A turística região dos cânions de Itaimbezinho e Fortaleza é famosa pelas suas belezas naturais, clima frio e ambiente acolhedor. E se você quer desfrutar o melhor desse belo destino a minha recomendação é separar, pelo menos, duas noites para ficar por ali mesmo e contemplar esses belíssimos lugares com calma. Assim, dentre as mais diversas pousadas em Cambará do Sul, a minha dica é ficar na Pousada Corucacas, onde fui muito bem recebido no melhor estilo gaúcho.
Leia também: Aprenda aqui técnicas de como encontrar passagens aéreas baratas!
A título de curiosidade, Corucaca é o nome de uma ave típica da região e ave simbolo da cidade de Cambara do Sul. A pousada é uma das pioneiras em desenvolver o turismo rural por ali e está em funcionamento há mais de vinte anos.
Localização
Sempre considero um lugar estratégico para me hospedar quando viajo. E dentre as pousadas em Cambara do Sul, a Corucacas tem excelente localização, praticamente na saída para ambos os cânions e também dentro da cidade, o que facilita muito a vida de quem viajar para a região. Recomendo que alugue um carro e, para quem chega pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre, é melhor já sair de lá com isso resolvido, pois assim você vai ganhar muito mais liberdade e autonomia em seus deslocamentos.
Aproveite: encontre as melhores tarifas para alugar um carro com a rentlcars!
A pousada
Instalada dentro de uma enorme área verde, quem visitar a Corucacas vai encontrar dentro das dependências dois lagos que sempre ficam rodeados de patos e muitos outros animais, todos soltos. As ovelhas circulam tranquilamente próximas dos estábulos e currais onde ficam os cavalos e também o gado, no melhor estilo de uma fazenda. Pássaros dos mais diversos circulam por toda parte (inclusive aquele que dá nome a pousada) e o friozinho é quase certo em praticamente todos os dias quando amanhece ou escurece.
O lema da pousada é turismo rural, qualidade de vida! Seu intuito é proporcionar uma experiência mais próxima da natureza, com o estilo de vida do campo sem o agito da cidade grande.
Na sua sede principal fica a recepção, comandada pela família que administra o estabelecimento, uma sala de televisão com lareira, o restaurante e os quartos. O sinal de wi-fi funcionou bem em todas as áreas da sede, inclusive dentro dos quartos.
A pousada recebe principalmente turistas paulistanos, americanos e alemães sendo possível se comunicar por lá em inglês e espanhol.
Leia também: Perrengue de viagem: o que fazer quando perder o formulário de saída em outro país?
Dentre as diversas atividades oferecidas pela pousada estão: trilhas para cachoeiras e açudes dentro da própria fazenda, passeios a cavalo, rodeio gaúcho, pesca esportiva, churrasco gaúcho e interação com os animais que por lá são criados. É um prato cheio para quem gosta de lazer ao ar livre e no melhor estilo interiorano.
É possível adquirir um “tour rural”, onde está incluso um mini rodeio (laçar um boi pelos dois chifres), fazer uma demonstração de esquila ou tosa nas ovelhas e um café campeiro ou um churrasco gaúcho. Consulte diretamente a pousada para maiores informações sobre esse atrativo.
O quarto
Por padrão, todos os quartos tem uma cama casal e outra de solteiro sendo equipados com aquecedor e banheiro independente; Em algumas unidades é possível acomodar até quatro pessoas. Para grupos e famílias maiores ou excursões fale diretamente com a equipe da pousada que certamente eles irão recebê-los muito bem.
Todos os quartos da pousada tem aquecedor e muitos cobertores para aguentar tranquilamente até mesmo os dias mais frios, sobretudo no inverno. Em 2013 chegou a nevar na região, imagina só?
Existe ainda a opção de se hospedar na área de camping, que conta com área de banho e sanitário porém não inclui o café da manhã.
O banheiro
Simples e funcional, no banheiro da pousada conta com um armarinho espelhado e as demais amenidades de praxe além de um aquecedor separado do restante do quarto. O box é dividido por um cortinado e tem água aquecida. Aliás, como já falei: todos os quartos contam com banheiro independente.
O café da manhã
Composto de produtos locais, o café da manhã oferece bolos diversos e biscoitos caseiros, além de cereais, café, chá e sucos e outras variedades.
Um dos destaques nesse momento do dia é que você vai encontrar, sobre a mesa, várias opções de geleias, o tradicional mel puro da região e um doce de leite caseiro que eu amei. Interessante destacar que a figada (ou doce de figo) é produzido artesanalmente na própria pousada e já foi até mesmo assunto de um programa de culinária, veja aqui!
Além do café da manhã, a pousada Corucacas pode organizar jantares mediante reserva prévia onde é servido comida campeira (caseira). Por lá é possível comprar alguns vinhos da região para acompanhar as refeições e também as noites frias.
O lugar é muito frequentado também por motociclistas que viajam na região e pelo Brasil, sendo que está numa posição estratégica no estado, a cerca de a cerca de 190 km de Porto Alegre, 110 km de Gramado e 75 km de Torres, no litoral.
Recomenda-se pelo menos 2 dias para explorar os cânions, mas o ideal mesmo seria de 4 a 5 para ver tudo que a região tem a oferecer. O período considerado alta temporada engloba todos os feriados nacionais e estaduais, além da estação fria, que vai do final de maio até o início de setembro (depende muito do ano) e os períodos de férias escolares. A melhor época para visitar os cânions é no inverno, justamente na alta temporada, pois a chance de chuvas (e nuvens) é menor. Setembro e outubro são os meses mais chuvosos, logo os com pior visibilidade.
Então se você está planejando uma viagem e procurando pousadas em Cambara do Sul não tenha dúvidas de que a Corucacas pode ser uma ótima opção. Grande abraço e boas viagens!
Pousada Corucacas
www.corucacas.com
RS 020 Km 01 ( Na saída para Ouro Verde) / Cambará do Sul – RS
F: 54 3251.1123 / 54 9956.7042
Curta e siga também no facebook
Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!
Reserve: | chip internacional| passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios
Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!
Até logo!
ツ
Um pouco de turismo rural sempre faz bem, sobretudo quando vivemos numa rotina super acelerada! E num cantinho gostoso como esse, melhor ainda! Adorei! 🙂
Obrigado pelo seu comentário! É sempre bom escapar da rotina não é mesmo?
Sempre! Pra saúde do corpo e da alma! 🙂
Excelente dica! Já estivemos na região,mas ficamos em Praia Grande. Temos que retornar, pois quando fomos o rio estava muito cheio e não foi possível fazer a trilha do Rio do Boi. Dica anotada!
Eu tb pretendo retornar pra fazer a trilha do boi Itamar. 2 dias foi muito pouco…
Que lugar bacana! Fiquei com água na boca para comer o doce de leite caseiro kkkkkkkk
Vale muito a visita Guilherme! Obrigado pelo seu comentário, abs
Oi Amilton,
Nossa, que show esta pousada hein!? E esta comida toda, deu até água na boca. Quero muito conhecer Cambará algum dia!
Abs, Marlise
Obrigado pelo seu comentário Marlise! Não irá se arrepender de ficar na Corucacas. Abs
Eu simplesmente AMEI esse lugar! Achei tudo cheio de charme e de romantismo! É clichê, eu sei, mas não consigo escapar: queria estar exatamente aí agora mesmo! 🙂
Obrigado pelo seu comentário Ana Luiza! Puxa, então se programe e vá visitar, vale muito a pena.
Abs
Que charme de pousada. Achei uma boa opção para se hospedar com mais tranquilidade. Parabéns pelo post!
Obrigado Keul!
Olha, adoro o Rio Grande do Sul, afinal, minha família é de origem gaúcha. Todos os anos vou ao Rio Grande do Sul, porém ainda não tive tempo nem logística de ir a Cambará. Esse hotel deve ser delicioso, adoramos turismo rural. Parabéns pelo post!
Obrigado pelo seu comentário Francisco! Sim, a pousada é incrível a região vale muito a pena.
Abraços
Hospedagem muito interessante numa região que parece de grande beleza, nunca tinha ouvido falar. Obrigado pelo artigo as dicas são muito uteis!
Obrigado pelo comentário!
Sou louca pra ir à itaimbinho, parece ser lindo demais. Gostaria de saber qual a época que tem melhor visibilidade, vc sabe?
Oi Dalila. Depende das condições do clima, se chover não dá pra ver nada. Conforme me disseram no inverno é melhor…