Até o próximo dia 28, quem passar pela avenida Paulista, no coração de São Paulo, pode conferir o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE -, que acontece na Fiesp. A 17ª edição do evento reúne 331 obras, sendo muitas delas interativas. Já na entrada o público se surpreende com uma espécie de “teia de aranha” gigante feita de rolos de fita adesiva. Você pode passar por dentro e quem está embaixo vê a movimentação lá por cima. São exatos 32 km de fita adesiva, fabricados especialmente para a obra. Em alguns pontos existem pequenos “círculos vazados” de onde você pode observar o ambiente externo, um deles dá de cara na avenida, onde sempre tem gente parada na calçada olhando a intervenção.
O tema deste ano é a transgressão de fronteiras entre as diferentes estéticas artísticas e a tecnologia, então já dá pra perceber que o negócio é super hi-tech. E é mesmo! Chama atenção o experimento em 4D “Be boy, be girl” dos holandeses Frederick Duerinck e Marleine van der Werf que coloca o visitante para viver uma experiência inusitada, num cenário de praia no corpo de uma mulher e de um homem. Dá pra sentir o cheiro da maresia, o vento da praia e ouvir o barulho das ondas. Mas é preciso ter um pouquinho de paciência, pois a fila para entrar na exposição é longa, durando em média 1h30. E neste experimento especificamente a fila também demora cerca de 1h30 já dentro da exposição.
Uma cabeça de homem estranho todo mecânico chama atenção pela realidade de suas expressões. Você não sabe se ele está gostando ou não de ser observado. Olhos, bochechas, boca, testa…tudo nele se movimenta e parece uma cabeça real. É um dos pontos preferidos da exposição para a tirada das “selfies”. Tem ainda uma escada que não leva a lugar algum mas que é toda projetada por meio de iluminação e parece que tem água escorrendo nela. Algumas peças são bem interativas podendo o visitante usar óculos especiais e os joysticks.
Uma das intervenções mais bacanas é um painel gigante projetado com iluminação que lembro um mosaico ou remete à tecnologia, quando você passa na frente todo seu corpo fica coberto dessa imagem trazendo sensações diversas, realmente é difícil explicar, tem mesmo que ir! Se você curte tecnologia e games, então, não tem nem o que pensar. Vá correndo porque a ideia da exposição é justamente esta: mostrar o quanto a tecnologia está no nosso dia a dia e vice e versa.
Serviço
FILE 2016 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Quando: 12 de julho a 28 de agosto de 2016, das 10h às 20h (entrada até às 19h40)
Onde: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Avenida Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: pelo site www.file.org.br e pelo telefone (11) 3146-7439
Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!
Reserve: | passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem |
Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá embaixo!
Até logo!
ツ
Bem legal hein. Vou lá conferir.
Vá mesmo Fábio! Vale a pena…