O que fazer em Ilhabela: 8 dicas para um viagem perfeita

Se você está procurando o que fazer em Ilhabela chegou no lugar certo! Confesso que fiquei bastante surpreso com esse destino e posso dizer que essa foi a melhor ilha que já visitei no Brasil. Aqui vou falar sobre como chegar até lá, quais as melhores praias, onde se hospedar e muito mais. Então sem mais delongas, vamos as 8 dicas para um final de semana perfeito nesse paraíso:

O que fazer em Ilhabela: planeje sua viagem com antecedência!

Se você tiver disponibilidade a minha primeira dica é evitar uma viagem de carro para Ilhabela nos finais de semana e feriados prolongados, sobretudo a sexta-feira para ida e o domingo para volta. A mesma regra se aplica para o início e término de feriados, pois a ilha costuma ficar bem cheia.

Apesar de ficar muito próxima do continente, para chegar em Ilhabela é preciso realizar uma travessia de balsa que leva apenas 15 minutos. E como você já deve imaginar, justamente nesses dias muita gente vai querer entrar e sair na ilha com seus carros.

Então logo haverá grandes filas e você vai perder bastante tempo nelas. Pelo que me contaram é normal enfrentar entre 2 até 12 horas de espera nas filas, imagina o sufoco?

Como aproveitar melhor o final de semana ou feriado prolongado em Ilhabela?

A travessia de balsa de São Sebastião para Ilhabela funciona 24 horas e para saber mais informações sobre os horários, valores e ainda acompanhar a fila com imagens em tempo real o melhor a se fazer é acessar o site da Dersa, empresa responsável por realizar o trajeto.

Vale dizer que os valores da travessia variam conforme dias úteis ou finais de semana e feriados. É necessário pagar apenas uma única tarifa pelo percurso que inclui ida e volta. Na saída da ilha será cobrada uma taxa ambiental, que varia com o tipo de veículo, sendo atualmente de R$7,50 para cada automóvel de passeio.

O que fazer em dias com muita fila na balsa?

A primeira alternativa para evitar perder horas na fila da balsa para Ilhabela é comprar a viagem com hora marcada. Apesar do preço ser um pouco salgado esse pode ser o melhor jeito de economizar um grande tempo de espera. Nesse caso a tolerância é de 30 minutos antes e depois do horário agendado. Quem adquire esse bilhete tem acesso a uma fila especial que vai passar na frente dos que estão na espera regular.

A segunda saída para visitar Ilhabela nos feriados e finais de semana ou em dias de muita espera é deixar o carro em algum local próximo a balsa em São Sebastião. Na sequência basta fazer a travessia na balsa como pedestre ou com uma bicicleta. Dentre outras vantagens a entrada na balsa é muito mais rápido do que se estivesse de carro, moto ou qualquer outro meio.

Além disso, a travessia da balsa para pedestres e ciclistas é gratuita! Logo você não terá nenhuma despesa para chegar em Ilhabela. Apesar de não ter utilizado o transporte público dentro da ilha fui informado por moradores que ele é bastante eficiente e leva até os principais pontos de lá incluindo as praias.

Também me disseram que os ônibus têm ar condicionado e Wi-Fi. Então quando for planejar o que fazer em Ilhabela não deixe de consultar o site oficial para verificar as linhas e horários.

Onde ficar: Reserve um hotel próximo do centro histórico

Pode ser que você não saiba, mas Ilhabela é bem grande e tem muitos lugares legais para se hospedar. A minha segunda dica para quando for procurar um hotel ou pousada em Ilhabela é ficar próximo do centro histórico. Apesar de todo lado da ilha voltado para o continente ter bastante movimento e ser bem desenvolvido a parte que mais gostei de “turistar” à noite foi no centro histórico.

Por lá ficam muitos lugares charmosos e que são ótimos para passear, nem que seja só para olhar as vitrines. Sem contar que o calçadão da Rua do Meio tem uma porção de lojas de souvenirs e também de lanches. Dali, caminhando em direção a borda da ilha fica um dos tantos piers de onde se avista o continente.

