fbpx

Como visitar os poços da Chapada Diamantina, na Bahia

Imagine um cenário exuberante, mágico, misterioso e encantador. Assim são os Poços Azul e Encantado, na Chapada Diamantina. A maioria dos passeios saem da cidade de Lençóis, uma vila super charmosa para onde se dirigem a maioria dos turistas. Para fazer o passeio com toda segurança e comodidade, indicamos a Cirtur Agência de Turismo, que dispõe de uma saída que contempla os dois poços mais famosos da região, confira a minha experiência.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia)

Leia também: Chapada Diamantina: Natureza e Aventura (Guia Completo)

Poço Encantado

Partimos de Lençóis e a viagem durou cerca de 2 horas entre estradas de terra e asfalto. O carro deixa o grupo bem perto de onde está a atração turística. Mas é preciso descer uma escadaria com uns trezentos “degrauzinhos”. Já aviso que vale a pena sim o sacrifício. O grupo recebe orientações de como seguir e os equipamentos de segurança como touca higiênica e capacete com lanterna.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

Nem adianta se animar para dar um mergulho, pois não é permitido. Já foi tempos atrás, mas por questão de preservação o mergulho foi proibido. Mas só de admirar o local por alguns minutos já é algo encantador. O feixe de luz é visível no período de abril a setembro e os melhores meses são junho e julho, quando devido à posição do sol os raios penetram com mais intensidade nas cavernas e atravessam os poços. O feixe de cor azul turquesa encanta os visitantes.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

Na década de 80 e 90 era permitido o mergulho no local, mas por causa dos óleos e protetores solares usados pelos visitantes a prática foi proibida. O descobridor deste paraíso chama-se Gustavo e diz-se por lá que trata-se de um descendente belga que vivia desbravando a região. O azul da água é na verdade a mistura do calcário com o magnésio.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

A profundidade do poço varia entre 20 e 60 metros dependendo do ponto em que se mede. O fundo dele é totalmente visível, é tão claro que a gente não consegue ver a superfície da água até que o guia jogue uma pequena pedrinha para que a água se movimente e possamos enxergar a dimensão do poço.

O feixe de luz tem duração media de 3 horas, indo das 10h às 13h00, portanto vale confirmar com o guia do passeio se estarão por lá neste horário. Os grupos ficam em media 15 a 20 minutos apreciando o local, tanto na baixa quanto na alta temporada.

Poço Azul

Mais uma horinha de carro e chegamos ao Poço Azul. No local, uma espécie de clube com estrutura de bar, lanchonete, restaurante e banheiros. Os grupos de 15 a 20 pessoas vão se formando e vai descendo de acordo com a hora de chegada. Enquanto esperamos, é chegada a hora do almoço. A comida regional oferece, dentre outros sabores: abóbora, carne de sol e até picadinho de cacto para os que gostam de provar comidas diferentes. Dependendo do período, vai demorar um pouco a espera até descer ao poço. Portanto, pode levar um livro pra ver ou relaxar sem pressa. O almoço já está incluso no passeio e é uma delícia.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

Hora de descer no poço, e o melhor: neste é possível entrar e nadar! Sem dúvida um dos lugares mais fantásticos da Chapada Diamantina. No Poço Azul o feixe de luz tem duração de duas horas em média, que vai das 12h30 às 14h30.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

Para chegar até o poço descemos uma escadaria de madeira e deixamos nossos pertences numa plataforma, onde colocamos o colete salva vidas e a máscara de snorkel. Os guias do local são muito receptíveis e fazem várias fotos enquanto a gente curte aquela água cristalina e azul. Para esses passeios leve roupas leves como bermuda ou short, camiseta e um tênis confortável.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

Esse roteiro é um dos mais recomendados para pessoas de todas as idades (salvo pessoas com dificuldades de mobilidade em virtude das escadas), pois o veículo deixa os visitantes muito perto das atrações. Ambos os passeios valem a pena demais e não deixam de ser encantadores! Na alta temporada, os grupos ficam em media 20 minutos e na baixa o dobro: 40 minutinhos por lá. Se você tem apenas dois dias de passeio em Lençóis, eu certamente indicaria fazer o roteiro “basicão” que contempla o Morro do Pai Inácio e na sequência este dos poços.

Como visitar os Poços da Chapada Diamantina na Bahia

Leia também: O que fazer na Chapada Diamantina: conheça o roteiro básico que não pode faltar!

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | chip internacional | passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!

Até logo!

Bora Turistar: transforme sua viagem dos sonhos em realidade sem complicações!

Planejar uma viagem envolve muitos detalhes e nem sempre temos tempo de resolver tudo por conta própria. Por isso você pode contar com o apoio do turisteiro e a consultoria Bora turistar.

Nossa equipe especializada vai cuidar de todos os detalhes, garantindo uma experiência agradável, econômica e sob medida para o seu estilo de viagem.

Clique aqui ou no menu superior do blog e descubra como transformar sua próxima viagem em uma aventura inesquecível. Vamos juntos fazer do seu sonho de viagem uma realidade sem complicações! 😜

Picture of Amilton Fortes

Amilton Fortes

Uma mistura de turisteiro com aventureiro que adora escrever contando especialmente as coisas que ninguém disse sobre os lugares que visita. Segue pelo mundo colecionando seus ímãs de geladeira.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: