Rapel e canionismo em Brotas: uma fantástica experiência de aventura!

Brotas é um verdadeiro paraíso das atividades ao ar livre: rafting, tirolesa, quadriciclo, trilhas, arvorismo, banhos de rio, de cachoeira e claro, canionismo! Para quem nunca ouviu essa última palavra, eu explico: trata-se de uma modalidade esportiva que consiste na descida de cachoeiras por meio de rapel, atividade sensacional que eu adorei fazer com a Território Selvagem na minha visita pela cidade conhecida como um dos principais pontos brasileiros de ecoturismo. Veja como foi.

Rapel e Canionismo em Brotas

Rapel e canionismo em Brotas: informações iniciais

O passeio começou na agência da Território Selvagem, bem no centrinho de Brotas, onde a simpática equipe nos explicou como chegar até o Parque Jacaré, um complexo de atividades que inclui além de uma excelente estrutura (como vestiários, lanchonete, redário, deck para banho, quadra de vôlei, quiosques e estacionamento), várias atividades ao ar livre como trilhas para cachoeiras, standup paddle, tirolesa e o nosso canionismo.

Para quem não quiser fazer o canyoning, só relaxar e curtir o parque já pode ser uma baita atividade, inclusive muitas pessoas vão só de acompanhantes e ficam aguardando lá no parque.

Com os equipamentos de segurança obrigatórios, recebemos as primeiras instruções de como manusear as cordas e simulamos a descida utilizando os pés na parede. O uso de um calçado fechado também é obrigatório e eu recomendo que você vá com algum que possa molhar e que tenha boa aderência. O rapel e canionismo em Brotas da Território Selvagem é certificado internacionalmente de acordo com as normas da ABNT de segurança e, apesar da ansiedade, senti muita segurança com todos os procedimentos.

Leia também: Onde ficar em Brotas: Hotel Fazenda Brotas Eco Resort

Depois de cada um treinar duas vezes, o grupo desceu rumo a primeira cachoeira. O dia estava super agradável e eu me sentia pronto para ficar molhado durante a descida.

Esse passeio tem duas saídas diárias, uma pela manhã (às 9h) e outra pela tarde (às 14h), portanto é possível verificar as condições do clima e escolher o horário em que for mais agradável. Tendo no mínimo duas pessoas a atividade já é realizada.

A queda era bem pequena, apenas cinco metros. Porém já dava para sentir um pouquinho de adrenalina, sendo o melhor momento para tirar todas as dúvidas com os instrutores. Observei também que durante a descida tinham duas cordas: uma controlada por mim e a outra de segurança ficava a cargo dos profissionais que realizavam o passeio. Pausa para foto, vencemos fácil essa etapa!

Rapel e canionismo em Brotas

Outro detalhe: o pessoal da Território Selvagem faz fotos maneiras ao longo de todo o passeio, sendo que você não precisa se comprometer a comprá-las, podendo decidir depois de ver se gostou.

Primeira descida

Caminhamos um certo trecho nas margens do rio em meio a uma bela área verde bastante preservada. Paramos então para aguardar o pessoal montar os equipamentos da descida. A brincadeira ficou mais interessante quando me vi com os pés dentro da água no topo da queda da cachoeira São Sebastião, que tem 25 metros de altura e um bom fluxo de água.

Pouco a pouco o grupo foi ficando menor lá em cima e todos desciam sem problemas. Meio trêmulo e já com tudo pronto me posicionei na ponta da cachoeira, apoiando os pés em estruturas de madeira que ajudavam no início da descida. Olhando assim parecia alto e algo muito difícil, mas não era.

Rapel e canionismo em Brotas

Na medida em que fui descendo, várias sensações foram acontecendo: primeiro medo, depois alívio, superação, então veio poder, liberdade, refrescância, de alegria e por fim, realização. Foi a primeira vez que desci por dentro de uma cachoeira na minha vida. Um banho que lavou meu corpo e a alma, ali eu dependia apenas de mim mesmo para romper aquele obstáculo natural.

E olhando a cachoeira lá de baixo eu me senti muito feliz por ter aceito aquele desafio, que depois de cumprido e visto por outro ângulo nem parecia algo assim tão grandioso.

São quesitos limitantes: idade mínima de 12 anos, altura de 1,45m e peso de até 110 kg. Se tiver algum problema de saúde também deve ser informado.

Segunda descida

Já teria me dado por satisfeito de descer apenas aquela cachoeira, mas o desafio maior ainda estava por vir. Mais um trecho de caminhada até chegar a cachoeira Jacaré, que tem incríveis 40 metros de altura. E depois de ver a única mulher do grupo descendo sorridente e feliz da vida não me restava outra opção senão chegar na base daquela queda.

Rapel e canionismo em Brotas

Confiante, dominei os equipamentos e fiz uma descida ainda melhor do que na primeira. Para quem se sente desconfortável com a altitude, recomendo não olhar para baixo, mesmo assim é totalmente possível curtir a atividade, que mais uma vez reforço: é muito segura! Nessa descida, depois de um certo trecho você deve soltar a corda e os instrutores te puxam até o final, momento ideal para contemplar a paisagem quase do ar.

Voltamos caminhando por uma trilha até o ponto inicial e relatando uns aos outros todas as sensações que tivemos com aquele rapel e o canionismo em Brotas. Algo realmente memorável e que faltam palavras para descrever. A atividade é muito tranquila e totalmente possível mesmo para quem nunca realizou algo parecido na vida, o que era o meu caso.

Ao todo, ficamos envolvidos com aquela fantástica experiência por cerca de três horas. Recomendo levar toalhas e roupas secas para trocar no final. Recomendo e indico para todos que queiram se sentir em contato com a natureza.

Outros artigos sobre Brotas:

* Esse passeio foi feito em parceria com a empresa Território Selvagem, porém as opiniões e impressões aqui relatadas são livres e pessoais.

Território Selvagem Canoar
Avenida mario Pinoti, 337 – Centro/Brotas SP
www.territorioselvagem.com.br
falecom@territorioselvagem.com.br
Fones: (14) 3653-3248 / 3653-5592 ou (11) 3280-0337

Curta e siga a agência no facebook e instagram

Essa viagem está dentro do projeto DESCUBRA BROTAS  contou com o apoio das empresas Hotel Fazenda Brotas Eco Resort, Território Selvagem e Quadri Company, porém as opiniões e impressões aqui relatadas são livres e pessoais.

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | chip internacional| passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!

Até logo!

16 respostas

1. Amilton
    Adorei essa descida…. Queria ter essa coragem (meu medo de altura é algo que me paralisa)! Mas o lugar parece ser realmente lindo!

2. Brotas é tão pertinho e tem tanta coisa incrível pra fazer e eu ainda não conheço, que vergonha!! Adoro esse lado ecoturismo, mas também tenho medo de rapel, sou mega medrosa rsrs. Adorei as fotos, vocês são corajosos.
    Beijos.

3. Sou apaixonada por ecoturismo e Brotas é incrível, apesar de ainda não conhecer de perto. Sempre quis fazer rapel mas falta a coragem hehehe Adorei o post e as fotos estão lindas demais!