A ilha também convida quem gosta de pedalar a pegar uma magrela. Com quase 8km de ciclovias e um visual de tirar o fôlego, você pode saber mais detalhes sobre o sistema de bicicletas compartilhadas no Tamoiosnews.

Outra vantagem é que dessa região fica fácil se deslocar tanto para as praias do norte como do sul e ainda encontrar supermercado, agência de passeios e muitas outras conveniências tudo bem pertinho.

Quando fiquei sabendo que Ilhabela era um destino pet friendly logo me empolguei para levar minhas duas Jack Russells na viagem. Inclusive se estiver pensando em levar seu bom amigo recomendo a leitura do artigo 4 dicas para viajar com seu animal de estimação, feito pelo site oficial da ilha.

Foi então que encontrei a Vila Pequeá, que além de ter um quarto só para quem viaja com seus animais de estimação ainda tem preços bem acessíveis na estadia. Apesar de simples e sem café da manhã incluso na tarifa, a pousada é muito bem localizada e bastante aconchegante.

Quer mais opções de onde ficar em Ilhabela? Então toma!

Agora se você procura um local mais requintado recomendo o Vila Kebaya, o Hotel Ilhabela ou a Pousada Altamira. Quer alugar uma casa inteira para até 7 pessoas? Então a melhor escolha é reservar a Casa Yacht Club, que também aceita pet´s.

Se o seu intuito é curtir as melhores praias de Ilhabela, então a minha dica é ficar hospedado na parte sul. Uma boa pedida é ficar hospedado no Hotel Ilhasol, que fica próximo da praia Feiticeira.

São muitas opções de onde ficar em Ilhabela, inclusive da pra reservar um chalé na cobiçada praia de Castelhanos. Lembrando que o acesso até lá só pode ser feito em veículos 4×4 ou por embarcação pelo mar.

Já na remota e quase deserta praia de Bonete a recomendação é ficar na Pousada Canto Bravo. Uma experiência para quem não faz questão de eletricidade e tem disposição para caminhar. A trilha tem 12km, porém é possível realizar o trajeto em uma embarcação pelo mar até a pousada.

O que fazer em IlhabelaFonte: Booking

O passeio mais tradicional da ilha: a praia de Castelhanos

Tradicionalmente, visitar Castelhanos é um dos passeios mais procurados por quem “turista” por Ilhabela. Sempre lembrada como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, posso dizer que o lugar faz jus a fama.

Não bastasse o mar azul e transparente, todo o conjunto de mata verde, castanheiras e o seu excelente estado de preservação fizeram com que essa tenha sido a minha praia favorita de Ilhabela.

Existem vários tipos de passeios, inclusive alguns que levam os turistas para passar o dia inteiro apenas nesse paraíso. Agora o mais popular é fazer o circuito combinando um trecho por terra e outro pelo mar incluindo diversas paradas.

É melhor ir para Castelhanos por terra ou mar?

Para chegar até Castelhanos por terra só de jipe (pode ser qualquer veículo 4×4) ou moto. Há quem encare esse percurso caminhando, são cerca de 17km e algo em torno de 4h30min andando. A primeira parada é dentro do Parque Estadual de Ilhabela, um lugar repleto de cachoeiras e belas paisagens. A vantagem de começar o percurso por terra é ter mais tempo na praia de Castelhanos, algo em torno de 3 horas.

O que fazer em IlhabelaÉ possível também chegar em Castelhanos pelo mar, fazendo o percurso de barco. Quem opta em começar o dia assim tem a vantagem de parar na Praia da Fome e também na Praia do Eustáquio. Porém fica menos tempo em Castelhanos e faz o percurso por terra na volta, com as mesmas paradas de quem veio por lá.

Dessa forma, tanto na ida quanto na volta é o cliente quem escolhe o que prefere, podendo ainda fazer o trajeto só por terra, recomendado para quem tem problemas de enjoo.

Logo na entrada do parque estão alguns poços para banho. O guia desse passeio me contou que Ilhabela tem mais de 36o cachoeiras e que os borrachudos são o maior indicador da pureza da água, pois quanto mais limpa mais eles gostam de ficar por ali e se reproduzir. Continue lendo esse artigo até o fim para saber como se livrar dos mosquitos em Ilhabela.

Fizemos algumas pausas para fotos pelo caminho, parando inclusive no mirante de Castelhanos, a 680 metros e em um dos pontos mais altos da ilha.

A praia de Castelhanos:

Ao chegar na praia a minha impressão foi das melhores: pouca gente, muita natureza e um mar tão azul que nem precisava de filtro nas fotos para ser realçado. Ali optei em almoçar no Quioseque do Alemão, que tem comida boa com preços bem justos. O cardápio oferece várias opções de porções, bebidas e ainda pratos individuais.

Depois de comer bem, segui até o mirante do coração, que fica no lado extremo direito da praia. A subida é fácil e rápida com um visual lá de cima: de cair o queixo. E não é mesmo que a praia forma o contorno de um coração? Simplesmente imperdível!

O que fazer em IlhabelaNa sequência desci e tomei um banho de mar nas águas tranquilas desse lado direito da praia. Apesar de ser um ambiente rústico, por ali você vai encontrar chuveiros com ducha de água doce e também banheiros de livre acesso.

Tem pessoas que optam em fazer a trilha até a Cachoeira do Gato, porém esse passeio vai lhe tomar um bom tempo. Recomendo a atividade para quem for visitar Castelhanos em uma segunda vez. Já na volta embarquei para a lancha e seguimos fazendo um panorama pelo lado norte da ilha.

Pelo caminho a lancha passou pela praia Saco do Eustáquio, que conta com uma pequena faixa de areia. Aqui não teve parada. É previsto no roteiro 30 minutos na praia da Fome, porém como tinha uma senhora passando mal a bordo não paramos. E assim seguimos direto até o ponto de desembarque.

O que fazer em IlhabelaNesse passeio também fiquei sabendo que Ilhabela tem 83% do seu território considerado como área de preservação. São 17 comunidades que vivem isoladas em áreas cujo único acesso é pelo mar, sendo que o guia nos mostrou várias delas.

A outra joia de Ilhabela: A praia de Bonete

Infelizmente dessa vez não deu para visitar a praia de Bonete, outra considerada como uma das mais bonitas do Brasil. Fica motivo para voltar, né?

Descobri ainda que é impossível combinar um passeio para essas duas praias no mesmo dia em razão das suas distâncias. Bonete fica ainda mais isolada do que Castelhanos e o passeio para ela dura um dia inteirinho.

Por terra o único jeito de chegar lá é caminhando, são cerca de 12km e leva em torno de 3h30 se você tiver um bom preparo. Se alguém aí já tiver feito esse passeio deixa um comentário contando como foi.

Como lidar com os mosquitos e borrachudos?

Ilhabela seria o paraíso perfeito se não tivesse tantos mosquitos e borrachudos. Como já falei anteriormente eles adoram se reproduzir em água corrente e limpa, sendo que as mais de 300 nascentes de lá são perfeitas para isso.

Existem teorias de que elevar o nível de vitamina B12 no sangue ou tomar o comprimido de Xantinon repelem os insetos, mas nada é comprovado. Um amigo me falou sobre a cápsula de alho, vendida em farmácias, mas quando fiquei sabendo dela já estava fora da ilha então não tive tempo de testar.

Dentre as alternativas que levantei para lidar com os mosquitos e borrachudos em Ilhabela minha dica é dar preferência aos repelentes em creme do que spray. Os próprios moradores da ilha desenvolveram um repelente chamado CITROilha, que pode ser facilmente encontrado nos hotéis e supermercados de lá. Ele custava a partir de R$16,90 (REF. Mar/19).

O que fazer em IlhabelaOutro repelente muito eficiente e facilmente encontrado nas farmácias é o Exposis. Contudo seu preço é bem maior do que o da ilha. O horário que os borrachudos mais atacam é no final do dia, mas não há regras. Outra saída é usar camisas e calças compridas durante as trilhas.

Borrachudos na praia de Castelhanos:

Para as praias do litoral habitável até que o CITROilha segurou bem a onda, mas quando visitei a praia de Castelhanos eles não respeitaram o produto. Talvez por ser uma área com mais natureza os insetos sintam-se mais ousados. Apesar de ser um lugar lindo sai de lá todo picado e vi muitas pessoas reclamando daquilo também.

Apesar de várias doenças serem transmitidas por mosquitos não há nada alarmante em Ilhabela. Ainda sim, é recomendado tomar a vacina da febre amarela antes de visitá-la, mesmo que não seja comum encontrar casos por lá. Se você tem algum tipo de alergia a picadas de mosquito não esqueça também de levar seus remédios rotineiros para isso.

Quais as melhores praias de Ilhabela?

A essa altura você já sabe quase tudo sobre Ilhabela. E para completar esse guia te falo que mesmo sem conhecer Castelhanos ou Bonete, é possível encontrar praias de grande beleza pela ilha. Se tiver com pouco tempo prefira explorar as praias do sul.

O que fazer em IlhabelaNa parte sul recomendo: Ilha das cabras (ótima para snorkel e mergulho), Juliano, Curral, Praia Grande e Feiticeira. Todas elas tem águas azul e transparente, infra estrutura de barracas e estavam vazias quando estive por lá. Era uma terça-feira no final de março.

Agora se você tem mais tempo, explore também as praias do norte. As mais recomendadas são: Pedra do Sino, Pinto, Armação e Jabaquara. Essa última fica um pouco mais distante e isolada, mas ainda sim é acessível por carro pela estrada de terra.

Quando ir a Ilhabela?

Recomenda-se visitá-la em qualquer época, mas vale dizer que o verão costuma ser chuvoso. Geralmente fevereiro é o mês com maior possibilidade de chuva. A temperatura costuma ser agradável o ano todo. Além disso, Ilhabela conta com muitos eventos por isso não deixe de conferir o calendário oficial.

O que fazer em IlhabelaQuanto tempo vale ficar em Ilhabela?

O meu roteiro teve apenas 2 noites e eu teria ficado fácil mais tempo por lá. Ilhabela é gigantesca e se fosse olhar a minha vontade gastaria pelo menos uma semana. Com o tempo limitado visitei as praias do norte no dia que cheguei.

No meu único dia inteiro em Ilhabela conheci Castelhanos e outros atrativos, como mencionei anteriormente. Já no último dia acordei cedo e fui para as praias do sul. Eu apenas passei por elas para conhecer, não entrando no mar.

O que fazer em IlhabelaQuanto custa uma viagem para Ilhabela?

Essa é sempre uma das perguntas que mais recebo quando visito algum destino então vamos as contas:

1) Travessia da Balsa ida/volta: R$28,50 (tarifa final de semana), sendo que dividi esse valor para 2 pessoas;
2) Taxa ambiental: R$7,50 (também dividi esse valor para 2);
3) Hospedagem total: R$280 (dividido para 2 pessoas);
4) Alimentação: R$30 cada refeição (na média) e duas compras no supermercado no valor de R$40 reais cada (essas últimas dividimos para 2 pessoas, pois no hotel não havia café da manhã e comprei alguns lanches para a trilha) totalizando: R$120 (refeições) + R$80 supermercado;
5) Passeio para Castelhanos: R$140 por pessoa (pagamento em dinheiro, no cartão era R$170);
6) Combustível: Variável de acordo com a distância de cada um. Não abasteci na ilha, inclusive recomendo fazê-lo no continente antes chegar lá, pois os preços costumam ser maiores. Dentro da ilha percorri cerca de 30km. Então vou considerar que gastei algo em torno de R$20 reais com combustível rodando a ilha.

Assim, os gastos dessa viagem por pessoa (em média) foram de aproximadamente R$ 466 reais (março de 2019).

O que fazer em IlhabelaConclusão:

Nesse artigo te ensinei tudo que descobri sobre o que fazer em Ilhabela. Expliquei desde como planejar a travessia da balsa, dei dicas de como escolher o hotel por lá. Você ficou sabendo quais são as melhores praias e entendeu como é o passeio até a praia de Castelhanos.

Eu também te expliquei como repelir os borrachudos. Falei qual a melhor época para visitar a ilha, quanto tempo ficar por lá e ainda quanto gastei… Ufa! Então com todas essas informações agora não tem mais desculpas para você não visitar Ilhabela. Espero que tenha sido útil. Quem aí tem mais dicas, vamos compartilhar!

Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai?

Adquira aqui: chip internacional melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas

Até logo!

19 respostas

  1. Muito bacana todas essas dicas! Sou de São Paulo e não conheço essa parte do litoral, mas suas fotos me deixaram com muita vontade de passar pelo menos um final de semana em Ilhabela. Lindas fotos.

  2. Uma vez passei a semana santa em Ubatuba com uns amigos paulistas. Sou carioca e confesso que essa parte do litoral não havia me impressionado, até que fomos passar um dia em Ilhabela e eu fiquei totalmente encantada, sonho em voltar e passar uns dias e esse post já está favoritado!

  3. Adoro Ilhabela! O lugar conquistou meu coração viajante. Fui em agosto do ano passado, e sinceramente não curti muito a praia de Castelhanos, mas a do Bonete!!!! Aí meu Deus que coisa linda! E esse repelente aí parece janta de borrachudo…rs

  4. Eu adoro Ilhabela, um dos destinos de praia mais bonitos de SP com certeza! A praia de castelhanos é linda, super tranquila… realmente o unico defeito de Ilhabela sao os borrachudos hahahaha

  5. Obrigada pelas dicas. Já fiquei babando nas fotos, não vejo a hora de colocar em prática tudo o que você sugere fazer em Ilhabela!

  6. Ilhabela é um verdadeiro paraíso! Amei, estava procurando um lugar desses pertinho para relaxar um final de semana desses! Com certeza Ilhabela é um lugar para se considerar! Valeu pelas dicas!

  7. Não sabia que Ilhabela tinha tanta coisa bacana pra fazer! Essa dica de evitar os feriadões é bem real mas infelizmente a maioria das pessoas só têm essas datas mesmo… Gostei do lance de comprar a balsa com hora marcada! Acho que vale a pena pagar um pouco mais nessas situações.

  8. Inhabela… nunca tinha ouvido falar, mas fiquei muito bem surpreendido. As fotos aguçam o apetite 🙂 83% do território de área natural reservada já é um ótimo cartão de visita.

  9. Maravilhoso seu “tutorial” sobre a ilhabela , ela realmente tem muitos atrativos, já fui algumas vezes e sempre que possível retornarei, gostaria de deixar registrado sobre o transporte público da Ilha , realmente eles não deixam nada a desejar, dependendo da época (caso seja feriado ou férias) acabam atrasando um pouco mas fora isso são ótimos, eu particularmente prefiro o lado Norte da ilha, Praia do Perequê, Vila , Armação , do Sino, Itaquanduba , todas são muito bonitas porém tem bastante movimento, por serem mais próximas ao centro da Ilha. Praias do Sul conheço a do Portinho, que é uma praia bem pequeninha e com areia bem grossa,possui muitas pedras dentro da aguá o que acaba não sendo confortável, porém lá você pode se preparar para avistar todos os tipos de animais marinhos , Tartarugas , vários tipos de peixes coloridos entre outros , a quem diga que até cavalos marinhos são vistos, a estrutura comercial já não é tão boa, possui apenas um restaurante com preços bem acima do normal (lembrando que já estamos em um local de turismo e os preços já são acima da média), e a noite não existe nenhum lugar para refeição, nem mercados , farmácias e nada próximo. Ainda no lado Sul conheço a Ilha das Cabras , praia com pouquíssima faixa de areia, mas que ao contrário da anterior não falta nada em estrutura, restaurantes,lanchonetes e todo tipo de lembrancinhas podem ser encontrados lá, inclusive passeio de barco e mergulho.
    Só pra registrar nas praias do Norte também se avistam Tartarugas e peixes. Essa foi minha experiência em Ilhabela. Quem tiver oportunidade vá , garanto que não vai se arrepender!!!! E quanto aos borrachudos e mosquitos eles viram apenas um detalhe perto de todo encanto e beleza dessa Ilha MARAVILHOSA!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: