Em meio aos Alpes Italianos e a cadeia montanhosa das Dolomitas está escondida uma das paisagens mais lindas que já visitei em toda a minha vida: o Lago di Sorapis. De cor bastante peculiar, o cenário se completa com uma montanha de três cumes que leva o nome de “dedo de Deus”. Prepare-se para uma jornada totalmente inesquecível.
O Lago di Sorapis é uma massa de água que está permanentemente represada no alto das montanhas dolomitas. Está localizado mais precisamente nos alpes italianos, na cidade de Cortina d’Ampezzo, a 150km de Veneza. Sua cor natural azul piscina existe em razão da concentração de calcário e outros minerais. Certamente você nunca terá encontrado outro lugar tão peculiar.
Preparativos para conhecer o Lago di Sorapis:
Antes de sair para o Lago di Sorapis, acompanhe o check-list:
Você não precisa ser um atleta, inclusive eu vi muitas famílias com crianças e pessoas idosas fazendo a trilha. Mesmo sendo um percurso longo você pode parar e descansar quantas vezes quiser.
Procure vestir algo que te deixe à vontade para caminhar e leve um agasalho, pois mesmo no verão é comum fazer um friozinho, afinal os alpes italianos são uma região montanhosa e em algumas parte bate pouco sol;
✓ Tênis adequado para caminhar;
A trilha é longa e calçar algo que não traga conforto também pode prejudicar o seu passeio.
Mesmo tendo alguns pontos com nascentes e cursos d’água potável, sugiro que leve líquidos (sobretudo água) para beber ao longo da caminhada. Congelamos algumas garrafas d’água e foi ótimo ir bebendo durante o caminho.
Quase todo mundo leva lanche para comer ao final da trilha, portanto monte sanduíches ou leve a comida que preferir para desfrutar de um delicioso momento nas margens do lago.
✓ Protetor solar;
Mesmo não tendo aquele solzão, o protetor solar é indispensável para todas as ocasiões.
Apesar de ter uma área gramada é muito mais confortável deitar ou sentar-se numa toalha ou canga, percebi que quase todos levam.
Aventurei colocar meus pés na água e mesmo estando louco para nadar não tive coragem. Vi uma única pessoa nadando no lago e ainda que do lado de fora o calor fosse enorme, só pensei no frio que sentiria depois.
Como chegar no Lago di Sorapis?
O lago de Sorapis fica a poucos minutos do centro de Cortina d’Ampezzo. O melhor jeito de chegar é de carro, basta colocar no gps “Passo Tre Croci”. Ali tem uma área dos dois lados da rodovia que permitem estacionar gratuitamente o carro.
Você também pode chegar até lá de moto, com uma bicicleta (prefira a elétrica) ou de ônibus. A linha regular Cortina – Misurina Genzianella tem duas saídas diárias.
Uma vez em Tre Croci, prepare-se para iniciar a caminhada. Bem ali está uma placa que fica na entrada do Parco Naturalle delle Dolomiti d’Ampezzo e traz algumas informações sobre as trilhas.
O percurso total desse ponto até o Lago di Sorapis tem cerca de 5200 metros. Os aclives e declives somam aproximados 200 metros. A trilha tem duração de aproximadamente 2h30 para a ida e o mesmo tempo para a volta, considerando uma caminhada com muitas paradas.
A trilha:
Gastei por volta de 2 horas caminhando e passando por montanhas, florestas e vales totalmente incríveis, de deixar qualquer um boquiaberto. Mesmo parando muitas vezes para fotos e também para tomar água, a caminhada foi relativamente tranquila. Alguns trechos são mais íngremes e estreitos, porém nada que ofereça dificuldade ou perigo.
Como já citei, vi muitos idosos, crianças, famílias e também alguns cachorros com seus donos. Se tiver alguma dúvida durante a trilha pergunte aos turistas que estão sempre indo e vindo pelo caminho que inclusive é super bem demarcado.
Ao seguir a trilha, na primeira bifurcação vá no sentido para baixo (lado esquerdo). Nas demais, siga as placas para o Rifugio Vandelli, local que tem quartos para até 8 pessoas, banho quente e comida simples, tudo quase na borda do lago, ideal para quem quiser passar mais de um dia por lá.
O lago di Sorapis:
Quando chegar no Lago di Sorapis terá a recompensa do visual que valerá todo o esforço. O lugar é pitoresco, super peculiar e causa impacto mesmo em que já está acostumado a ver muitas belezas naturais.
A água azul piscina contornada pelas montanhas é de deixar qualquer um impressionado. Queria ficar por ali uns dias, acampar e ver à noite estrelada.
Aproveite para relaxar por ali algumas horas e fazer quantas fotos quiser. Uma boa sugestão é contornar todo o lago, observando a sua paisagem dos mais diversos ângulos.
Na volta, o percurso levou cerca de 1h45. E não vou dizer que não foi cansativo, mas foi um dia delicioso em contato com a natureza e muitas belezas, inclusive um dos dias que mais gostei da minha viagem!
Qual a melhor época para visitar o Lago di Sorapis?
Por estar justamente entre as montanhas, a melhor época para visitar o lago di Sorapis vai de maio até outubro. É justamente nessa época que o clima fica mais ameno, ideal sobretudo para caminhar.
Suponho que no inverno europeu (teoricamente de 21 de dezembro a 20 de março) seja o período mais difícil. Mas ainda sim não impossível, afinal não encontrei placas sinalizando que a trilha não deva ser realizada, mas estude sobre como se agasalhar.
Então se você vai a Veneza ou pretende explorar a região dos alpes italianos, considere muito desbravar os caminhos e conhecer esse lago fantástico! Depois volte por aqui e conte como foi a sua experiência.
Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai? 🙂
Adquira aqui: chip internacional | melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas
ツ
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Que lugar incrível!!! Morro de vontade de conhecer as Dolomitas, mas não sei se teria coragem de fazer essa trilha, não…
Hahahah. Mas o cenário e o visual compensam! Não dá pra perder
Meu deus!! Chocada com a beleza desse lugar!! Maravilhoso!! Preciso conhecer !! Obrigada pelas dicas !!
É de impressionar msm, mto lindo
O que é o azul deste Lago di Sorapis? Minha nossa, que coisa mais linda! Eu adorei as fotos, as dicas, saber desta trilha maravilhosa. Deu muita vontade de ir.
Obrigado pelo seu comentário! Vale muito conhecer esse paraíso
Achei impressionante a cor da água do lago, muita linda mesmo, adora conhecer parques assim, vou colocar na lista de parque que quero conhecer.
Obrigado pelo seu comentário! Abs
Uau! que lugar lindo! a cor da água me lebrou um pouco a embase el yeso, no Chile… pra acessar esses lugares especiais vale a pena o perrengue pra chegar!
Com certeza Gabriela! Nesse caso nem é tanto perrengue assim viu? Como eu disse, mto tranquilo chegar até o lago.
que passeio maravilhoso e ainda mais com uma vista assim, deve ser mesmo incrível fazer trilhas desse jeito, uma inspiração!
Obrigado pelo seu comentário! Abs
Nossa…é um paraíso mesmo…. e que água azul é essa. Adorei viajar pra lá com vc e já coloquei na wishlist.
Obrigado Andrea!
Sensacional! Anotado para a nossa próxima visita à Europa! 🙂
Abraços Bruno
A Itália é impressionante! Tem todo tipo de paisagem natural. Desde praias belissimas até esses lagosnde dolomitas. Lindas fotos, parabéns
Verdade Thiago, um país de paisagens completas.
Eu tinha lido o post sobre o roteiro e já tava ansiosa pra ver como foi a experiência, tô apaixonada pelo Lago di Sorapi, achei a trilha super tranquila e o clima estava bem favorável, o céu tá lindo e deixou o cenário perfeito. Valeu pela dica e por compartilhar esse beleza natural dos alpes italianos que não estão devendo nada a Suíça.
Obrigado pelo comentário Deisy! Pois é, não deixam nada a dever para o lado suíço msm, viu?
Abs
Que lugar incrível! Estou com viagem marcada para a Italia em dezembro e queria ir para essa região em 31/12 a 02/01, saindo de Veneza; você tem mais alguma informação sobre esse passeio no inverno? As estradas ficam cobertas de neve? Tenho receio de dirigir nessas condições. Será que existe algum tipo de serviço de transfer que leve para os passeios?
Grata pelo post
Oi Carol! Pelo que vi a região não tem tanta neve assim e o frio pega mesmo a partir de janeiro. De qualquer forma, quando for alugar o carro a locadora provavelmente irá lhe explicar sobre todas as condições, deve ficar linda a região toda coberta de neve, espero que aproveite!
A caminhada de 5,2 km parece-me tranquila e o objetivo final compensa largamente o esforço. Que cores maravilhosas. Para esses lagos só fui ao clássico lago Como.
Abraço
Sim, as cores são demais e a caminhada muito tranquila msm. Obrigado pelo seu comentário!
Lindooooo, eu vou no inverso. Você acha que vale a pena? Vou para a Itália em fevereiro de 2018 e quero conhecer este lugar.
Definitivamente vale! A paisagem é muito incrível. Se puder volte aqui e conte como foi, pois muita gente pergunta como é no inverno. Abs
Oii van. Voce foi em fevereiro esse ano?? Fez a trilha para o lago de sorapis? Vou dia 10/03/2020 queria saber se seria possivel fazer.. obrigada
Oi, Amilton! Tudo bem??
To organizando aqui minha viagem para as Dolomitas e queria tirar uma dúvida contigo sobre essa trilha para o Sorapis. O caminho de volta é pelo mesmo lugar??
Oi Dhebora, é sim! Abs
Adorei o teu relato! Completo e super útil! Vou de carro para os Alpes italianos em janeiro de 2020. Te pergunto quais as cidades q devo visitar e se vale a pena ficar hospedado só em uma cidade e fazer as visitas durante o dia..ainda,, será q vai dar para fazer trilhas nessa época?
Um abraço e obrigada!!
Oi Fabiola, que legal! Bom, pelo que me lembro não havia nenhuma placa indicando que a trilha ficava fechada então creio que sim.
No blog tem um roteiro dos lugares que eu planejei conhecer na viagem, mas infelizmente não consegui ir a todos. Depois volta aqui e conta como foi a sua experiência, abs!
Oii, eu vou em março/2020, se alguém fez a trilha por essa epoca ou no inverno pode escrever aqui se deu certo e como foi? obrigada!
Oi Yara! Lembre-se de voltar aqui depois para contar como foi. Abs