Compras no Paraguai e Usina de Itaipu: como combiná-los em um dia?

Fazer compras no Paraguai continua sendo o desejo da grande maioria que visita Foz do Iguaçu. A boa notícia é da pra comprar muambas nas lojas do Paraguai e de quebra conhecer a maior usina hidrelétrica em produção do Mundo no mesmo dia.

Nesse artigo eu tiro todas as suas dúvidas sobre como comprar no Paraguai incluindo dicas de câmbio, qual a melhor forma de chegar em Ciudad del Este e de quebra te falo quais são as melhores lojas para fazer suas compras. Então vem comigo!

Compras no Paraguai: ainda compensa?

Mesmo com a alta do dólar é possível dizer que sim, ainda vale a pena fazer compras no Paraguai. Tá certo que muitas pessoas criticam os produtos vendidos por lá e dizem que tudo é falsificado. Mas acho importante esclarecer que isso não é verdade.

É claro que você vai encontrar muita “muamba” de péssima qualidade. Sobretudo os produtos que são vendidos nas barraquinhas de rua, no estilo camelô. Mas muitas mercadorias como perfumes, eletrônicos e bebidas são de boa procedência. Inclusive idênticas as que compramos no Brasil.

compras no ParaguaiLeia também: O que fazer em Foz do Iguaçu – todas as dicas para montar o seu roteiro

Acontece que o processo de importação paraguaio é mais simples do que o do Brasil. Além disso, custos com logística, taxas, legislação, certificações e tudo mais faz com que tudo fique mais caro nas terras tupiniquins.

Vivemos no país que mais cobra impostos no mundo. E se você quiser entender um pouco mais sobre isso recomendo a leitura do artigo: Porque os produtos são mais baratos no Paraguai do que no Brasil?

Câmbio no Paraguai:

Apesar da maioria das lojas apresentar os preços em dólares, não se preocupe. Para compras no Paraguai você pode pagar em reais, sem problemas. Inclusive o troco também será em reais. Além disso, a maioria das notas fiscais já sai com o preço em dólar, reais e guaranis (moeda oficial paraguaia).

O ideal é levar dinheiro vivo, em espécie mesmo. Para compras no cartão é comum as lojas cobrarem uma taxa extra que varia entre 5 a 10% a mais. Isso sem contar que para compras no exterior incide o valor de 6,38% de IOF.

Também não recomendo trocar reais por dólares no Brasil, pois a cotação em Ciudad del Este costuma ser mais vantajosa do que a das casas de câmbio brasileiras. Então o jeito é colocar a grana toda na doleira e ser feliz.

Dica útil: vale lembrar que no Paraguai o fuso horário é uma hora a menos do que o Brasil. E apesar de não existir oficialmente um horário de funcionamento do comércio paraguaio, na prática as lojas abrem às 7h30 (8h30 no Brasil) e ficam abertas até as 16h30 (17h30 no Brasil) de segunda a sábado. São poucas lojas que abrem aos domingos.

Como ir: veja qual a melhor forma de chegar em Ciudad del Este (no Paraguai)

Para quem tem pouco tempo ou não se sente seguro em explorar as lojas do Paraguai sozinho o melhor jeito é ir com uma agência. Nesse caso recomendo a ANV Travel, com quem fiz esse passeio.

Chamo de passeio porque o seu intuito pode ser simplesmente passear e ver como o comércio funciona. Mas quando ver os preços duvido que não vai comprar nada.

Gostei de ter feito a visita com uma agência porque o guia nos deu muitas orientações. Ele tirou todas as dúvidas sobre melhores lugares para comprar, como fazer câmbio, evitar golpes e muito mais. Achei bom também porque não precisei carregar sacolas e nesse mesmo dia ainda consegui visitar a Usina de Itaipu.

De toda forma, como já estive em Foz do Iguaçu três vezes fui fazer compras no Paraguai em muitos dias. Assim, acabei testando diversas formas de atravessar a fronteira.

Em nenhuma delas fui parado pela fiscalização. Assim, hoje a minha forma favorita de chegar no Paraguai é pegar um Uber até a Ponte da Amizade e de lá seguir caminhando, por menos de 10 minutos. Explico melhor como fazer isso no artigo Como usar o Uber em Foz do Iguaçu: saindo do Aeroporto e circulando pela cidade.

A volta do Paraguai

Já na volta, para quem pretende comprar produtos volumosos e não quer despertar atenção da receita federal, o melhor é pagar um táxi. O preço é de R$50 reais, na média. Há quem prefira pegar o ônibus também. Nesse caso, os agentes da receita entram e olham superficialmente os objetos.

Vale dizer que o Uber não pode cruzar a ponte. Então outra opção é combinar a viagem com um motorista particular. Para quem faz a travessia de carro, estes são parados aleatoriamente e verificados pelos agentes da receita.

Como geralmente compro produtos de pequeno volume, na volta costumo atravessar caminhando também. Teve apenas uma vez em que comprei uma mala e ela voltou cheia de produtos. Mas ainda nesse dia acabei atravessando a ponte puxando a mala. Aos que atravessam caminhando é raro serem parados pelos agentes da receita.

Melhores lojas para fazer compras no Paraguai

O planejamento das compras no Paraguai começa antes mesmo da viagem. Existe um ótimo site onde você pode consultar previamente o preço dos produtos. Assim fica fácil descobrir onde ele está mais barato e encontrar cores e modelos.

Entrando com um usuário é possível criar listas de desejos para salvar os produtos que você pretende comprar. E o mais legal é que os preços são atualizados diariamente e batem certinho com os valores encontrados nas lojas.

Agora como falei, é preciso saber que muitas lojas do Paraguai vendem produtos falsificados. Por isso vou deixar uma lista com as lojas mais confiáveis de acordo com seus respectivos departamentos:

Eletrônicos/Celulares/Câmeras

  •      Nissei (melhor para comprar Iphone)
  •      Mega Eletrônicos
  •      Centro Pioneer
  •      Madri Center
  •      Matrix
  •      Galeria Jebai

Informática (artigos em geral)

  •      Nave Atacado
  •      Master10
  •      Icompy
  •      Nissei

Perfumes e cosméticos

  • Elegancia Company
  • La Petisqueira
  • Charme (Shopping Monalisa)

Bebidas

  •      La Petisqueira
  •      Macedônia

Brinquedos e diversos

  • Universo
  • Super K
  • Loja 88

Games

  •      Sport Games
  •      Atacado Games

Artigos Esportivos/roupas

  • Mega Shopping Importados
  • Shopping SAX
  • Forli

Shoppings

Os preços costumam ser mais salgados, mas ainda sim vale conhecer:

  •      Shopping Monalisa
  •      Shopping Paris/Shopping China (último andar)
  •      Shopping Del Este

 

Limite das compras no Paraguai com direito a isenção:

Como nem tudo é festa a cota terrestre de compras no Paraguai é de 300 dólares por pessoa. Caso você esteja saindo de avião de alguma cidade paraguaia para o Brasil essa cota sobe para 500 dólares. Todavia, independentemente da forma de saída, alguns itens tem quantidade limitada de unidades, sendo:

  • Bebida alcoólica: máximo 12 garrafas, com 1L no máximo.
  • Cigarros estrangeiros: máximo 10 maços.
  • Itens de até U$10: até 20 unidades, sendo máximo 10 unidades iguais.
  • Itens acima de U$10: até 20 unidades, sendo máximo 3 unidades iguais.

 

Tem também uma listinha de produtos que são proibidos de entrar no Brasil. Veja:

  • Pneus;
  • Bens cuja quantidade, natureza ou variedade revelem intuito comercial ou uso industrial;
  • Cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados à venda exclusivamente no exterior;
  • Substâncias entorpecentes ou drogas;
  • Remédios;
  • Armas e munição;
  • Bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e itens semelhantes, quando trazidos por viajante menor de dezoito anos;
  • Bens ocultos com o intuito de burlar a fiscalização.

Essa cota que mencionei é individual e intransferível. Isso quer dizer que se você comprar um produto de 600 dólares não pode passar os 300 excedentes para a cota de outra pessoa.

Mas a boa notícia é que itens considerados como de uso pessoal podem ser comprados e ficam de fora da cota. Assim, você pode comprar um (veja bem, eu disse apenas um) telefone celular, relógio, câmera fotográfica e passar com esses objetos sem ter que incluí-los na cota para isenção.

Tá certo que as chances de ser parado na alfândega são pequenas, mas acontece. Os fiscais da receita podem olhar superficialmente as mochilas, malas e os volumes. Quando suspeitam de algum item eles checam em uma lista de referência e fazem a tributação na hora.

Passou da cota? Saiba como calcular o imposto:

Para quem assume o risco de passar sem declarar é bom saber que a tributação funciona assim:

Digamos que você comprou um objeto de 400 dólares. Então o imposto incide sobre 50% do valor excedente. Nesse caso 50% de 100 dólares=50 dólares. Aí é feita a conversão para reais e se não for paga na hora o produto é confiscado.

Você pode realizar o processo todo de forma eletrônica no site da receita federal. Se ainda tem mais dúvidas, pode saber mais sobre o funcionamento desse processo nesse site.

Mas nada de comemorar se você conseguiu cruzar a ponte sem ser tributado. Na verdade, os agentes da receita e da polícia federal fiscalizam todas as saídas da cidade.

Por isso, nas barreiras terrestres os ônibus e os carros podem ser parados. Já no Aeroporto de Foz você terá que passar todas as suas bagagens (inclusive as de mão) obrigatoriamente no raio-x antes mesmo do check-in. Pode até rolar confisco quando alguém excede a quota.

Mas agora falando sobre a minha experiência pelo aeroporto não tive qualquer problema. É claro que não recomendo a ninguém abusar e comprar além da conta, mas confesso que dei sorte com a fiscalização.

Combo: Paraguai + Usina de Itaipu

Se você optou pelo passeio com a ANV Travel o roteiro de compras dura cerca 4 horas para compras no Paraguai a partir da chegada em Ciudad del Este. O ponto de encontro é o shopping Cidade do leste que fica bem depois de passar na aduana paraguaia.

Na sequência o passeio deixa quem não quer seguir para para Itaipu em um ponto para que outra van os leve até seus hotéis.

Bem perto da fronteira passamos por um dos bairros construídos para abrigar os trabalhadores da Usina. Ali o guia explicou um pouco sobre como era o período em que a cidade mais do que dobrou sua população em razão da obra.

O almoço:

Almoçamos no delicioso Restaurante Barracão. Que banquete! Comida de fogão a lenha com buffet livre e preço super justo. Foi uma delícia comer tantas gostosuras da cultura mineira e baiana. Além da comida, o cardápio inclui sobremesas de doces caseiros feitos com frutas e queijos.

Se você fizer o passeio com a equipe da ANV, peça para fazer a parada lá. Garanto que não irá se arrepender.

Passeio na Usina de Itaipu:

Já na Usina, o tour começou com algumas explicações. Achei muito interessante o fato de que a empresa pertence aos dois países (Brasil e Paraguai) e tudo que é feito por lá tem que ser dividido igualmente na metade entre eles.

Isso vale até mesmo com o número de funcionários, horas de chefia, produção e geração de energia. Como o Brasil consome muito mais, nós compramos a diferença da matemática produzida pelo Paraguai.

A Usina de Itaipu oferece vários passeios. Informe-se na página do Turismo Itaipu para saber mais sobre eles. Ainda da para conhecer a Usina pelo lado paraguaio. E apesar da visita ser mais simples do que o brasileiro ela é gratuita.

No meu tour da rota panorâmica foram 3 paradas: mirante, vertedouro e represa. Em todos eles os visitantes podem parar, tirar fotos e aprender um pouco mais sobre todo o complexo.

Esse passeio dura cerca de 2 horas e confesso que me surpreendeu muito positivamente. Para quem tem curiosidades sobre essa grandiosidade da engenharia não deixe de conferir o vídeo:

Finalmente…

Com essas informações agora você já está pronto para fazer suas compras no Paraguai e ainda conhecer Itaipu em um mesmo dia. Assim, vai ser possível otimizar ainda mais a sua viagem.

E caso tenha mais tempo livre porque não voltar ao Paraguai por conta própria? Espero que tenha ajudado a tirar todas suas dúvidas. E não se esqueça de comentar se esse texto te ajudou.

* Essa viagem contou com o apoio da ANV Travel, agência com a qual realizei todos meus passeios em Foz do Iguaçu e também na Argentina e Paraguai. Além da equipe super competente e prestativa que me atendeu muito bem, eles receberam o Prêmio qualidade no turismo do Paraná em 2018 e estão ranqueados na primeira posição do Tripadvisor.

Também preciso agradecer o apoio do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu brasileiro e do Restaurante Porto Canoas, além do Parque das Aves. Registro meu agradecimento a equipe responsável da Itaipu Binacional, do Parque Nacional Iguazú argentino e do complexo de entretenimento Dreamland Foz.

Tivemos ainda o intuito de promover e divulgar as belezas da região. Porém todas as opiniões e impressões relatadas são livres e pessoais.

Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai?

Adquira aqui: chip internacional melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas

Até logo!

10 respostas

  1. Que maravilha de post! Estou planejando uma viagem à Foz e estava curiosa para ver como era o tour por Itaipu. Você fez só o Panorâmico ou o completo também? Optamos por não irmos ao Paraguai pois teremos um tempo curto em Foz.

  2. Ótimo post! Adorei a explicação do porquê as mercadorias lá serem mais baratas do que aqui. Excelente dica de usar o Uber para ir até a ponte e depois seguir a pé. Certamente uma forma econômica.

  3. Estive recentemente no Paraguai e fiz compras em uma das lojas que você citou, a Casa Nissei, recomendo! Achei bons preços para caixinhas JBL, câmeras fotográficas e receptor de TV. Quanto a Itaipu, não conheci. Eu combinei as compras no Paraguai com o Marco das 3 fronteiras.

  4. Eu vou a Foz com frequência, mas acredita que só atravessei para Cidade do Leste uma vez?! Fiquei tão agoniada com o mudaréu de gente que acho que nem demorei muito. Se eu tivesse lido este texto antes acredito que tudo teria sido diferente, pois saberia mais ou menos como me movimentar por lá. Vou considerar voltar em minha próxima ida a Foz. 🙂

  5. ahhh o paraiguaizão é uma zuera só ahuehae acredita q a vez passada fui pra cidade del este elevei 20 pila no bolso? deixei o resto no hotel e acabei comprando só um shampoo fuuu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: