Ilhas gregas: 4 ideias de roteiros para todos gostos, bolsos e ocasiões!

Ilhas gregas

A Grécia é famosa primeiro pelos seus infinitos tons de azul e depois por sua história. Não conheço uma pessoa sequer que nunca tenha cogitado em passar uns dias por aquele lindo país. Vale ressaltar que nenhum roteiro pelas ilhas gregas é igual a outro, portanto depende bastante do seu perfil e bolso. Nesse artigo te ajudo a escolher qual o melhor roteiro pelas ilhas gregas, confira.

ilhas gregas

Roteiros pelas ilhas gregas: algumas informações realmente úteis!

A maior dúvida de quem monta um roteiro para conhecer o paraíso grego é com relação a quais ilhas visitar. A missão é mesmo difícil, afinal são mais de 6.000 opções de ilhas para admirar os incomparáveis tons de azul!

Para tentar clarear a sua cabeça, aqui vão algumas informações realmente úteis:

  • A Grécia é banhada por dois mares: o Egeu e o Jônico;
  • As ilhas mais caras, badaladas e conhecidas estão no mar Egeu, incluindo: Mykonos, Santorini, Delos, Ios, Rhodes, Milos e Paros. Essas ilhas ficam relativamente próximas umas das outras (como você pode ver no mapa) e são acessíveis por linhas de barcos regulares;

ilhas gregas

  • Por outro lado, as ilhas mais baratas (inclusive a que guarda uma das praias eleitas a mais bonita do mundo, em  Zakynthos) e também mais tranquilas estão no mar Jônico; Corfu e Kefalônia também estão daquele outro lado e tem paisagens de cair o queixo! Veja como elas ficam próximas:

ilhas gregas

  • Creta é a maior de todas as ilhas gregas e guarda algumas das melhores praias que conheci. É a que fica mais afastada do continente; Só nela existem 4 cidades, recomendo inclusive ficar em Chania. É praticamente obrigatório alugar um carro se quiser conhecer as praias de lá, pois ficam distantes umas das outras e não contam com transporte público eficiente.

ilhas gregas

Leia também: Quais são as melhores praias da ilha de Creta?

  • A Grécia tem um excelente sistema de ferrys (barcos que transportam passageiros e automóveis) que percorre praticamente todas as ilhas;
  • As ilhas com aeroporto são: Mykonos, Santorini, Rhodes, Creta, Corfu, Cefalônia e Zakynthos.
  • Boa parte desses aeroportos conectam destinos como Atenas e até outros países. Geralmente eles não ligam uma ilha a outra;

ilhas gregas

Se tiver alguma dúvida ou curiosidade deixe um comentário que respondo, mas em breve tentarei destrinchar essas informações um pouco mais, inclusive explicando como utilizar e comprar bilhetes dos ferrys.

Roteiros para todos os bolsos, gostos e ocasiões: encontre a sua opção!

Roteiro clássico de lua de mel pelas ilhas gregas: por onde começar?

Talvez a grande maioria das pessoas que visita a Grécia estejam celebrando alguma data importante como um casamento ou lua de mel. É tanto que muitos hotéis contam com estrutura específica para recepcionar casais enamorados.

Se você procura por um roteiro de lua de mel “ostentação” os destinos mais certos e cobiçados são Mykonos e Santorini ou apenas uma das duas ilhas.

ilhas gregas

Leia também: Onde ficar na ilha grega de Mykonos: conheça o Myconian Korali

Portanto essas duas são as que tem melhor infra estrutura para celebrar a lua de mel e, pelo que percebi é assim:

Mykonos é um destino exclusivo, caro e sofisticado, onde a pegada é mais glamurosa. Já Santorini é mais popular, menos badalada e melhor para quem pensa em economizar um pouco se comparado com a primeira opção.

É claro que isso não é regra e depende muito do seu perfil. Friso que essa foi a minha impressão ao passar alguns dias pelas duas ilhas e tentar perceber um pouco do público que as frequentava.

Se você vai visitar as duas ilhas gregas e quer saber quantos dias ficar em Mykonos e Santorini então sugiro separar três noites para a primeira e duas para a segunda, no mínimo! Do contrário, caso fique apenas em uma das ilhas, é possível gastar de duas a quatro noites em qualquer uma delas.

ilhas gregas

Se quiser sugestões de onde ficar em Mykonos ou Santorini, não deixe de ver as ofertas disponíveis no Booking.

Roteiro com amigos pelas ilhas gregas: balada, praias e muito mais!

Se você está com alguns amigos e quer curtição então esse roteiro vai agradar você. Mykonos e Santorini também são badaladas e contam com ótimas opções de festas, clubes e muito agito noturno, além de boas praias. Mas quando o assunto é festa, a cereja da Grécia é mesmo a ilha de Ios.

É tanto que Ios tem uma pegada meio roots com festas ao ar livre regadas a bebidas e muita pegação. O lugar é ideal para jovens e solteiros, mas também pode ser uma boa para quem quer curtir praias de nudismo e um pouco de sossego.

ilhas gregas

Se o seu intuito é curtir as festas de Ios, tente programar a sua estadia na ilha entre quinta a domingo, dias mais badalados. Não há muita informação na internet mas os melhores clubes da ilha são o Far Out Beach Club, Ios Sunset Cocktail Bar, Club 69 e muitos outros. Para ver o pôr do sol sem errar vá direto para o Pathos Lounge Bar e fique para o anoitecer que a diversão é garantida!

Além de combinar essas três fica viável ir também a Creta, que está relativamente próxima de Santorini e tem algumas das praias mais lindas que conheci na vida, é sério!

ilhas gregas

Portanto uma sugestão de roteiro para saber quantos dias ficar nas ilhas gregas, incluindo Ios e Creta fica assim:

  • 2-4 noites em Mykonos;
  • 2-3 noites para Ios;
  • 2-4 noites em Santorini;
  • 3-6 noites pra Creta;

Note que a minha sugestão parte do mínimo de dias que acredito ser viável para cada uma delas. Dizem também que a ilhas de Kos é bem agitada, mas infelizmente não pude conhecê-la. Alguém já foi? Deixa um comentário lá em baixo!

Roteiro econômico pelas ilhas gregas: escolha o mar Jônico e seja feliz!

Agora se você não se importa com a fama e quer mesmo economizar uma grana para conhecer as ilhas gregas, então nem tem o que pensar: vá para o lado oposto do glamour.

ilhas gregas

Tive o privilégio de conhecer a ilha de Zakynthos e me apaixonei por ela. Seus preços são mais acessíveis, é fato. Mas além disso, as praias também de lá são deliciosas. Sem contar que nessa ilha é que fica a Navagio Beach, praia que já foi eleita a mais bonita do mundo várias vezes.

Outra boa notícia é que da pra ir a Zakynthos de carro saindo de Atenas (combinando trecho terrestre + ferry). Eu mesmo aluguei um automóvel com preço bastante econômico em Atenas e zarpei para esse paraíso de carro. E posso dizer que valeu demais!

Se você está com uma ou mais pessoas e procura a forma mais econômica de chegar em Zakynthos pode alugar um carro sem medo. No meio do caminho ainda aproveitei para parar no canal de Corinto e saltar de bungee jumping. Experiência única e totalmente recomendada! Vou tentar escrever em detalhes sobre essa aventura também.

ilhas gregas

Se me perguntar quantos dias ficar em Zakynthos eu diria que o ideal mesmo seria uma semana, mesmo ficando só duas noites e conhecendo o “basicão”. O colega blogueiro Guilherme, do Quero Viajar Mais escreveu o post:  Roteiro completo e dicas sobre o que fazer em Zakynthos. Se vai pra lá vale dar uma lida, viu?

Além dessa ilha, me arrependi amargamente de não ter conhecido Corfu, considerada a pérola do mar Jônico. Isso sem contar as maravilhas que ouvi sobre a Cefalônia, que também fica para aquelas bandas. Para conhecer essas belezuras minha indicação seria separar pelo menos duas noites para cada uma delas.

Ilhas gregas: 4 ideias de roteiros para todos gostos, bolsos e ocasiões!

Clique em “Salvar” no pin acima se quiser ler depois e siga o Turisteiro no Pinterest!

Para quem não quer dirigir, todas essas três ilhas tem aeroportos e estão interligadas pelo sistema de ferrys grêgo. Inclusive para Zakynthos existem voos regulares de Atenas, Roma, Londres, Genebra, Viena e da vizinha Cefalônia. Então fica a dica!

Roteiro explorador das ilhas gregas: desbrave todos os tons de azul possíveis!

A minha intenção era conhecer o máximo possível nos arquipélagos das ilhas gregas. Tanto que, em meados de junho de 2017, tive o privilégio de visitar o país em uma viagem combinada com a Itália. Ao todo fiquei 18 dias só na Grécia, sendo que desses 14 dias foram dedicados exclusivamente as ilhas gregas. E confesso que gostaria de ter ficado mais!

ilhas gregas

Então o roteiro explorador combina tudo que já expliquei. Para quem quer conhecer todos os principais cantos daquele paraíso, segue a sugestão daquilo que deu certo pra mim. Depois de muito pesquisar fechei o meu roteiro da seguinte maneira:

  • chegada em Atenas (1 noite);
  • voo para Mykonos (3 noites) – não recomendo o ferry desde Atenas, pois o percurso é bastante longo;
  • ferry para Ios (2 noites);
  • ferry para Santorini (2 noites);
  • ferry para Creta (4 noites);
  • voo para Nápoles (Itália);
  • voo para Atenas e locação de carro/voo com saída para Zakynthos (2 noites);
  • retorno, passeios e saída de Atenas para o Brasil (2 noites);

Quando for montar seu roteiro leve em consideração vários fatores. Talvez a melhor dica que poderia dar é contabilizar os deslocamentos para aeroporto (e consequentemente o voo), o percurso de ferry e também trechos que serão feitos de carro. Tudo isso faz com que você gaste tempo e afetam na chegada e saída dos lugares que pretende visitar.

ilhas gregas

Explorando mais:

Além do roteiro que citei, se tivesse mais tempo certamente eu teria explorado Corfu, Cefalônia no mar Jônico e Rhodes, Milos e Paros no mar Egeu.

Se você conseguir conhecer todas as mesmas ilhas que visitei e mais essas últimas volte aqui e conte como foi!  

Clima na Grécia: quando visitar as ilhas gregas?

Saber qual é a melhor época para visitar a Grécia e as ilhas gregas depende muito do seu objetivo. Para pegar praia e curtir o sol o período correto para conhecer o país vai de maio a outubro, com ressalvas.

ilhas gregas

Maio e outubro são considerados meses de baixa temporada, quando os preços, a muvuca e o calor aliviam. Mas isso também significa algumas coisas: a água está mais gelada e as festas, baladas e tudo mais ficam escassas.

Para curtir agito, festas e muito calor então o melhor é visitar as ilhas gregas entre junho a setembro, período da alta temporada.

No inverno (de dezembro a março) não é recomendado visitar as ilhas, pois até mesmo os voos e ferrys são reduzidos. Muitos hotéis fecham e é impossível entrar na água. Nesse mesmo período é fácil encontrar até mesmo estações de esqui no norte do país, então se você não pode ir em outra época pode ser uma opção.

ilhas gregas

Fui em maio e o clima estava agradável, era possível entrar na água ainda meio que gelada. Vi muita coisa em reforma para receber os turistas no verão.

Conclusão: qual o melhor roteiro pelas ilhas gregas?

Bem, você já deve saber a resposta, mas não custa repetir: qualquer roteiro pelas ilhas gregas será fantástico! Resta saber da sua disponibilidade de tempo, dinheiro e disposição para vivenciar tudo que elas podem lhe oferecer. Mas saiba que, mesmo em crise, a Grécia é um país seguro, cheio de alegria, hospitalidade e diversão para todos os gostos e bolsos. Vá sem medo.

Faça suas reservas pelo nosso site e consiga descontos e vantagens especiais, confira:

Até logo!

Amilton Fortes
Siga:

Amilton Fortes

Administrador, agente de viagens, especialista em coaching, fotógrafo e um turisteiro nato que adora escrever contando especialmente as coisas que ninguém disse sobre os lugares que visita. Segue pelo mundo colecionando seus ímãs de geladeira. contato: [email protected]
Amilton Fortes
Siga:

12 thoughts on “Ilhas gregas: 4 ideias de roteiros para todos gostos, bolsos e ocasiões!

  1. Deisy Rodrigues says:

    Concordo plenamente qualquer roteiro pelas ilhas gregas já é maravilhoso, mas a vontade é sempre conhecer mais e olha que você fez um roteiro bem completo, adorei o post e todas as dicas. As fotos estão lindas.

  2. cleberyamamoto says:

    Gostei muito de sua sugestão para conhecer ao máximo as ilhas gregas. Grécia está na minha lista de prioridades para 2018, mas acho que vou dividir em 2 viagens, sendo cada viagem para conhecer metade das ilhas. Obrigado por compartilhar, post me ajudou muito.

  3. angiesantanna says:

    acho q a minha pegada eh santorini hein! mas claro q n deixarei de visitar mykonos e pagar de ryyyca haeuhaue gostei bastante da sua sugestão de dias, acho muito importante aproveitar cada ilha, se divertir e ao mesmo tempo curtir esse sol!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: