O que fazer em Foz do Iguaçu? Todas as dicas para montar seu roteiro!

Procurando o que fazer em Foz do Iguaçu em 2, 3, 4, 5 dias ou uma semana? Então chegou no lugar certo! Nesse artigo quero te dar todas as dicas para montar um roteiro e explorar o melhor das Cataratas do Iguaçu. Explico as diferenças do lado brasileiro e argentino. Também falo de Compras no Paraguai e de como passear em Puerto Iguazú para comprar doce de leite, alfajor e comer o famoso bife de Chorizo. Então vem comigo!

O que fazer em Foz do Iguaçu: roteiro completo!

Às vezes não temos tempo para desbravar um destino como a gente gostaria. Mas ainda sim dá pra conhecer os pontos turísticos mais importantes. Se você está pesquisando quanto tempo ficar em Foz do Iguaçu e não fechou seu roteiro recomendo passar pelo menos 6 dias (ou 5 noites) para conhecer os principais atrativos.

Agora, se a sua viagem já está definida com menos tempo, então vou falar o que fazer em Foz do Iguaçu de acordo com a importância:

1º DIA: Check-in no hotel e Marco das Três Fronteiras

Chegando na cidade à tarde o melhor a fazer é deixar as malas no hotel. Depois curtir o final de tarde no Marco das Três Fronteiras. Quase sempre é possível apreciar um lindo entardecer. Uma boa ideia é jantar no buffet livre com ótimo preço e excelente qualidade do restaurante Cabeza de Vaca. É de lá que se avista a Argentina e o Paraguai na divisa das 3 fronteiras.

Ali acontecem apresentações culturais de terça a domingo, a partir das 19h30. Por isso, tente chegar no final da tarde e aproveitar o pôr do sol e os shows, que têm início com uma dança chamada Minueto. Em seguida é feita uma homenagem à cultura do Brasil, Paraguai e Argentina, finalizando com a Lenda das Cataratas. Confira maiores informações no site oficial do local.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Para chegar no Marco das Três Fronteiras é possível contratar um serviço de transfer. Nesse caso recomendo a ANV Travel, agência que me recepcionou muito bem em Foz do Iguaçu. Agora se optar ir por conta própria, é possível chegar ao local de Uber ou táxi. Não encontrei informações sobre linhas de transporte regular.

2º DIA: Parque das Aves + Cataratas do Iguaçu lado brasileiro

Para o seu primeiro dia completo a melhor pedida é conhecer logo os dois atrativos mais visitados da cidade. O Parque das Aves é um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica que faz um lindo trabalho de recuperação e reprodução de animais, inclusive alguns em risco de extinção. 

São mais de 1.300 animais de diferentes espécies. Praticamente a metade deles foram resgatados de maus tratos ou do tráfico. Informações sobre ingressos, backstage e horários no site oficial do parque.

A dica é visitar primeiro o Parque das Aves. Na sequência é só atravessar a rua caminhando para conhecer o Parque Nacional Foz do Iguaçu. Nessa mesma região fica a base de onde saem voos panorâmicos de helicóptero para sobrevoar as cataratas e também a Usina de Itaipu com a Helisul.

Já nas Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro é possível encontrar diversas atividades como descrito no site oficial do parque. Além de contemplar as famosas Cataratas do rio Iguaçu, é possível realizar diversas trilhas e também desfrutar de um delicioso almoço com preços justos no restaurante Porto Canoas.

Agora se você gosta de fazer trilhas o pessoal do Falando de Viagem fez a trilha do Poço Preto e contou lá no blog deles como foi a experiência.

Outro atrativo muito procurado por quem visita as Cataratas do Iguaçu é o Macuco Safári, um passeio molhado que chega bem próximo de algumas das quedas. Fui esperando ver muitas quedas bem de perto. Mas o grande acontecimento desse passeio foi levar um banho em um dia nublado. Então se quiser fazê-lo a minha dica é levar roupa de praia para se molhar. Ou outra peça seca para vestir depois.

3º DIA: Compras no Paraguai + Usina de Itaipu

Na lista de o que fazer em Foz do Iguaçu não pode faltar compras no Paraguai e uma visita a Itaipu. Comece indo em Cidade do Leste nem que seja só para ver de perto o maior comércio direto da América Latina. Vale a pena entrar no site Compras no Paraguai e pesquisar as lojas com os melhores preços dos produtos.

Agora se o seu intuito é fazer Compras no Paraguai o dia todo o melhor então é pegar um Uber até a Ponte da Amizade. Peça ao motorista para fazer a rota alternativa e não precisar cair na fila da imigração. Quando ele te deixar na ponte serão apenas 5 minutos de caminhada para cruzá-la e chegar direto nas lojas.

Nesse dia paramos para almoçar no Restaurante Barracão. Comida deliciosa no fogão a lenha por um preço bem abaixo dos lugares pra turistas. O buffet é livre e inclui sobremesa com doces caseiros! Recomendo demais que passe por lá e tenha essa experiência. Me conte aqui depois o que achou. 😋

Já na parte da tarde visitei a Usina de Itaipu Binacional, local onde é feita a maior produção de energia limpa e renovável do planeta. Confesso que foi mais interessante do que pensava, adorei a visita e aprendi bastante. Na hidrelétrica você pode fazer dois tipos de passeios: a visita panorâmica e o circuito especial.

Diariamente é possível realizar também o passeio de Catamarã para apreciar o pôr do sol na represa. Nas sextas e sábados à noite a Usina oferece um passeio para contemplar a iluminação da barragem.

O que fazer em Foz do Iguaçu

4º DIA: Cataratas do Iguaçu lado argentino

Nada mais justo do que contemplar as Cataratas do Iguaçu dos dois lados, não é mesmo? E eu particularmente achei a visita do lado argentino mais impactante. Mas acho válido dizer que para visitar o Parque Nacional Iguazú é preciso reservar um dia inteiro e também desembolsar um valor maior para entrar do que no lado brasileiro.

O parque argentino conta com 3 trilhas principais e a mais recomendada e imperdível é a que leva até a Garganta do Diabo. Se tiver que escolher apenas uma entre as duas outras fique com a trilha inferior, que tem uma vista maravilhosa das quedas.

Dentro do parque argentino está o Iguazú Jungle, uma experiência para se molhar nas quedas que dizem ser mais emocionante do que a do Macuco Safári. Quem já fez esse passeio? 🤷‍♂️ Deixa um comentário contando no final do artigo!

5º DIA: City tour brasileiro + city tour argentino

Pensando no que fazer em Foz do Iguaçu no quinto dia uma opção seria realizar dois city tours. Assim é possível conhecer um pouco mais sobre outros pontos turísticos da tríplice fronteira.

O City tour Foz do Iguaçu contempla a visita ao Templo Budista, Mesquita islâmica e o Marco das Três Fronteiras. Porém é realizado somente na parte da manhã (9h) ou à tarde (14h). Dessa forma, não é possível assistir ao pôr do sol e o show de danças que acontece por lá apenas no final do dia.

Já o City tour Puerto Iguazú tem saída às 16 horas e visita a reserva La Aripuca, o Marco das Três Fronteiras argentino e ainda a feirinha de Puerto Iguazú para comprar produtos típicos do pais como: alfajor, doce de leite, azeite, artigos de artesanato, entre outros.

O passeio termina com um jantar de um famoso churrasco argentino no melhor estilo portenho. Comemos no Te Amare Maitena que fez um combo promocional com 1 empanada de entrada + bife de chorizo com batatas + sobremesa com doce de leite + 01 copo de chop por R$69 reais (Ref: Ago/18).

Sobre imigração da Argentina, funciona assim: você pode entrar no país com RG (menos de 10 anos e em bom estado de conservação), passaporte e também CNH Brasileira, esses dois últimos dentro da validade.Já no Paraguai não é feita imigração alguma para quem vai só a Ciudad del Leste e permanece por lá até 72 horas. Do contrário, você deve procurar o setor de imigração paraguaio.

Existe um acordo entre as cidade de Foz e Puerto Iguazú que permite aos visitantes usar o documento CNH para imigração. Mas atenção: isso só vale nessas duas cidades e por apenas 72 horas de permanência, viu?

Vale a pena fazer o city tour com chuva?

Olha, tudo depende do seu humor. Acabei desanimando de fazer o city tour por Foz do Iguaçu porque estava chovendo muito. Já no City tour Puerto Iguazú também chovia, mas mesmo assim foi muito divertido e a chuva não atrapalhou. Considero como imperdível, pois foi uma ótima experiência para aproveitar a facilidade de ir e voltar em outro país no mesmo dia!

Outra coisa legal é que na região da fronteira tanto na Argentina quanto no Paraguai você consegue pagar tudo em reais (inclusive receber o troco em reais também). Portanto não se preocupe em trocar dinheiro, apenas leve nossa moeda consigo.

Mais uma opção de passeio menos conhecido, mas que é muito recomendado por quem faz é o City Tour Ciudad del Leste. Diferente do roteiro de Compras no Paraguai, nesse passeio você vai conhecer apenas o Shopping del Leste, um dos principais centros de compras da cidade. Tem saída diária pela manhã (9h), exceto aos domingos.

Dali o tour foge da muvuca para desvendar a cultura paraguaia. Segue visitando a Catedral San Blas, Lago de La Republica e igreja de São Lucas, dentre outros. O roteiro termina com uma parada na Chiperia Mi Abuela, onde é possível degustar várias comidas típicas paraguaias.

6º DIA: Dreamland e Ice Bar, retorno ao Paraguai ou outras atividades

Considerando que seu voo ou saída da cidade seja após as 12h ainda da tempo de conhecer o complexo Dreamland Foz do Iguaçu, que inclusive já fica bem próximo do aeroporto. Por lá estão 4 atrações pra toda a família: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Parque Vale dos Dinossauros e Ice Bar.

Reserve pelo menos duas horas para visitar todos os atrativos e deixe o Ice Bar por último. Considerado como o maior bar de gelo do mundo, lá dentro a temperatura despenca. Com direito a 30 minutos de open bar você pode consumir tanto de bebidas alcoólicas como refrigerantes e sucos.

Com metade de um dia também da pra voltar no Paraguai para tentar olhar mais algum produto que queira comprar. Pode ser o tempo ideal para fazer o City tour de Foz pela manhã, das 9h às 12h. Ou também visitar o Duty-Free Shop na Argentina.

Outras dicas do que fazer em Foz do Iguaçu:

Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais visitado por turistas. Então não seria uma má ideia ficar por lá mais do que 6 dias não é mesmo?

Para quem tem mais tempo e gosta de relaxar a cidade conta com um parque de águas termais chamado Recanto Cataratas. Para a criançada tem um parque aquático não muito grande chamado Acquamania.

Bem na divisa entre o Brasil e Argentina fica um Duty Free, aquelas lojas onde você costuma encontrar boas ofertas de produtos importados. A ANV Travel também leva os turistas para fazer compras lá, consulte a agência para saber mais detalhes. Logo depois de passar pela imigração argentina fica o Cassino Iguazú, para quem quer tentar a sorte e se divertir com os jogos.

No Paraguai fica o SnowPark, um parque de neve com 18 atrações que é muito frequentado por turistas. Infelizmente não deu tempo de conhecer nenhum desses atrativos, mas espero fazê-los em uma próxima visita.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Outra dica bacana é que no site Ticket Loko e também em alguns quiosques dessa empresa pela cidade você vai encontrar muitas ofertas de passeios e restaurantes com descontos. Dentre as coisas que eu gostaria de ter feito nessa viagem também está o salto de para quedas skydive.

Se você quiser saber sobre o trânsito nas pontes da amizade (Paraguai) e fraternidade (Argentina) é possível ver as câmeras ao vivo das duas localidades.

Onde ficar e se hospedar em Foz do Iguaçu?

Essa pergunta depende do que você está disposto a gastar, pois existe uma infinidade de opções. Elas certamente vão caber em todos os bolsos. Separei uma lista de hoteis e acomodações em Foz do Iguaçu para te ajudar na hora da escolha.

Nessa viagem a minha decisão de onde ficar em Foz do Iguaçu acabou sendo o Ibis Budget. Com diárias a partir de R$99 reais em um quarto duplo, o hotel é muito bem localizado. Fica em frente ao Shopping Cataratas JL. Atendeu totalmente as minhas expectativas, só faltou mesmo ter um frigobar no quarto. Além disso, o café da manhã tinha que ser pago à parte.

Foto: Divulgação

Onde comer (e beber) em Foz do Iguaçu?

Muitos sites e blogs recomendam restaurantes como o Rafain Churrascaria Show e o Bella Italia. O pessoal do Viage na Viagem tem um guia com os melhores restaurantes da cidade e região.

Mas conversando com moradores locais acabei descobrindo alguns lugares que não costumam estar nesses roteiros. E confesso que não cheguei a conhecê-los, mas mesmo assim resolvi arriscar e recomendar. Quem experimentar me conte se gostou viu?

Me disseram que o Castelo Alemão é uma choperia artesanal muito boa e o Guns N’ Beer Pub é o tipo de lugar que vale a visita. Fiquei sabendo que Hells Dogs é um bar de motoqueiros, mas que recebe todo tipo de público.

Já o Zeplin Old Bar pode ser considerado um espaço pra quem curte rock e pop rock. Para drink´s ouvi dizer que a Ostra Bêbada é a melhor pedida. Agora se você quer se jogar na noite então a Wood´s é o local mais frequentado.

Um dos meus guias recomendou o Restaurante Tio Querido na Argentina. Muitos moradores vão de carro ou táxi até lá. Às vezes fico pensando em como é surreal sair pra jantar em outro país e depois voltar pro Brasil. Você também acha?

Empanadas, te quiero siempre!

Finalmente….

Esse roteiro é um grande apanhado de tudo que da pra fazer em Foz do Iguaçu. Mas nada impede de você adaptá-lo para os seus gostos e interesses pessoais. Espero mesmo é ter ajudado a tirar suas dúvidas e caso tenha mais alguma fique à vontade para perguntar. Peço ainda que se tiver alguma dica ou indicação de lugares que gostou deixe um recadinho lá no final. Assim, vamos ajudando mais pessoas. E no mais, aproveite muito essa delícia de cidade!

* Essa viagem contou com o apoio da ANV Travel, agência com a qual realizei todos meus passeios em Foz do Iguaçu e também na Argentina e Paraguai. Além da equipe super competente e prestativa que me atendeu muito bem, eles receberam o Prêmio qualidade no turismo do Paraná em 2018 e estão ranqueados na primeira posição do Tripadvisor.

Também preciso agradecer o apoio do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu brasileiro e do Restaurante Porto Canoas, além do Parque das Aves. Registro meu agradecimento a equipe responsável da Itaipu Binacional, do Parque Nacional Iguazú argentino e do complexo de entretenimento Dreamland Foz.

Essa viagem teve o intuito de promover e divulgar as belezas da região. Porém todas as opiniões e impressões relatadas são livres e pessoais.

Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai?

Adquira aqui: chip internacional melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas

Até logo!

28 respostas

  1. Foz do Iguaçu é um destino que todo brasileiro merecia conhecer, fomos em família, levei meu pai, que na época tinha 78 anos, ele chorou ao ver as cataratas! É realmente uma emoção única, queremos voltar! Parabéns pelo post, fotos belíssimas!

  2. Foz do Iguaçu é um lugar imperdível. Adorei as dicas e as fotos estão lindas. Quando fui me diverti muito no Ice Bar.

  3. Parabéns pelas informações Muito claras porém li todas e não encontrei entre elas as dúvidas que estamos quanto à nossa viagem para Foz do Iguazu com ida às compras na cuidad d el este no Paraguai. Somos de Salvador Bahia eu e meu marido temos mais de 70 anos viajaremos Outubro 2018 .Conforme vi na relação tanto Bahia e Paraguai exigem vacinação contra febre amarela.Acredito que já temos tomado essa vacina mas algum tempo e não temos o cartão de comprovação. Fomos ao Posto de Saúde Pública e só apĺícam com relatório médico. QUEREMOS SABER COMO PROCEDER PARA SABER DA ANVISA E ÓMS SE NÓS TOMAMOS E ELES FORNECEM ESSE CERTIFICADO ÍNTERNACIONAL OU devemos tomar numa Clínica Particular e fazer os devidos encaminhamentos çom certificado Internacional ou apenas o cartão de comprovação. Grata pela informações

    1. Oi Viktoria. Em Foz do Iguaçu e na região da tríplice fronteira não é exigido vacina de febre amarela mas se vc quiser saber sobre o certificado tem que ir num posto da Anvisa. Salvo engano a vacina agora vale para a vida toda e não precisa ser renovada a cada 10 anos como era feito. Abs

  4. Já guardei o post, super completo! To louca para conhecer as cataratas (pelos 2 lados)!

    1. Eu tb fico feliz quando encontro alguma coisa desse jeito Camila. Exatamente o que eu queria fazer: inspirar quem lê, feliz com o seu retorno.
      Abs

    1. Cara, eu fui nesse restaurante e simplesmente amei tudo por lá! Comida excelente e atendimento nota mil. Sem contar o preço que também era ótimo. Recomendo demais… Inclusive tô pensando em escrever um post falando só sobre ele. Abs

  5. Amilton, gostei do teu roteiro e anotei. Irei pra lá em janeiro 2019 e espero fazer uma boa parte dele. Obrigado e abraço.

  6. Amei Foz do Iguaçu, super lindo mesmo.
    As cataratas dos 2 lados, compras no Paraguai, Itaipu, Marco 3 fronteiras, feirinha, Templo budista, Mesquita Mulçumana, Duty Free etc, Tudo maravilhoso. Também peguei um motorista que me levou pra todos os lugares, me deu muitas dicas e ele é super pontual e prestativo. E o melhor, preço muito bom. Preciso indicar ele pra vcs. Marcos Aurélio – (45) 99124-3045

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: