Ilhas Seychelles: dicas de como chegar e deslocar entre Mahé, Praslin e La Digue

Se você já ouviu falar ou pesquisou o que fazer nas ilhas Seychelles já te adianto que é uma pessoa de sorte. O arquipélago é o verdadeiro sonho de consumo de quem quer conhecer algumas das mais belas praias do mundo. E nas minhas férias de 2018 elas foram incluídas no roteiro.

Ilhas Seychelles          Fonte: Vivisail

Formado por 115 ilhas, não é necessário visto para brasileiros (nem para qualquer outra nacionalidade). Mas por via das dúvidas, tenha consigo os comprovantes dos hotéis, voo de saída e também o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela que é obrigatório.

Paraíso absoluto de águas mornas, praias desertas e poucas ondas, as praias das ilhas Seychelles tem incontáveis tons de azul na água. Você não precisa nem mesmo se preocupar com qual a melhor época para visitá-las . O sol e as temperaturas são agradáveis por lá o ano inteiro, ainda que haja mais umidade e chuvas rápidas entre novembro a abril. Mas se puder escolher o mês perfeito seria outubro.

Como chegar nas ilhas Seychelles?

Não existe voo direto do Brasil para as ilhas Seychelles. Portanto, dentre as opções de conexões as melhores saídas são de Frankfurt, Johanesburgo, Adis Abeba, Nairóbi, Zanzibar, Dubai, Abu Dabi ou Doha, rotas que possuem voos regulares até a ilha de Mahé.

Consegui triangular uma passagem com bom preço escolhendo múltiplos destinos no site da Ethiopian realizando o seguinte trajeto:

  • Joanesburgo > Mahé
  • Mahé > Dubai
  • Dubai > Johanesburgo

O bilhete para voar todos os trechos me custou cerca de R$1.900 (já convertidos em reais – ref. jan/2018) incluindo duas bagagens de 23 Kg. Todos os voos tinham escala em Adis Abeba, o hub da Ethiopian.

Ilhas Seychelles       Fonte: Awake the greatness within

Como se deslocar nas ilhas Seychelles? De Mahé a Praslin, La Digue e vice versa

Você pode pesquisar infinitas opções de o que fazer nas ilhas Seychelles e quais ilhas conhecer mas certamente acabará decidindo conhecer as três principais delas: Mahé, Praslin e La Digue.

Como chegar em Praslin?

– de avião: com a Air Seychelles ou IDC (Islands Development Company). Duração: aproximadamente 15 minutos.

– de ferry (barco): com a Cat Cocos. Duração aproximada de 1 hora. Veja os horários:

Ilhas Seychelles

É importante ressaltar que existem apenas três saídas diárias de ferry, em ambos sentidos. Já para quem escolhe o avião diariamente são cerca de 16 voos na ida e mais de 30 na volta!

Outra boa notícia é que os valores para embarcar tanto no ferry quanto no avião são praticamente os mesmos. Pesquisei com antecedência de alguns meses e encontrei o valor de 100 euros (trajeto ida e volta) Ref: Jan/2018.

Assim, a própria empresa Cat Cocos recomenda chegar com algum tempo de antecedência para pegar o barco. É importante saber que chegar em Seychelles, realizar a imigração, retirar bagagens e se dirigir até o píer pode levar cerca de uma hora ou mais. 

Nesse caso eles não indicam agendar o ferry boat, pois o risco de perdê-lo é grande. Ainda sim é preciso contar com atrasos do voo na chegada. Se for o caso é melhor ficar um dia em Mahé na chegada e outro no final para evitar imprevistos.

Dessa forma, o roteiro mais sensato é seguir para Praslin ou La Digue e deixar Mahé para o final, ainda que o tempo para a ilha principal possa ser dividido.

Como chegar em La Digue?

– de ferry (barco) saindo de Mahé: com a Cat Cocos. Necessariamente é preciso fazer uma parada em Praslin. Confira as saídas na tabela que coloquei acima. Além disso, querendo ou não, o valor do bilhete entre Praslin e La Digue continua o mesmo e estará embutido no preço final.

Portanto, o melhor mesmo é parar e ficar uns dias em Praslin, seja na ida ou volta caso o seu destino final seja La Digue. Duração: aproximadamente uma hora e meia desde Mahé com o custo de 61 euros o trecho (ref: jan/18).

Ilhas Seychelles          Fonte: Beard and Curly

– de ferry (barco) saindo de Praslin: com a Inter Island você chega em La Digue em cerca de 15 minutos. O trecho custa 15 euros (ref. jan/18).

– de helicóptero: a  Zil Air é a principal empresa que realiza o trajeto. Muitos hotéis possuem heliponto e utilizam helicópteros também. Não encontrei informações relativas ao preço, mas você pode entrar em contato direto com a empresa para se informar.

Praslin e La Digue são ilhas vizinhas, ficando bem próximas uma da outra. As duas estão um pouco mais distantes de Mahé. 

Agora se você me perguntar qual é a melhor maneira de se locomover entre as Ilhas Seychelles a resposta vai ser depende.

Se por um lado o ferry demora mais tempo o avião tem franquia de bagagem com um volume de 23 kg despachado e 5 kg na bolsa de mão. Além disso, o píer e o aeroporto de Praslin não ficam muito próximos.

Logo, dependendo da localização do seu hotel, será preciso alugar um carro ou pagar um táxi em razão da escolha do meio de transporte. Por isso pondere tudo quando for montar o seu roteiro. A minha estratégia sempre é ficar perto do local de chegada ou saída, seja o píer ou aeroporto. Assim vai economizar nos deslocamentos e também ganhar tempo.

MEU ROTEIRO:

Chegada nas ilhas Seychelles > 1 noite em Mahé

2 noites Praslin > 1 noite La Digue

1 Noite em Mahé > Saída das Ilhas Seychelles

Ainda no quesito locomoção, em Mahé e Praslin existe transporte público, com linhas regulares. Mas é preciso ter paciência com os horários. É possível também encontrar táxis nas duas ilhas, porém a melhor opção acaba sendo alugar um carro e você pode negociar o valor na hora mesmo.

Ilhas Seychelles     Fonte: Cn Traveller

Outra informação relevante: não é permitido circular com motocicletas em Praslin. Já em La Digue, os únicos meios de locomoção são bicicleta e transporte privativo.

A minha viagem de férias dos sonhos começou com uma passagem barata da TAAG saindo de São Paulo para Johanesburgo e voltando pela Cidade do Cabo (Cape Town).

Da África do Sul segui para Seychelles, depois Dubai. Aí fui também para a Índia, Kuala Lumpur e fiquei por alguns dias em Bali, na Indonésia. Na volta passei por Singapura e Abu Dabi. A viagem terminou com a cereja do bolo de Cape Town e no blog está cheio de material desses destinos.

Leia também outros artigos das Ilhas Seychelles:

VIAGEM PARA AS ILHAS SEYCHELLES: 5 RAZÕES PARA IR CORRENDO ATÉ ESSE PARAÍSO

ONDE COMER EM SEYCHELLES: DICAS PARA COMER BEM EM MAHÉ, PRASLIN E LA DIGUE

HOTEL EM SEYCHELLES: O LUXO DO CONSTANCE EPHELIA RESORT

ONDE FICAR EM SEYCHELLES: REQUINTE NO AVANI BARBARONS RESORT & SPA

ONDE FICAR EM LA DIGUE: CASA DE LEELA GUESTHOUSE

ONDE FICAR EM PRASLIN: CONHEÇA O HOTEL COCO DE MER

Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai? 🙂 

Adquira aqui: chip internacional melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas

Até logo!

30 respostas

  1. Uau… esse lugar é realmente paradisíaco! Amei as fotos, as dicas e esse hotel parece ser top demais. Preciso conhecer urgentemente.

      1. Olá. Mas é como foi lá? O que você fez? O que tem pra fazer? Restaurantes bons tem? Tem centrinho pra andar e fazer compras? Dá parir para outros hotéis andando? Dá pra ir para o centrinho andando ou tem que alugar carro? Estamos planejando uma viagem para setembro vou guardar suas respostas. Muito obrigada.

        1. Oi Nataly! Escrevi dezenas de posts sobre as ilhas, sugiro que faça a leitura deles. As ilhas são grandes e a pé você não vai conseguir fazer muita coisa. Se tiver mais dúvidas me escreva um e-mail que tento lhe ajudar. Abs

  2. Que viagem f***! Você vai conhecer vários lugares dos meus sonhos de uma vez só!! Esse post Está extremamente esclarecedor já estou ansiosa pelos seus posts no retorno!

  3. As ilhas Seychelles são realmente um paraíso mas confesso que tinha ouvido falar bem pouco, mas já estou encantada acho tão interessante você passar as suas dicas de planejamento pra depois voltar e contar como foi, vou aguardar quando você voltar pra saber como foi.

  4. Que demais! Vou para Seychelles em abril/18 e, pesquisando ideias de roteiro, achei seu site. Parabéns, viu? Gostei demais da sua sugestão de montar base em Praslin (embora muitos opinam q Mahé é melhor…). Sucesso!!! 🙂

  5. esse lugar nem parece de verdade de tanta beleza!! esse azul eh fantastico ainda mais combinado com essas pedras! ta tendo bastante incentivo pra viajar prai, vi varias promocoes do br!

  6. Oi Amilton!
    Eu me inspirei em você, tambem vou pra la.
    Por favor , escreva um artigo contando tudo sobre la, estou um pouco insegura porque nao vou alugar carro, usarei transporte público ou táxi para me locomover.
    Dê dicas, alerte se há algo a evitar lá, diga se é seguro mulheres irem, sugira lugares para comer
    Obrigada!!!!!!!

  7. Oi Amilton, tudo bem?

    Acabou de decidir ir para lá e gostaria de ir daqui 2 semanas hahaahahahaha não sei se vai conseguir ver minha mensagem a tempo, mas queria tirar 3 dúvidas principais:
    1- Quantos dias no total você recomenda?
    2- Quanto aproximadamente você acha que vai gastar com tudo?
    3- Sente que é seguro para uma mulher ir sozinha?

    1. Oi Flavia! Então vamos lá:
      Acho que uma semana é o ideal para conhecer Mahé, Praslin e La Digue.
      Os custos dependem muito do seu perfil de viagem, mas já adianto que Seychelles é um pouco caro para quem ganha dinheiro em reais. Não me lembro de ter visto opções de hostels, mas se quiser economizar uma opção pode ser procurar apartamentos no airbnb.
      Sobre segurança, eu achei o país incrivelmente seguro, inclusive para mulheres que quiserem ir sozinhas. Todos muito respeitosos e simpáticos, não há violência e nem perigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: