fbpx

O que fazer em Foz do Iguaçu? Todas as dicas para montar seu roteiro!

Procurando o que fazer em Foz do Iguaçu em 2, 3, 4, 5 dias ou uma semana? Então chegou no lugar certo! Nesse artigo quero te dar todas as dicas para montar um roteiro e explorar o melhor das Cataratas do Iguaçu. Explico as diferenças do lado brasileiro e argentino. Também falo de Compras no Paraguai e de como passear em Puerto Iguazú para comprar doce de leite, alfajor e comer o famoso bife de Chorizo. Então vem comigo!

O que fazer em Foz do Iguaçu: roteiro completo!

Às vezes não temos tempo para desbravar um destino como a gente gostaria. Mas ainda sim dá pra conhecer os pontos turísticos mais importantes. Se você está pesquisando quanto tempo ficar em Foz do Iguaçu e não fechou seu roteiro recomendo passar pelo menos 6 dias (ou 5 noites) para conhecer os principais atrativos.

Agora, se a sua viagem já está definida com menos tempo, então vou falar o que fazer em Foz do Iguaçu de acordo com a importância:

1º DIA: Check-in no hotel e Marco das Três Fronteiras

Chegando na cidade à tarde o melhor a fazer é deixar as malas no hotel. Depois curtir o final de tarde no Marco das Três Fronteiras. Quase sempre é possível apreciar um lindo entardecer. Uma boa ideia é jantar no buffet livre com ótimo preço e excelente qualidade do restaurante Cabeza de Vaca. É de lá que se avista a Argentina e o Paraguai na divisa das 3 fronteiras.

Ali acontecem apresentações culturais de terça a domingo, a partir das 19h30. Por isso, tente chegar no final da tarde e aproveitar o pôr do sol e os shows, que têm início com uma dança chamada Minueto. Em seguida é feita uma homenagem à cultura do Brasil, Paraguai e Argentina, finalizando com a Lenda das Cataratas. Confira maiores informações no site oficial do local.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Para chegar no Marco das Três Fronteiras é possível contratar um serviço de transfer. Nesse caso recomendo a ANV Travel, agência que me recepcionou muito bem em Foz do Iguaçu. Agora se optar ir por conta própria, é possível chegar ao local de Uber ou táxi. Não encontrei informações sobre linhas de transporte regular.

2º DIA: Parque das Aves + Cataratas do Iguaçu lado brasileiro

Para o seu primeiro dia completo a melhor pedida é conhecer logo os dois atrativos mais visitados da cidade. O Parque das Aves é um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica que faz um lindo trabalho de recuperação e reprodução de animais, inclusive alguns em risco de extinção. 

São mais de 1.300 animais de diferentes espécies. Praticamente a metade deles foram resgatados de maus tratos ou do tráfico. Informações sobre ingressos, backstage e horários no site oficial do parque.

A dica é visitar primeiro o Parque das Aves. Na sequência é só atravessar a rua caminhando para conhecer o Parque Nacional Foz do Iguaçu. Nessa mesma região fica a base de onde saem voos panorâmicos de helicóptero para sobrevoar as cataratas e também a Usina de Itaipu com a Helisul.

Já nas Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro é possível encontrar diversas atividades como descrito no site oficial do parque. Além de contemplar as famosas Cataratas do rio Iguaçu, é possível realizar diversas trilhas e também desfrutar de um delicioso almoço com preços justos no restaurante Porto Canoas.

Agora se você gosta de fazer trilhas o pessoal do Falando de Viagem fez a trilha do Poço Preto e contou lá no blog deles como foi a experiência.

Outro atrativo muito procurado por quem visita as Cataratas do Iguaçu é o Macuco Safári, um passeio molhado que chega bem próximo de algumas das quedas. Fui esperando ver muitas quedas bem de perto. Mas o grande acontecimento desse passeio foi levar um banho em um dia nublado. Então se quiser fazê-lo a minha dica é levar roupa de praia para se molhar. Ou outra peça seca para vestir depois.

3º DIA: Compras no Paraguai + Usina de Itaipu

Na lista de o que fazer em Foz do Iguaçu não pode faltar compras no Paraguai e uma visita a Itaipu. Comece indo em Cidade do Leste nem que seja só para ver de perto o maior comércio direto da América Latina. Vale a pena entrar no site Compras no Paraguai e pesquisar as lojas com os melhores preços dos produtos.

Agora se o seu intuito é fazer Compras no Paraguai o dia todo o melhor então é pegar um Uber até a Ponte da Amizade. Peça ao motorista para fazer a rota alternativa e não precisar cair na fila da imigração. Quando ele te deixar na ponte serão apenas 5 minutos de caminhada para cruzá-la e chegar direto nas lojas.

Nesse dia paramos para almoçar no Restaurante Barracão. Comida deliciosa no fogão a lenha por um preço bem abaixo dos lugares pra turistas. O buffet é livre e inclui sobremesa com doces caseiros! Recomendo demais que passe por lá e tenha essa experiência. Me conte aqui depois o que achou. 😋

Já na parte da tarde visitei a Usina de Itaipu Binacional, local onde é feita a maior produção de energia limpa e renovável do planeta. Confesso que foi mais interessante do que pensava, adorei a visita e aprendi bastante. Na hidrelétrica você pode fazer dois tipos de passeios: a visita panorâmica e o circuito especial.

Diariamente é possível realizar também o passeio de Catamarã para apreciar o pôr do sol na represa. Nas sextas e sábados à noite a Usina oferece um passeio para contemplar a iluminação da barragem.

O que fazer em Foz do Iguaçu

4º DIA: Cataratas do Iguaçu lado argentino

Nada mais justo do que contemplar as Cataratas do Iguaçu dos dois lados, não é mesmo? E eu particularmente achei a visita do lado argentino mais impactante. Mas acho válido dizer que para visitar o Parque Nacional Iguazú é preciso reservar um dia inteiro e também desembolsar um valor maior para entrar do que no lado brasileiro.

O parque argentino conta com 3 trilhas principais e a mais recomendada e imperdível é a que leva até a Garganta do Diabo. Se tiver que escolher apenas uma entre as duas outras fique com a trilha inferior, que tem uma vista maravilhosa das quedas.

Dentro do parque argentino está o Iguazú Jungle, uma experiência para se molhar nas quedas que dizem ser mais emocionante do que a do Macuco Safári. Quem já fez esse passeio? 🤷‍♂️ Deixa um comentário contando no final do artigo!

5º DIA: City tour brasileiro + city tour argentino

Pensando no que fazer em Foz do Iguaçu no quinto dia uma opção seria realizar dois city tours. Assim é possível conhecer um pouco mais sobre outros pontos turísticos da tríplice fronteira.

O City tour Foz do Iguaçu contempla a visita ao Templo Budista, Mesquita islâmica e o Marco das Três Fronteiras. Porém é realizado somente na parte da manhã (9h) ou à tarde (14h). Dessa forma, não é possível assistir ao pôr do sol e o show de danças que acontece por lá apenas no final do dia.

Já o City tour Puerto Iguazú tem saída às 16 horas e visita a reserva La Aripuca, o Marco das Três Fronteiras argentino e ainda a feirinha de Puerto Iguazú para comprar produtos típicos do pais como: alfajor, doce de leite, azeite, artigos de artesanato, entre outros.

O passeio termina com um jantar de um famoso churrasco argentino no melhor estilo portenho. Comemos no Te Amare Maitena que fez um combo promocional com 1 empanada de entrada + bife de chorizo com batatas + sobremesa com doce de leite + 01 copo de chop por R$69 reais (Ref: Ago/18).

Sobre imigração da Argentina, funciona assim: você pode entrar no país com RG (menos de 10 anos e em bom estado de conservação), passaporte e também CNH Brasileira, esses dois últimos dentro da validade.Já no Paraguai não é feita imigração alguma para quem vai só a Ciudad del Leste e permanece por lá até 72 horas. Do contrário, você deve procurar o setor de imigração paraguaio.

Existe um acordo entre as cidade de Foz e Puerto Iguazú que permite aos visitantes usar o documento CNH para imigração. Mas atenção: isso só vale nessas duas cidades e por apenas 72 horas de permanência, viu?

Vale a pena fazer o city tour com chuva?

Olha, tudo depende do seu humor. Acabei desanimando de fazer o city tour por Foz do Iguaçu porque estava chovendo muito. Já no City tour Puerto Iguazú também chovia, mas mesmo assim foi muito divertido e a chuva não atrapalhou. Considero como imperdível, pois foi uma ótima experiência para aproveitar a facilidade de ir e voltar em outro país no mesmo dia!

Outra coisa legal é que na região da fronteira tanto na Argentina quanto no Paraguai você consegue pagar tudo em reais (inclusive receber o troco em reais também). Portanto não se preocupe em trocar dinheiro, apenas leve nossa moeda consigo.

Mais uma opção de passeio menos conhecido, mas que é muito recomendado por quem faz é o City Tour Ciudad del Leste. Diferente do roteiro de Compras no Paraguai, nesse passeio você vai conhecer apenas o Shopping del Leste, um dos principais centros de compras da cidade. Tem saída diária pela manhã (9h), exceto aos domingos.

Dali o tour foge da muvuca para desvendar a cultura paraguaia. Segue visitando a Catedral San Blas, Lago de La Republica e igreja de São Lucas, dentre outros. O roteiro termina com uma parada na Chiperia Mi Abuela, onde é possível degustar várias comidas típicas paraguaias.

6º DIA: Dreamland e Ice Bar, retorno ao Paraguai ou outras atividades

Considerando que seu voo ou saída da cidade seja após as 12h ainda da tempo de conhecer o complexo Dreamland Foz do Iguaçu, que inclusive já fica bem próximo do aeroporto. Por lá estão 4 atrações pra toda a família: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Parque Vale dos Dinossauros e Ice Bar.

Reserve pelo menos duas horas para visitar todos os atrativos e deixe o Ice Bar por último. Considerado como o maior bar de gelo do mundo, lá dentro a temperatura despenca. Com direito a 30 minutos de open bar você pode consumir tanto de bebidas alcoólicas como refrigerantes e sucos.

Com metade de um dia também da pra voltar no Paraguai para tentar olhar mais algum produto que queira comprar. Pode ser o tempo ideal para fazer o City tour de Foz pela manhã, das 9h às 12h. Ou também visitar o Duty-Free Shop na Argentina.

Outras dicas do que fazer em Foz do Iguaçu:

Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais visitado por turistas. Então não seria uma má ideia ficar por lá mais do que 6 dias não é mesmo?

Para quem tem mais tempo e gosta de relaxar a cidade conta com um parque de águas termais chamado Recanto Cataratas. Para a criançada tem um parque aquático não muito grande chamado Acquamania.

Bem na divisa entre o Brasil e Argentina fica um Duty Free, aquelas lojas onde você costuma encontrar boas ofertas de produtos importados. A ANV Travel também leva os turistas para fazer compras lá, consulte a agência para saber mais detalhes. Logo depois de passar pela imigração argentina fica o Cassino Iguazú, para quem quer tentar a sorte e se divertir com os jogos.

No Paraguai fica o SnowPark, um parque de neve com 18 atrações que é muito frequentado por turistas. Infelizmente não deu tempo de conhecer nenhum desses atrativos, mas espero fazê-los em uma próxima visita.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Outra dica bacana é que no site Ticket Loko e também em alguns quiosques dessa empresa pela cidade você vai encontrar muitas ofertas de passeios e restaurantes com descontos. Dentre as coisas que eu gostaria de ter feito nessa viagem também está o salto de para quedas skydive.

Se você quiser saber sobre o trânsito nas pontes da amizade (Paraguai) e fraternidade (Argentina) é possível ver as câmeras ao vivo das duas localidades.

Onde ficar e se hospedar em Foz do Iguaçu?

Essa pergunta depende do que você está disposto a gastar, pois existe uma infinidade de opções. Elas certamente vão caber em todos os bolsos. Separei uma lista de hoteis e acomodações em Foz do Iguaçu para te ajudar na hora da escolha.

Nessa viagem a minha decisão de onde ficar em Foz do Iguaçu acabou sendo o Ibis Budget. Com diárias a partir de R$99 reais em um quarto duplo, o hotel é muito bem localizado. Fica em frente ao Shopping Cataratas JL. Atendeu totalmente as minhas expectativas, só faltou mesmo ter um frigobar no quarto. Além disso, o café da manhã tinha que ser pago à parte.

Foto: Divulgação

Onde comer (e beber) em Foz do Iguaçu?

Muitos sites e blogs recomendam restaurantes como o Rafain Churrascaria Show e o Bella Italia. O pessoal do Viage na Viagem tem um guia com os melhores restaurantes da cidade e região.

Mas conversando com moradores locais acabei descobrindo alguns lugares que não costumam estar nesses roteiros. E confesso que não cheguei a conhecê-los, mas mesmo assim resolvi arriscar e recomendar. Quem experimentar me conte se gostou viu?

Me disseram que o Castelo Alemão é uma choperia artesanal muito boa e o Guns N’ Beer Pub é o tipo de lugar que vale a visita. Fiquei sabendo que Hells Dogs é um bar de motoqueiros, mas que recebe todo tipo de público.

Já o Zeplin Old Bar pode ser considerado um espaço pra quem curte rock e pop rock. Para drink´s ouvi dizer que a Ostra Bêbada é a melhor pedida. Agora se você quer se jogar na noite então a Wood´s é o local mais frequentado.

Um dos meus guias recomendou o Restaurante Tio Querido na Argentina. Muitos moradores vão de carro ou táxi até lá. Às vezes fico pensando em como é surreal sair pra jantar em outro país e depois voltar pro Brasil. Você também acha?

Empanadas, te quiero siempre!

Finalmente….

Esse roteiro é um grande apanhado de tudo que da pra fazer em Foz do Iguaçu. Mas nada impede de você adaptá-lo para os seus gostos e interesses pessoais. Espero mesmo é ter ajudado a tirar suas dúvidas e caso tenha mais alguma fique à vontade para perguntar. Peço ainda que se tiver alguma dica ou indicação de lugares que gostou deixe um recadinho lá no final. Assim, vamos ajudando mais pessoas. E no mais, aproveite muito essa delícia de cidade!

* Essa viagem contou com o apoio da ANV Travel, agência com a qual realizei todos meus passeios em Foz do Iguaçu e também na Argentina e Paraguai. Além da equipe super competente e prestativa que me atendeu muito bem, eles receberam o Prêmio qualidade no turismo do Paraná em 2018 e estão ranqueados na primeira posição do Tripadvisor.

Também preciso agradecer o apoio do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu brasileiro e do Restaurante Porto Canoas, além do Parque das Aves. Registro meu agradecimento a equipe responsável da Itaipu Binacional, do Parque Nacional Iguazú argentino e do complexo de entretenimento Dreamland Foz.

Essa viagem teve o intuito de promover e divulgar as belezas da região. Porém todas as opiniões e impressões relatadas são livres e pessoais.

Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai?

Adquira aqui: chip internacional melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas

Até logo!

Bora Turistar: transforme sua viagem dos sonhos em realidade sem complicações!

Planejar uma viagem envolve muitos detalhes e nem sempre temos tempo de resolver tudo por conta própria. Por isso você pode contar com o apoio do turisteiro e a consultoria Bora turistar.

Nossa equipe especializada vai cuidar de todos os detalhes, garantindo uma experiência agradável, econômica e sob medida para o seu estilo de viagem.

Clique aqui ou no menu superior do blog e descubra como transformar sua próxima viagem em uma aventura inesquecível. Vamos juntos fazer do seu sonho de viagem uma realidade sem complicações! 😜

Picture of Amilton Fortes

Amilton Fortes

Uma mistura de turisteiro com aventureiro que adora escrever contando especialmente as coisas que ninguém disse sobre os lugares que visita. Segue pelo mundo colecionando seus ímãs de geladeira.

Inscrever-se
Notificar de
guest
28 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fábio Junior Alves da Silva

Uau! Adorei o roteiro, completíssimo e super útil, já está na minha lista de favoritos e já estou compartilhando também!!!

Turisteiro
6 anos atrás

Feliz com o seu comentário Fábio, fiz com muito carinho e cuidado espero que ajude muitas pessoas. Abs

angelicafigueiredo
angelicafigueiredo
6 anos atrás

Foz do Iguaçu é um destino que todo brasileiro merecia conhecer, fomos em família, levei meu pai, que na época tinha 78 anos, ele chorou ao ver as cataratas! É realmente uma emoção única, queremos voltar! Parabéns pelo post, fotos belíssimas!

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  angelicafigueiredo

Concordo Angélica! É um destino que todos mereciam conhecer mesmo. Linda a sua história e obrigado pelo comentário. Abs

Ruthia
6 anos atrás

A Foz de Iguaçu anda super popular na timeline dos bloggers de viagens. Parece um destino turístico interessante. Boas dicas

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  Ruthia

É sim Ruthia, eu gostei demais. Adorei ter visitado o destino que pra mim é um dos mais bem preparados dos que já visitei no Brasil.

Lulu Freitas
Lulu Freitas
6 anos atrás

Foz do Iguaçu é um lugar imperdível. Adorei as dicas e as fotos estão lindas. Quando fui me diverti muito no Ice Bar.

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  Lulu Freitas

Obrigado Lulu! Tb adorei aquele lugar… abs

Viktoria
6 anos atrás

Parabéns pelas informações Muito claras porém li todas e não encontrei entre elas as dúvidas que estamos quanto à nossa viagem para Foz do Iguazu com ida às compras na cuidad d el este no Paraguai. Somos de Salvador Bahia eu e meu marido temos mais de 70 anos viajaremos Outubro 2018 .Conforme vi na relação tanto Bahia e Paraguai exigem vacinação contra febre amarela.Acredito que já temos tomado essa vacina mas algum tempo e não temos o cartão de comprovação. Fomos ao Posto de Saúde Pública e só apĺícam com relatório médico. QUEREMOS SABER COMO PROCEDER PARA SABER DA ANVISA E ÓMS SE NÓS TOMAMOS E ELES FORNECEM ESSE CERTIFICADO ÍNTERNACIONAL OU devemos tomar numa Clínica Particular e fazer os devidos encaminhamentos çom certificado Internacional ou apenas o cartão de comprovação. Grata pela informações

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  Viktoria

Oi Viktoria. Em Foz do Iguaçu e na região da tríplice fronteira não é exigido vacina de febre amarela mas se vc quiser saber sobre o certificado tem que ir num posto da Anvisa. Salvo engano a vacina agora vale para a vida toda e não precisa ser renovada a cada 10 anos como era feito. Abs

brunabarbosa277065278
brunabarbosa277065278
6 anos atrás

Já guardei o post, super completo! To louca para conhecer as cataratas (pelos 2 lados)!

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  brunabarbosa277065278

É isso ae Bruna! Um lugar realmente incrível viu?

itamarjapa
6 anos atrás

Essa região é incrível com muitas atrações! Adorei o roteiro, tá muito bem aproveitado!

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  itamarjapa

Obrigado pelo comentário Itamar! ✌🏻

angiesantanna
6 anos atrás

Foz do Iguaçu é um destino imperdível e já visitei umas 5 vezes! cada vez é diferente, tenho muito amor por essa cidade

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  angiesantanna

Tb adorei e quero voltar mais!

Gisele Teixeira
6 anos atrás

Nossa, fiquei encantada com as fotos! Lindo d+! E muitos passeios para realizar.

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  Gisele Teixeira

Obrigado pelo comentário Gisele, realmente tem mto o que fazer por lá viu? Abs

Camila Lisbôa
6 anos atrás

Adoro quando o roteiro vem assim explicadinho por dia e sem mil atividades de uma vez! Assim dá pra se inspirar pra viajar pra Foz 🙂

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  Camila Lisbôa

Eu tb fico feliz quando encontro alguma coisa desse jeito Camila. Exatamente o que eu queria fazer: inspirar quem lê, feliz com o seu retorno.
Abs

Gisele Rocha
6 anos atrás

Com um roteiro mastigadinho assim, deu vontade de viajar para Foz agora mesmo!

Turisteiro
6 anos atrás
Responder para  Gisele Rocha

O ué bom Gisele! Obrigado pelo comentário.

Ricardo Borges
Ricardo Borges
6 anos atrás

Ótimas dicas, Amilton! Além das sugestões do que fazer em Foz do Iguaçu, acho o restaurante Barracão incrível também! Comidinha caseira, com casa de vó, muito legal!! Para quem curte passeios diferentões e aventureiros, tem esse post também com dicas bem legais do que fazer na região: https://www.skydivefoz.com/blog/o-que-fazer-foz-do-iguacu-5-experiencias-incriveis/ Vale a pena dar uma espiada 🙂

Agenor Carlos Pauletto
Agenor Carlos Pauletto
6 anos atrás

Amilton, gostei do teu roteiro e anotei. Irei pra lá em janeiro 2019 e espero fazer uma boa parte dele. Obrigado e abraço.

Daniel Cordeiro
Daniel Cordeiro
5 anos atrás

Amei Foz do Iguaçu, super lindo mesmo.
As cataratas dos 2 lados, compras no Paraguai, Itaipu, Marco 3 fronteiras, feirinha, Templo budista, Mesquita Mulçumana, Duty Free etc, Tudo maravilhoso. Também peguei um motorista que me levou pra todos os lugares, me deu muitas dicas e ele é super pontual e prestativo. E o melhor, preço muito bom. Preciso indicar ele pra vcs. Marcos Aurélio – (45) 99124-3045

Amilton Fortes

Travel Blogger

Oi, sou o Amilton Fortes! Por aqui te ajudo a turistar mais gastando menos e transformar suas viagens dos sonhos em realidade.

Seguro viagem:

Seguro Viagem:

Ajude a manter o blog

Chip Internacional:

Hospedagem barata: