a emitir o visto de trânsito. Mas saiba que depois de requisitar o visto você não pode trocar de companhia aérea, viu? A melhor notícia de todas é que os valores também são mais acessíveis com as companhias. A primeira cobra USD 55 enquanto a segunda cobra USD 84 dólares pelo serviço. Esse valor chega a ser 3 vezes menos do que o valor cobrado por uma agência de turismo!

Portanto isso é algo muito importante a ser considerado na hora de adquirir suas passagens. Nesse caso eu diria que a companhia aérea faz toda a diferença. Eu mesmo achei que estava na vantagem por voar de Ethiopian Airlines pagando um valor mais em conta, mas acabei me dando mal (#FAIL).

Pelo que entendi e pesquisei, nenhuma agência de turismo trabalha com visto de trânsito antecipado. Então se você não voar com essas companhias, comece a rezar. Que a sorte esteja conosco…

                                        Fonte: Pexels

Como solicitar o visto de trânsito no Aeroporto de Dubai?

Existe uma única empresa que opera dentro do Aeroporto de Dubai e presta o serviço de visto de trânsito: a Marhaba (tem um escritório da empresa em cada um dos terminais do Aeroporto). Pelo que apurei, essa empresa cobra o valor de USD 155 dólares pela emissão de cada visto de trânsito.

Inclusive li que havia uma outra empresa chamada Arabian Adventure mas entrei em contato com essa empresa e fui informado por eles que são parceiros da Marhaba e que o serviço é oferecido somente pela mesma.

Tentei saber mais detalhes sobre a possibilidade de requerer o visto de trânsito antecipado. Enviei whatsapp em inglês para o número de contato da Marhaba (+97143898989) porém não obtive sequer resposta.

Mas porque você falou de rezar e contar com a sorte, Amilton?

Porque o visto de trânsito pode ser negadoLi relatos de pessoas que não conseguiram o visto e tiveram que ficar no saguão do Aeroporto até o horário de seu próximo voo. Imagina quem se programou pra ficar 96 horas? Então é importante saber que acontece pouco, mas o risco existe.

Ademais, li também que o processo do visto tirado na hora pode ser um pouco demorado. E os detalhes não param por aí. Anda no Brasil, a companhia aérea pode te impedir de embarcar caso você não tenha o visto para entrar nos Emirados Árabes, mesmo que a sua intenção seja requerer o visto de trânsito chegando naquele país.

Para voos de originados de países diversos que vão a Dubai, Abu Dabi e outras cidades não encontrei informações específicas. Logo, não sei dizer nem que sim, nem que não. No meu caso embarco nas Ilhas Seychelles, fazendo escala na Etiópia e depois sigo para Dubai.

Ao apurar tudo que estou compartilhando com vocês fiquei bastante preocupado. Tirar o visto para Dubai é complicado (e caro) se você não voa pelas companhias do país. Elas também não podem emitir o visto para passageiros de outras companhias. Simplesmente fiquei sem entender o por que de tamanha burocracia.

                                          Fonte: Dubai Free Zone

Leia também: Passagens aereas baratas – melhores preços com o Google Flights

OUTRAS FORMAS DE OBTER O VISTO PARA DUBAI:

Dentre as outras formas possíveis de se obter o visto para entrar nos Emirados Árabes estão:

1) solicitar diretamente a algum hotel dos Emirados, onde este assume a função de seu sponsor (patrocinador). Já adiando que essa opção só está disponível para hotéis de alta categoria e será feito um bloqueio de segurança no seu cartão de crédito bo valor aproximado de 5 mil dirhams que expira automaticamente quando você sai do país.

2) ter um amigo ou alguém em Dubai que possa servir como seu sponsor. Pouco provável, né?

3) solicitar a uma agência de turismo em qualquer lugar do mundo que faça o serviço. Apesar de parecer fácil, até agora não encontrei nenhuma agência disposta a oferecer o visto de trânsito. Talvez por ele não ser lucrativo, talvez porque ele só possa ser solicitado quando de fato se está transitando pelo país.

Fato é que todas as agências que fiz contato até agora querem me “vender” um visto de turismo. Para deixar ainda mais revoltado, tamanha é a discrepância com os valores apresentados pelas companhias aéreas, veja:

  • Para permanecer no país por até 14 dias o custo aproximado é de USD 100 na agência, com direito a uma única entrada. Com a Emirates o mesmo procedimento sai por USD 55.
  • Para permanecer no país por até 30 dias o custo aproximado é de USD 140 na agência, com direito a uma única entrada. Com a Emirates isso custa apenas USD 90.
  • Para múltiplas entradas no país em período inferior a 30 dias o custo aproximado é de USD 290 em uma agência. Com a Emirates você paga USD 175.

Para obter informações sobre visto de estudo e trabalho, recomendo a leitura dos artigos do Guia em Dubai e Roda Mundo.

STOPOVER em Dubai na ida e na volta: antes isso era considerado um erro! 

Quando imaginei meu lindo roteiro de férias achei que não teria problema algum parar em Dubai duas vezes. Assim eu fiz. Coloquei 2 dias na ida e 3 na volta, afinal seria bom descansar uns dias em uma viagem longa, não é mesmo?

Isso era meu pensamento até descobrir todos os problemas envolvidos quando era necessário obter um visto para Dubai. Portanto, o prejuízo era certo se você parasse em Dubai mais de uma vez. Agora sem a necessidade de visto prévio isso não acontece mais.

Na melhor das hipóteses o visto de múltiplas entradas custava cerca de 300 dólares, imagina?

                            Fonte: Istock

Algumas Informações do Consulado dos Emirados Árabes Unidos no Brasil:

Para esclarecer as dúvidas possíveis sobre a emissão do visto para Dubai quando este ainda era necessário liguei no consulado árabe que fica em Brasília. Fui informado por eles que:

  • era possível emitir dois vistos de trânsito desde que fosse solicitado o primeiro, feito o seu uso para então solicitar um segundo. Nessa hipótese eu gastaria USD 310 dólares fazendo o processo com a Mahabara diretamente no aeroporto, sem qualquer garantia de sucesso ou ainda sem a certeza que irei conseguir embarcar no país de origem sem o visto.
  • caso eu optasse por um visto de turismo com múltiplas entradas a data da primeira entrada e a data de saída não poderiam exceder um período de 30 dias. Considerei todas essas informações relevantes, afinal grande parte dos turistas que viajam pela região vão para a Ásia e outras partes do mundo podendo ficar mais tempo do que isso. Então esteja atento a essas informações nos países que pretende visitar!

A minha negociação foi feita com a Solange, do Dubai com Guia. Ela é uma brasileira fofa que mora em Dubai e atende com muita simpatia, seriedade e credibilidade, inclusive tirei minhas dúvidas pelo Whatsapp. Também trabalha com passeios na cidade e guia em português, para quem tiver interesse. Fica a dica!

Dúvida cruel: Quanto tempo de antecedência da viagem era preciso para solicitar o visto (AGORA NÃO É MAIS!)?

Pelo que a Solange me explicou, era preciso solicitar cerca de 20 dias antes da data de chegada. Saiba-se que nos Emirados Árabes a repartição de visto não funciona nem sexta nem sábado, mas domingo é considerado dia útil. Então faça as contas e se a isenção ainda não tiver valendo fique atento ao prazo.

CONCLUSÃO:

Planeje bem a sua viagem. E tenha muito cuidado especialmente com os vistos dos países que vai visitar. Sempre achei que Dubai seria um destino super fácil e veja o que aconteceu na minha experiência quando ainda era necessário obter um visto. Nunca vi ninguém relatar que teve dificuldades para entrar na cidade e no país anteriormente. Mas como você viu, estar por dentro de todas as informações seja para qual destino for é muito importante!

Por isso escrevo esse artigo. Para ajudar a todos que precisam dessas informações e gastariam horas, talvez dias para conseguir todas elas. No momento que atualizo esse texto já viajei para Dubai e tive meu visto emitido por se tratar de um período da transição. Mas reforço tudo que disse anteriormente de que não é mais necessário visto para Dubai.

Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai? 🙂 

Adquira aqui: chip internacional melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas

Até logo!

53 respostas

        1. Sim, a isenção está valendo desde junho. Correu tudo bem, consegui entrar e sair do país 2 vezes sem a necessidade de nenhum tipo de visto. Abs

  1. Ola.

    Que post super informativo e explicadinho. Já salvei aqui para consultar posteriormente.
    Valeu por compartilhar.
    Abraços
    Thais

  2. Caramba, não achei que era tão chatinho tirar o visto para Dubai, tomara que realmente role a isenção de visto. De qualquer forma esse post foi muito útil, bem explicativo e rico em detalhes! Obrigada pelas dicas! 🙂

  3. Este teu post é para favoritar!
    Eu nao tinha a menor ideia da burocracia e mesmo os valores absurdos para se pegar o visto! E eu iria cair nesta tua… teria feito as passagens e somente depois visto tudo (e provavelmente iria fazer o mesmo stopover que vc fez)! Mas gostei de viajar com a Emirates…. colocaria no papel!
    Mas vou torcer logo para as tratativas Brasil x Emirados Árabes!

    1. Cara, to praticamente na mesma situação. A informação que tive da pessoa que está me auxiliando é que tem que contar uns 20 dias antes da viagem e se não tiver saído a isenção entrar com o pedido do visto.
      Abs

        1. Pois é Rogerio. A gente segue rezando e torcendo muito né? Mas é bom estar sempre preparado para o pior. Abs

  4. Que importante e informativo esse post! Lembro que li sobre a liberação do visto e por isso assumi que já estava valendo D:

  5. Ah, as alegrias de morar no espaço Schengen… os portugueses podem estar lá 90 dias bastando levar um passaporte com validade mínima de 6 meses. O visto é colado à chegada ao país

  6. Sério que ainda não tá valendo? Jurei que já tinham resolvido tudo! O jeito é mesmo garantir e tirar o visto pra não sofrer depois! Torcendo pra que resolva logo e a gente visite esse lugar incrível cada vez mais e mais!

  7. Fiquei em Dubai por algumas muitas horas mas, com essa cobrança de visto e a dificuldade de conseguir a mesma, fiquei no aeroporto escrevendo e descansando. Quem sabe depois que o visto ser isento não temos uma nova chance, ne? 🙂

  8. Esse é o post mais completo que já li a respeito do visto para Dubai. Tem todas as informações que eu precisava. Obrigada pela dica do stopover, eu também cometeria esse mesmo erro.

  9. Eu tava aqui comemorando porque não preciso de visto, já que tenho dupla cidadania na UE, quando li de novo e vi que era Dubai, e não Dublin…. hahahahahaahahaha, ai, que burra, dá zero pra mim!!! XD

  10. Mas isso aqui não é um post, é um guia de utiliidade pública!!!
    Um dos maiores sonhos na minha vida é ir para Dubai e eu já salvei todo esse seu texto, pois talvez eu consiga realizar antes da liberação do visto!
    Você tem dicas do que fazer e quantos dias ficar por lá??

    1. Hahahahha, que maravilha Aninha! Então, já montei meu roteiro vou ver se consigo compartilhá-lo antes da viagem. Espero que vc consiga realizar esse sonho. Abs

  11. Gente, que post de utilidade pública incrível! Eu estava mesmo na dúvida sobre a coisa do visto de trânsito, não fazia ideia de que mesmo esse mais simples precisava ser tirado com tanta antecedência… parabéns pelo trabalho, vai ajudar muita gente!

  12. Eu também não tinha a menor ideia, nem da burocracia e nem dos altos valores dos vistos. Eu tinha certeza de era bem mais simples. Acho que muita gente deve ter problema no planejamento de viagem ao dar-se conta disso. Você toca num ponto muito importante. Acho que a maioria de nós começa a planejar a viagem pela compra das passagens, o que pode ser um erro. Devemos buscar este tipo de informação antes de emitir, para saber se os países de conexão são complicados, caros e burocráticos assim ao nos deixar (ou não) entrar.

    Quando estava a caminho da Colômbia, tive uma conexão em Lima e eles queriam nos cobrar uma taxa absurda para sair e voltar. Ficamos 9 horas naquele pequenino aeroporto, morrendo de tédio. 🙁

    O texto está excelente, muito bem explicado. Utilíssimo!

  13. Me planejei também para fazer o stop over em Dubai após uma viagem pela Ásia e realmente não sabia dessa burocracia para tirar o visto. Só fiquei sabendo, depois que comprei as passagens e fui pesquisar mais sobre o visto. Obrigada pelas informações. Foram bastante úteis!

  14. Olá, já chegou em Dubai? Deu tudo certo com a isenção de visto? Chego em 15 dias!!!

  15. Tudo bem??? Estou na expectativa para saber se foi anulado ou não o visto brasileiro de Dubai… Li nos comentários q hj dia 4 desse mês vc estaria indo p la… Qndo tiver novidades sobre o assunto por favor nos mantem informados… Obrigado

    1. Oi Rafael! Passei ontem na imigração sem qualquer burocracia. Apenas carimbaram o meu passaporte e entrei com o carimbo normal, sem nenhuma necessidade de visto! Acho que todos já podem viajar tranquilos, abs

  16. Olá! Comprei um cruzeiro que parte de Dubai, Omã e India, retorna para Dubai… dez /2018, com a isenção de visto… não precisamos mais de providenciar visto de múltiplas entradas mais? Acabou?

    1. Exatamente Érica, não precisa mais nem mesmo para múltiplas entradas. Foi exatamente o que aconteceu no meu caso, passei por Dubai duas vezes e foi muito tranquilo, carimbaram meu passaporte sem qualquer problema ou necessidade de visto. Abs

  17. DECRETO Nº 9.399, DE 4 DE JUNHO DE 2018

    Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Emirados Árabes Unidos sobre Mútua Isenção de Vistos para Portadores de Passaporte Comum, firmado em Brasília, em 16 de março de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: