A Grécia é famosa primeiro pelos seus infinitos tons de azul e depois por sua história. Não conheço uma pessoa sequer que nunca tenha cogitado em passar uns dias por aquele lindo país. Vale ressaltar que nenhum roteiro pelas ilhas gregas é igual a outro, portanto depende bastante do seu perfil e bolso. Nesse artigo te ajudo a escolher qual o melhor roteiro pelas ilhas gregas, confira.
Roteiros pelas ilhas gregas: algumas informações realmente úteis!
A maior dúvida de quem monta um roteiro para conhecer o paraíso grego é com relação a quais ilhas visitar. A missão é mesmo difícil, afinal são mais de 6.000 opções de ilhas para admirar os incomparáveis tons de azul!
Para tentar clarear a sua cabeça, aqui vão algumas informações realmente úteis:
- A Grécia é banhada por dois mares: o Egeu e o Jônico;
- As ilhas mais caras, badaladas e conhecidas estão no mar Egeu, incluindo: Mykonos, Santorini, Delos, Ios, Rhodes, Milos e Paros. Essas ilhas ficam relativamente próximas umas das outras (como você pode ver no mapa) e são acessíveis por linhas de barcos regulares;
Leia também: Como se locomover entre as ilhas gregas: ferry boat, carro e avião
- Por outro lado, as ilhas mais baratas (inclusive a que guarda uma das praias eleitas a mais bonita do mundo, em Zakynthos) e também mais tranquilas estão no mar Jônico; Corfu e Kefalônia também estão daquele outro lado e tem paisagens de cair o queixo! Veja como elas ficam próximas:
- Creta é a maior de todas as ilhas gregas e guarda algumas das melhores praias que conheci. É a que fica mais afastada do continente; Só nela existem 4 cidades, recomendo inclusive ficar em Chania. É praticamente obrigatório alugar um carro se quiser conhecer as praias de lá, pois ficam distantes umas das outras e não contam com transporte público eficiente.
Leia também: Quais são as melhores praias da ilha de Creta?
- A Grécia tem um excelente sistema de ferrys (barcos que transportam passageiros e automóveis) que percorre praticamente todas as ilhas;
- As ilhas com aeroporto são: Mykonos, Santorini, Rhodes, Creta, Corfu, Cefalônia e Zakynthos.
- Boa parte desses aeroportos conectam destinos como Atenas e até outros países. Geralmente eles não ligam uma ilha a outra;
Se tiver alguma dúvida ou curiosidade deixe um comentário que respondo, mas em breve tentarei destrinchar essas informações um pouco mais, inclusive explicando como utilizar e comprar bilhetes dos ferrys.
Roteiros para todos os bolsos, gostos e ocasiões: encontre a sua opção!
Roteiro clássico de lua de mel pelas ilhas gregas: por onde começar?
Talvez a grande maioria das pessoas que visita a Grécia estejam celebrando alguma data importante como um casamento ou lua de mel. É tanto que muitos hotéis contam com estrutura específica para recepcionar casais enamorados.
Se você procura por um roteiro de lua de mel “ostentação” os destinos mais certos e cobiçados são Mykonos e Santorini ou apenas uma das duas ilhas.
Leia também: Onde ficar na ilha grega de Mykonos: conheça o Myconian Korali
Portanto essas duas são as que tem melhor infra estrutura para celebrar a lua de mel e, pelo que percebi é assim:
Mykonos é um destino exclusivo, caro e sofisticado, onde a pegada é mais glamurosa. Já Santorini é mais popular, menos badalada e melhor para quem pensa em economizar um pouco se comparado com a primeira opção.
É claro que isso não é regra e depende muito do seu perfil. Friso que essa foi a minha impressão ao passar alguns dias pelas duas ilhas e tentar perceber um pouco do público que as frequentava.
Se você vai visitar as duas ilhas gregas e quer saber quantos dias ficar em Mykonos e Santorini então sugiro separar três noites para a primeira e duas para a segunda, no mínimo! Do contrário, caso fique apenas em uma das ilhas, é possível gastar de duas a quatro noites em qualquer uma delas.
Se quiser sugestões de onde ficar em Mykonos ou Santorini, não deixe de ver as ofertas disponíveis no Booking.
Roteiro com amigos pelas ilhas gregas: balada, praias e muito mais!
Se você está com alguns amigos e quer curtição então esse roteiro vai agradar você. Mykonos e Santorini também são badaladas e contam com ótimas opções de festas, clubes e muito agito noturno, além de boas praias. Mas quando o assunto é festa, a cereja da Grécia é mesmo a ilha de Ios.
É tanto que Ios tem uma pegada meio roots com festas ao ar livre regadas a bebidas e muita pegação. O lugar é ideal para jovens e solteiros, mas também pode ser uma boa para quem quer curtir praias de nudismo e um pouco de sossego.
Se o seu intuito é curtir as festas de Ios, tente programar a sua estadia na ilha entre quinta a domingo, dias mais badalados. Não há muita informação na internet mas os melhores clubes da ilha são o Far Out Beach Club, Ios Sunset Cocktail Bar, Club 69 e muitos outros. Para ver o pôr do sol sem errar vá direto para o Pathos Lounge Bar e fique para o anoitecer que a diversão é garantida!
Além de combinar essas três fica viável ir também a Creta, que está relativamente próxima de Santorini e tem algumas das praias mais lindas que conheci na vida, é sério!
Portanto uma sugestão de roteiro para saber quantos dias ficar nas ilhas gregas, incluindo Ios e Creta fica assim:
- 2-4 noites em Mykonos;
- 2-3 noites para Ios;
- 2-4 noites em Santorini;
- 3-6 noites pra Creta;
Note que a minha sugestão parte do mínimo de dias que acredito ser viável para cada uma delas. Dizem também que a ilhas de Kos é bem agitada, mas infelizmente não pude conhecê-la. Alguém já foi? Deixa um comentário lá em baixo!
Roteiro econômico pelas ilhas gregas: escolha o mar Jônico e seja feliz!
Agora se você não se importa com a fama e quer mesmo economizar uma grana para conhecer as ilhas gregas, então nem tem o que pensar: vá para o lado oposto do glamour.
Tive o privilégio de conhecer a ilha de Zakynthos e me apaixonei por ela. Seus preços são mais acessíveis, é fato. Mas além disso, as praias também de lá são deliciosas. Sem contar que nessa ilha é que fica a Navagio Beach, praia que já foi eleita a mais bonita do mundo várias vezes.
Outra boa notícia é que da pra ir a Zakynthos de carro saindo de Atenas (combinando trecho terrestre + ferry). Eu mesmo aluguei um automóvel com preço bastante econômico em Atenas e zarpei para esse paraíso de carro. E posso dizer que valeu demais!
Se você está com uma ou mais pessoas e procura a forma mais econômica de chegar em Zakynthos pode alugar um carro sem medo. No meio do caminho ainda aproveitei para parar no canal de Corinto e saltar de bungee jumping. Experiência única e totalmente recomendada! Vou tentar escrever em detalhes sobre essa aventura também.
Leia também: Como ir (e voltar) do Aeroporto de Atenas ao centro e também a praça Syntagma
Se me perguntar quantos dias ficar em Zakynthos eu diria que o ideal mesmo seria uma semana, mesmo ficando só duas noites e conhecendo o “basicão”. O colega blogueiro Guilherme, do Quero Viajar Mais escreveu o post: Roteiro completo e dicas sobre o que fazer em Zakynthos. Se vai pra lá vale dar uma lida, viu?
Além dessa ilha, me arrependi amargamente de não ter conhecido Corfu, considerada a pérola do mar Jônico. Isso sem contar as maravilhas que ouvi sobre a Cefalônia, que também fica para aquelas bandas. Para conhecer essas belezuras minha indicação seria separar pelo menos duas noites para cada uma delas.
Clique em “Salvar” no pin acima se quiser ler depois e siga o Turisteiro no Pinterest!
Para quem não quer dirigir, todas essas três ilhas tem aeroportos e estão interligadas pelo sistema de ferrys grêgo. Inclusive para Zakynthos existem voos regulares de Atenas, Roma, Londres, Genebra, Viena e da vizinha Cefalônia. Então fica a dica!
Roteiro explorador das ilhas gregas: desbrave todos os tons de azul possíveis!
A minha intenção era conhecer o máximo possível nos arquipélagos das ilhas gregas. Tanto que, em meados de junho de 2017, tive o privilégio de visitar o país em uma viagem combinada com a Itália. Ao todo fiquei 18 dias só na Grécia, sendo que desses 14 dias foram dedicados exclusivamente as ilhas gregas. E confesso que gostaria de ter ficado mais!
Então o roteiro explorador combina tudo que já expliquei. Para quem quer conhecer todos os principais cantos daquele paraíso, segue a sugestão daquilo que deu certo pra mim. Depois de muito pesquisar fechei o meu roteiro da seguinte maneira:
- chegada em Atenas (1 noite);
- voo para Mykonos (3 noites) – não recomendo o ferry desde Atenas, pois o percurso é bastante longo;
- ferry para Ios (2 noites);
- ferry para Santorini (2 noites);
- ferry para Creta (4 noites);
- voo para Nápoles (Itália);
- voo para Atenas e locação de carro/voo com saída para Zakynthos (2 noites);
- retorno, passeios e saída de Atenas para o Brasil (2 noites);
Quando for montar seu roteiro leve em consideração vários fatores. Talvez a melhor dica que poderia dar é contabilizar os deslocamentos para aeroporto (e consequentemente o voo), o percurso de ferry e também trechos que serão feitos de carro. Tudo isso faz com que você gaste tempo e afetam na chegada e saída dos lugares que pretende visitar.
Explorando mais:
Além do roteiro que citei, se tivesse mais tempo certamente eu teria explorado Corfu, Cefalônia no mar Jônico e Rhodes, Milos e Paros no mar Egeu.
Se você conseguir conhecer todas as mesmas ilhas que visitei e mais essas últimas volte aqui e conte como foi!
Clima na Grécia: quando visitar as ilhas gregas?
Saber qual é a melhor época para visitar a Grécia e as ilhas gregas depende muito do seu objetivo. Para pegar praia e curtir o sol o período correto para conhecer o país vai de maio a outubro, com ressalvas.
Maio e outubro são considerados meses de baixa temporada, quando os preços, a muvuca e o calor aliviam. Mas isso também significa algumas coisas: a água está mais gelada e as festas, baladas e tudo mais ficam escassas.
Para curtir agito, festas e muito calor então o melhor é visitar as ilhas gregas entre junho a setembro, período da alta temporada.
No inverno (de dezembro a março) não é recomendado visitar as ilhas, pois até mesmo os voos e ferrys são reduzidos. Muitos hotéis fecham e é impossível entrar na água. Nesse mesmo período é fácil encontrar até mesmo estações de esqui no norte do país, então se você não pode ir em outra época pode ser uma opção.
Fui em maio e o clima estava agradável, era possível entrar na água ainda meio que gelada. Vi muita coisa em reforma para receber os turistas no verão.
Conclusão: qual o melhor roteiro pelas ilhas gregas?
Bem, você já deve saber a resposta, mas não custa repetir: qualquer roteiro pelas ilhas gregas será fantástico! Resta saber da sua disponibilidade de tempo, dinheiro e disposição para vivenciar tudo que elas podem lhe oferecer. Mas saiba que, mesmo em crise, a Grécia é um país seguro, cheio de alegria, hospitalidade e diversão para todos os gostos e bolsos. Vá sem medo.
Gostou do artigo? Então faça suas reservas aqui pelo blog! Clique nos links abaixo e não pague nada mais por isso. Com a sua ajuda nós recebemos uma pequena comissão e fazemos mais conteúdo de qualidade. Clica, vai? 🙂
Adquira aqui: chip internacional | melhores ofertas de hotéis | alugue um imóvel e sinta-se como morador local | passagens aéreas em promoção | seguro viagem | aluguel de carro | pacotes em promoção | viagem com milhas
ツ
Adorei as 4 opções. E essas fotos???? que lindas, quero comprar uma passagem agora mesmo…
Obrigado pelo seu comentário Angela! Quem não quer… hahahah
Concordo plenamente qualquer roteiro pelas ilhas gregas já é maravilhoso, mas a vontade é sempre conhecer mais e olha que você fez um roteiro bem completo, adorei o post e todas as dicas. As fotos estão lindas.
Obrigado pelo seu comentário Deisy! Abs
A vontade de fazer todos os roteiros é muitaaaa. Mas se fosse para escolher uma eu faria o Jonico, sonho em conhecer Navagio Beach. Deve ser incrível o visual ao vivo.
É surreal Diego! Não me arrependi de ter ido lá não. Abs
Gostei muito de sua sugestão para conhecer ao máximo as ilhas gregas. Grécia está na minha lista de prioridades para 2018, mas acho que vou dividir em 2 viagens, sendo cada viagem para conhecer metade das ilhas. Obrigado por compartilhar, post me ajudou muito.
Obrigado pelo seu comentário! Abs
acho q a minha pegada eh santorini hein! mas claro q n deixarei de visitar mykonos e pagar de ryyyca haeuhaue gostei bastante da sua sugestão de dias, acho muito importante aproveitar cada ilha, se divertir e ao mesmo tempo curtir esse sol!
Hahahah. Obrigado pelo seu comentário! Abs
Fala Amilton,
Fico feliz que meu roteiro tenha te ajudado, valeu pela indicação 🙂
Animal as fotos hehehe, vontade de voltar para a Grécia!
Abração
É isso aí Gui! Obrigado pelas dicas também. Grécia é um lugar que da vontade de voltar o tempo inteiro né?
Obrigada pelo relato! Vou adotar o perfil “econômico”. Gostaria de saber se dá pra usar Atenas como base e fazer os passeios pra Zakynthos e Corfu em estilo “bate-volta”? Iremos final de maio.
Oi Taise, acho que bate e volta ficaria muito cansativo e pouco proveitoso, o melhor mesmo seria ficar ao menos duas noites. Abs
Olá, Amilton. Essa última foto do post foi em qual ilha? Abs.
Foi em Creta, numa praia chamada Elafonisi… maravilhosa!
vou viajar no mês de junho e suas dicas me ajudaram muito no meu roteiro! muito obrigada
Que ótimo carolina! Fico muito feliz de saber que foi útil, isso ajuda a motivar para continuar blogando. Abs
OLA Amilton adorei o post, estou a pensar ir em Maio à Grécia, consigo em 6 dias(5 noites) conhecer Atenas, Mykonos, Santorini e Zakynthos?
Obrigado 😉
Oi Ana, obrigado pelo seu comentário! Olha, não recomendaria fazer isso viu… seria muita correria com alto custo. Melhor focar em apenas dois lugares e dividir seu tempo entre eles. Abs
Amilton, adorei as dicas. Vou fazer em agosto as Jonicas também. Todas as ilhas tem ferries que transportam veiculos né? Pensei em ir de Corfu para continente e ai Lefkada, Kefalonia e Zakynthos com o mesmo carro
Sim Tati. Pode ir sem medo, todas tem e funcionam super bem! Abs
Oii Amilton, estarei indo para Europa agora no fim de Maio, faremos um muchilao e conseguimos acrescentar a Grécia no nosso roteiro, porém vamos ficar 3 dias! Queria saber de ti se tem alguma ilha próxima que dá para visitarmos? Ou você aconselharia ficar na parte litorânea de Atenas mesmo? Desde já, obrigadaaa! Muito bon todas as informações
Com 3 dias eu ficaria só em Atenas msm Mizaelly. Vc pode pegar o tram e curtir um dia pelo litoral da cidade, que é super charmoso e bonito. Aproveita, viu? Abs
Adorei as dicas, muito obrigada! Estou me programando para ir em set/19 com uma prima.
Queremos ficar 15 dias e tentar conhecer Atenas, Zaquintos, kelafonia,Creta, Míconos e Santorini.
Qual roteiro vc indica?
Obrigado pelo seu comentário. Comece por Atenas, depois siga pra Micos, Santorini e Creta. De lá você vai pra Zanquitos e segue para Kelafonia. Abs
Olá Amilton,
estou pensando em ir em junho de 2019 para a Grécia.
Gostaria de conhecer Santorini, Mykonos e Atenas.
Poderia só dar uma idéia de quanto gastaria com ferry?
Adorei as dicas!
Oi Mayara! Se vc entrar nos sites das empresas de ferry você vai conseguir ver os preços. Abs
Ola! Você conheceu Oia em santorini? Fechou os transportes de uma ilha a outra com antecedência?
Mais uma coisa, Athenas necessita de uns 2 dias ? pq eu queria connhecer Mykonos, Santorini e Zanquitos tb.
Você considerou dois dias inteiros em alguns? Tirando o tempo de transporte? obrigada!!
Oi Gabriela. Conheci Oia sim, mas recomendo ficar hospedado em Fira pelos preços. Da pra ir de ônibus tranquilo entre elas. Atenas necessidade de pelo menos 2 dias inteiros e eu recomendaria o mesmo tempo pra cada uma das ilhas também. Lembre-se que zanquitos está do outro lado da Grécia, portanto mais longe né? Abs
Ola! Parabéns pelo blog! altas dicas e belas fotos!
Chego dia 3/05 em Athenas, mas não incluir no meu roteiro a cidade de Athenas.
Vc acha q consigo fazer Mykonos, Santorini e Zakynthos voltando dia 8/05 para Athenas?
Oi Flávia, obrigado! Você devia ficar ao menos um dia em Atenas, a cidade é linda e cheia de atrativos. Bem, de Mykonos a Santorini você pode ir de ferry, mas Zakynthos fica do outro lado. Com apenas cinco dias eu acho que fica apertado. Ainda mais porque para Zakynthos não há voos direto das outras ilhas gregas. Boa sorte!
Ola, parabéns pelas ótima dicas, porém a maior dificuldade é de montar um roteiro saíndo de Heraclion, visitando Anafi ,Thira (Santorini), Ios, Sikinos, Folegrandos, Milos para Chegar em Pireus(ATH), Peço sua Ajuda para um roteiro de 7dias Saíndo de Heraclion para chegar em Athenas, E qual ilhas descartar por falta de Horários de Ferry?Informo que pretendo visitar de 3 a 4 ilhas descartando Mikonos , pois é fora de um roteiro lógico e por ja conhecer.
Oi João! Então, eu não conheço essas ilhas que vc mencionou mas de qualquer forma acho viável pegar um voo até Mykonos ou Santorini e de lá seguir para as outras de ferry. Veja no Rome2rio quais horários e rotas dos ferrys entre essas ilhas que mencionou. Espero ter ajudado!
Boa noite Amilton. Quero montar um roteiro para 20 dias e gostaria da sua sugestão. Não tenho interesse por lugares badalados .
Minha intenção é 3 dias Athenas ,e distribuir o restante por Corfu ,Zakinthos,Cefalônia ,Creta … é possível ou fica muito apertado ? Quais escolher ? E onde ficar ( melhor região)em cada uma delas . ?
Eu acho bem razoável o roteiro pra 20 dias, mas sem incluir Creta. Recomendo pesquisar o aereo de Atenas pra Cefalônia ou Zakinthos e se tiver caro alugar um carro. Das 3 só conheci Zakinthos, mas da uma pesquisada sobre as outras para ter uma ideia de como distribuir o seu tempo. Abs
Olá! Você acha que é possível conhecer alguma ilha sem carro? Quais? Pretendo ficar uma semana na Grécia, sendo 2 dias em Atenas e os outros em 1 ou 2 ilhas. Só que eu não dirijo. O que você aconselha?
Obrigada!
Oi Denise! É possível sim, acho melhor você pegar um voo até Mykonos ou Santorini são as ilhas principais e mais badaladas, com excelente transporte público. Espero que se divirta. Abs
Olá! Adorei seu artigo. Eu não dirijo! Você acha possível fazer zakhynthos, cefalonia ou lefkada sem carro? Muito obrigada!
Oi Fernanda! Não sei se seria possível, mas de carro tudo fica mais fácil. Tente usar o Rome2rio para simular as rotas. Abs