É fato que não vivemos mais sem internet e ter um chip de celular vai facilitar muito a sua vida durante uma viagem. Redes sociais, aplicativos de transporte e mobilidade além do gps são indispensáveis para tornar a viagem muito mais agradável. A minha experiência com internet na Colômbia foi ótima. Comprei e usei um chip local assim que desembarquei no país, descubra mais detalhes a seguir.
Internet na Colômbia: Pacotes e tarifas
Existem 3 grandes empresas de telefonia que operam e distribuem internet na Colômbia: Claro, Movistar e Tigo. Todas as informações que li na internet apontam que a Claro é que a tem melhores condições tanto na cobertura quanto no pacote de dados e voz.
Só para ter uma ideia, em outubro de 2017, eram comercializados os seguintes planos pré-pagos na Claro:
As primeiras opções são praticamente inviáveis. Como passei 11 dias viajando pelas cidades de Bogotá, San Andrés e Cartagena, optei pelo plano de $20.000 COP (algo em torno de R$25 reais) já incluído nesse valor o chip.
A ativação foi tranquila, não precisou de cpf, passaporte nem mesmo do meu nome. Comprei em um quiosque simples onde eram vendidos os chips de todas as empresas e a vendedora ativou pra mim, mesmo parecendo ser bem fácil.
A depender do seu tempo de viagem, acredito que as opções ficam interessantes a partir do paquete (que significa pacote) de 10 dias.
Muita gente acha que não, mas ter um telefone que realiza chamadas no exterior é algo quase indispensável. Eu mesmo precisei ligar para falar com um amigo que mora em Bogotá e também para resolver problemas de voos cancelados pela Avianca em virtude da greve dos pilotos.
Se não tivesse um telefone, provavelmente teria que ir cedo no aeroporto ou ainda pagar uma fortuna em ligações do hotel. E foi-se o tempo em que dava para ficar dependendo só de wi-fi. Costumo brincar que sem internet eu não consigo nem mesmo sair do lugar. Já com ela, eu me sinto praticamente um morador local, é vida!
Experiência com o chip da Claro
Sem querer fazer propaganda, utilizei somente os serviços da Claro para acessar internet na Colômbia. Logo, só posso falar da experiência com essa empresa.
Todos os planos traziam Whatsapp ilimitado (inclusive quando você colocar o chip basta escolher a opção “manter” para continuar com o mesmo número do Brasil e conversar com seus contatos normalmente), Facebook e Twitter. Bem que podiam mesmo era trocar o Twitter pelo Instagram, né?
Outro detalhe bacana é que acessando esses aplicativos você não estará gastando nada do pacote de dados. Então basicamente utilizei meus 500 MB para acessar meus mapas com pontos de interesse previamente salvos no google, chamar Uber (e acompanhar as rotas), verificar e-mails. Cuidado com o Instagram e nada de carregar stories! Esse último é um verdadeiro vilão e vão consumir rapidinho todo o seu pacote.
Tanto o sinal da internet como do telefone funcionaram de maneira bastante satisfatória em todas as cidades que visitei, não me lembro de ter ficado momento algum sem sinal. Provavelmente a pessoa que lhe vender o chip vai explicar, mas o número para consultar o saldo era *103# e o serviço de atendimento ao cliente era no número *611.
Interessante que até quando estava no barco, a caminho da ilhota de Johnny Cay, eu respondi alguns whatsapps. E na maioria das vezes notei que a cobertura de internet na Colômbia indicava 4G.
Cogitei comprar o chip assim que desembarquei no Aeroporto Internacional de Bogotá. Alguns relatos e amigos disseram era muito mais caro. A depender do seu orçamento, pode ser melhor esperar para comprar o chip lá na cidade.
E para facilitar sua vida, elaborei um mapa com todos os pontos de venda autorizados da claro, veja qual deles fica mais próximo do seu hotel, confira:
Comprando o chip de internet na Colômbia já no Aeroporto
Agora se você prefere já sair do aeroporto com internet resolvida, então após sair do desembarque, caminhe para o lado direito até avistar um quiosque que vende bebidas e lanches.
Ali é vendido sim card de todas as companhias que distribuem internet na Colômbia: Perguntei e fui informado que o preço era o mesmo para qualquer operadora. O pacote pré-pago com minutos e dados incluindo 1 Gb de internet e 200 minutos saia por 45 mil pesos colombianos (o equivalente a R$60 reais).
Note que esse valor estava apenas 5 mil pesos mais caro do que o plano oferecido diretamente pela Claro, acho que vale pagar pela comodidade.
Contudo naquele momento eu ainda não sabia dos demais planos dessa empresa. Possivelmente se tivesse perguntado sobre meu interesse em ativar o plano inferior que comprei lá na cidade eles certamente iriam oferecê-lo. Portanto verifique a sua necessidade e, se for o caso, comece já a sua viagem com essa questão resolvida.
Mas 500 MB é suficiente para sobreviver 11 dias com internet na Colômbia? SIM, foi ok! Recebi uma mensagem quando atingi 80% do consumo já no final da viagem. A outra avisando que atingi o limite veio quando já estava no aeroporto embarcando para o Brasil.
Mesmo assim consegui continuar usando os aplicativos que tinham acesso liberado normalmente. Usei relativamente bastante a internet nas funções que já mencionei. Assim, da pra ter uma ideia de como funciona o consumo do plano, não é mesmo?
Clique em “Salvar” no pin acima se quiser ler depois e siga o Turisteiro no Pinterest!
Saindo com internet já do Brasil!
Para quem não quer ter trabalho nenhum, é possível já sair do Brasil com o chip. Aproveite as condições especiais da nossa parceira Easysim4u para comprar seu chip internacional. São mais de 140 países e planos com duração de 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 dias! Verifique preços e condições para receber seu chip de internet em casa diretamente no link da Easysim4u.
Então espero ter conseguido te ajudar a entender melhor como funciona a internet na Colômbia. Se você nunca usou, tenho certeza que depois que ficar conectado no exterior suas viagens serão muito melhores!
Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai? 🙂
Adquira aqui: chip internacional | melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas
ツ
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Excelente dica, sempre que viajo para outro país a primeira coisa que faço é comprar um chip de celular com internet local, para não pagar as taxas abusivas das operadoras brasileiras.
Com certeza! Eu tb faço isso toda vez que viajo. Abs
Um post muito útil! Afinal hoje em dia não tem como ficar sem internet quando você faz uma viagem. Sem falar dos preços caros que pagamos nos chips brasileiros para usar fora do Brasil! Obrigada pela dica!
Obrigado pelo seu comentário! Abs
Boas dicas. Só acho que realmente poderiam trocar o Twitter pelo Instagram. Acho que o pacote de mais de 10 dias vale a pena né?
Pois é Ana… tomara que eles troquem né? Obrigado pelo seu comentário! Abs
Eu raramente viajo por tanto tempo e nunca compro cartão de telemóvel. Aproveito esses dias para fazer uma semi-desintoxicação digital (mas à noite tenho, no mínimo, de consultar os emails). Mas entendo que muita gente não consiga viver sem internet e, para alem disso, o wifi pode não ser muito bom em alguns países.
Boa dica
É o perfil de viajante né Ruthia? Já eu me sinto totalmente perdido sem internet, rsrs
Opa! Post super útil… vamos guardar para a nossa viagem a Colombia em breve. E bom saber que também funciona nos barcos, é bom ter alguma conexão sempre!
Isso aí Bruno. Valeu pelo comentário, abs
Muito util para quem viaja para fora durante algum tempo. Eu por acaso nunca comprei porque acho que não justifica.
Já eu sempre acho que é válido Pedro. Abs
Excelente post!!! Acho sempre útil comprar um chip local quando viajo, independente do tempo que ficarei.
Obrigado pelo seu comentário! Tb faço isso toda vez que viajo… abs
q otimo saber disso! quando fui para san andres a internet do hostel era peeeessima e so descobri o wifi gratis da praia no ultimo dia!!! n foi facil aheuahe
Obrigado pelo seu comentário! Abs
Hahaha. O sinal lá é péssimo né? Abs
Amilton, que dica ótima! às vezes buscamos informação sobre chip e não encontramos com tantos detalhes. Quem sabe posso aproveitá-la em breve… abraços
Obrigado pelo seu comentário Márcia! Feliz em saber que as informações foram úteis! Abs
Ótimo ter encontrado esse artigo tão completo e detalhado! Estou prestes a viajar pra lá, vou passar 25 dias rodando e agora já sei como resolver minha internet móvel!! Vlw mesmo!
[ ]’s
Feliz de saber que foi útil Thi! Abração e ótima viagem… Abs
Boa tarde, irei para Cartagena e depois San Andrés. Ainda não sei em qual cidade farei escala, será que em Cartagena consigo achar o chip da claro nessa faixa de preço que você informou? Durante o período da viagem eu tenho que ficar sem meu chip e usar somente esse que irei comprar? Obrigada
Oi Thaynara! Creio que sim, mas confesso que não olhei. No aeroporto tinha sinal wi-fi, na pior das hipóteses você consegue chamar um Uber de lá e depois comprar no centro da cidade.
Muito bom o post! Completo e respondeu todas as minhas indagações! 😁
Obrigado pelo seu comentário Rafaela! Abs
Vamos a San Andrés em fevereiro, no caso temos dois telefones do operadora oi, precisarei comprar outro chip ou apenas compro os dados para internet e ligações? e continuarei com a oi
Você precisa comprar outro chip de uma das empresas que citei Thayna. Abs
Tbm vamos p San Andres em Fev,espero gostar de lá, rsrs!
Oi Stella, espero que goste e aproveite as dicas. Abs
Turisteiro, eu comprando um chip pelo Easy eu consigo usar em San Andres normal?
Consegue sim! Abs
Boa noite, iremos para Cartagena na próxima Terça Feira, pelo que eu entendi se comprarmos um chip lá teremos acesso a email, whatsapp utilizando o mesmo número que eu tenho no Brasil, correto? Agradeço sua resposta
É isso msm Jose. Quando colocar o chip novo e acessar o whatsapp irá lhe perguntar se deseja manter o mesmo número. Abs
Muitíssimo grato
😉
Post tooopppp!!! Me ajudou demais!!!! Muito obrigada!!!!
Ebaaaa! Feliz em saber que foi útil, hahaha
Excelente post. No Caso de conhecer vários pais na mesma viagem? Irei para Colômbia e Peru. Dá para usar o mesmo chip? qual a melhor opção nesse caso?
Obrigado Margarete. Se você comprar o chip da easysim4u ele funciona em vários países sim, mas se for um chip local acho que não.
obrigado, ajudou muito a sua explicação, só não concordei quanto a empresa easysim4u, na única vez que fui utilizar, ela não conectava, dava erro, entrei em contato várias e várias vezes, por mensagem, telefone e ninguém atendeu ou respondeu e perdi o dinheiro que paguei para comprar o chip.
Valeu Cristiano! Uma pena a sua experiência, pois já usei a empresa várias vezes e nunca tive problema, sempre me oferecem o suporte e atendimento.
Obrigado, vou para San Andrés daqui a 7 dias, vou usar essa dica de comprar um chip da claro já no aeroporto, gostaria só de tirar uma dúvida, ao voltar para o Brasil é só eu colocar meu chip que já usava antes e ele já volta automaticamente?
Oi Yuri, sim funciona numa boa…
Adorei as dicas hj é quase impossível ficar desconectado, nos hotéis tem wi fi, mas e na rua, para chamar Uber ou mesmo acessar o Wase, vou para Bogotá em agosto e com certeza comprarei um chip Claro
Que bom que foi útil Adail… abs
Adorei o post, muito bem explicado. Estou indo para Medellin e vou comprar um chip da claro
Oi Elza, que bom que foi útil. Obrigado pelo seu comentário. Abs
Cara…sempre louvo as pessoas que se dispõem a postar as dicas das viagens…útil demais esse post…parabéns man…vou adquirir o da Claro quando chegar lá.
Poxa Ronie, como é bom receber esse tipo de retorno! Obrigado pelo seu feed back. Abs
Adorei as informações as dicas ! Mas tenho uma dúvida , vou fazer uma escala de 11 horas no aeroporto Eldorado em Bogotá indo para o Rio de janeiro , lá o Wi-Fi não é bom sai toda hora , queria adquirir um chip , mas que fosse em conta . Pois e só para me comunicar com o pessoal no Brasi até minha chegada , você tem alguma dica ? Obrigada pela atenção
Oi Aline, que bom que gostou! Feliz de saber que foi útil. Abs
Cheguei em Bogotá. Chip de 300 mb 80.000. Deixei para ver no centro da cidade
Oi Wendell, conta aqui depois quanto custou na cidade pra gente ter uma ideia dos valores atualizados. Abs
Muito bom artigo. Vou me mudar pra lá ano que vem. Saberia me dizer se é possível levar meu numero brasileiro?
No WhatsApp é possível sim, mas no telefone não tenho certeza. Abs
Muito obrigado.
Vou para Cartagena em dezembro, e já estava em pânico sem saber com certeza sobre um chip local, que bom vou colocar esse da claro.. Conseguirei fazer ligações para o Brasil né?
Oi Elaine! O chip funcionou mto bem mas não fiz ligações internacionais, confira nos detalhes do pacote. De qualquer forma vc pode usar o Skype ou WhatsApp. Abs
Boas Dicas..tenho um chip da claro,a internet dele nao pega na colombia?
Pode ser que sim, mas você precisa ativar o roaming e não costuma ser barato. Melhor comprar um quando chegar lá
Nossa, Super valeu a dica! embarco em 1 semana e tava preocupada ja! 😉
Quem bom que vc encontrou o post a tempo, hahahah