Lago di Sorapis: como chegar nesse paraíso das Dolomitas

Lago di Sorapis

Em meio aos Alpes Italianos e a cadeia montanhosa das Dolomitas está escondida uma das paisagens mais lindas que já visitei em toda a minha vida: o Lago di Sorapis. De cor bastante peculiar, o cenário se completa com uma montanha de três cumes que leva o nome de “dedo de Deus”. Prepare-se para uma jornada totalmente inesquecível.

Lago di Sorapis

O Lago di Sorapis é uma massa de água que está permanentemente represada no alto das montanhas dolomitas. Está localizado mais precisamente nos alpes italianos, na cidade de Cortina d’Ampezzo, a 150km de Veneza. Sua cor natural azul piscina existe em razão da concentração de calcário e outros minerais.

Preparativos para conhecer o Lago di Sorapis:

Antes de sair para o Lago di Sorapis, acompanhe o check-list:

Estar com a saúde em dia;

Você não precisa ser um atleta, inclusive eu vi muitas famílias com crianças e pessoas idosas fazendo a trilha. Mesmo sendo um percurso longo você pode parar e descansar quantas vezes quiser.

Vestir roupas leves e confortáveis;

Procure vestir algo que te deixe à vontade para caminhar e leve um agasalho, pois mesmo no verão é comum fazer um friozinho, afinal é uma região montanhosa e em algumas parte bate pouco sol;

Lago di Sorapis

Tênis adequado para caminhar;

A trilha é longa e calçar algo que não traga conforto também pode prejudicar o seu passeio.

✓ Água, muita água e outros líquidos que quiser;

Mesmo tendo alguns pontos com nascentes e cursos d’água potável, sugiro que leve líquidos (sobretudo água) para beber ao longo da caminhada. Congelamos algumas garrafas d’água e foi ótimo ir bebendo durante o caminho.

Lago di Sorapis

Lanches para fazer um piquenique;

Quase todo mundo leva lanche para comer ao final da trilha, portanto monte sanduíches ou leve a comida que preferir para desfrutar de um delicioso momento nas margens do lago.

Protetor solar;

Mesmo não tendo aquele solzão, o protetor solar é indispensável para todas as ocasiões.

Lago di Sorapis

Uma toalha ou canga para relaxar nas margens do lago;

Apesar de ter uma área gramada é muito mais confortável deitar ou sentar-se numa toalha ou canga, percebi que quase todos levam.

Roupa de banho se pretende nadar (adianto que a água é bem gelada!);

Aventurei colocar meus pés na água e mesmo estando louco para nadar não tive coragem. Vi uma única pessoa nadando no lago e ainda que do lado de fora o calor fosse enorme, só pensei no frio que sentiria depois.

Lago di Sorapis

Como chegar no Lago di Sorapis?

O lago de Sorapis fica a poucos minutos do centro de Cortina d’Ampezzo. O melhor jeito de chegar é de carro, basta colocar no gps “Passo Tre Croci”. Ali tem uma área dos dois lados da rodovia que permitem estacionar gratuitamente o carro.

Você também pode chegar até lá de moto, com uma bicicleta (prefira a elétrica) ou de ônibus. A linha regular Cortina – Misurina Genzianella tem duas saídas diárias.

Uma vez em Tre Croci, prepare-se para iniciar a caminhada. Bem ali está uma placa que fica na entrada do Parco Naturalle delle Dolomiti d’Ampezzo e traz algumas informações sobre as trilhas.

O percurso total desse ponto até o Lago di Sorapis tem cerca de 5200 metros. Os aclives e declives somam aproximados 200 metros. A trilha tem duração de aproximadamente 2h30 para a ida e o mesmo tempo para a volta, considerando uma caminhada com muitas paradas.

Lago di Sorapis

A trilha

Gastei por volta de 2 horas caminhando e passando por montanhas, florestas e vales totalmente incríveis, de deixar qualquer um boquiaberto. Mesmo parando muitas vezes para fotos e também para tomar água, a caminhada foi relativamente tranquila. Alguns trechos são mais íngremes e estreitos, porém nada que ofereça dificuldade ou perigo.

Lago di Sorapis

Como já citei, vi muitos idosos, crianças, famílias e também alguns cachorros com seus donos. Se tiver alguma dúvida durante a trilha pergunte aos turistas que estão sempre indo e vindo pelo caminho que inclusive é super bem demarcado.

Ao seguir a trilha, na primeira bifurcação vá no sentido para baixo (lado esquerdo). Nas demais, siga as placas para o Rifugio Vandelli, local que tem quartos para até 8 pessoas, banho quente e comida simples, tudo quase na borda do lago, ideal para quem quiser passar mais de um dia por lá.

Lago di Sorapis

O lago di Sorapis

Quando chegar no Lago di Sorapis terá a recompensa do visual que valerá todo o esforço. O lugar é pitoresco, super peculiar e causa impacto mesmo em que já está acostumado a ver muitas belezas naturais.

A água azul piscina contornada pelas montanhas é de deixar qualquer um impressionado. Queria ficar por ali uns dias, acampar e ver à noite estrelada.

Lago di Sorapis

Aproveite para relaxar por ali algumas horas e fazer quantas fotos quiser. Uma boa sugestão é contornar todo o lago, observando a sua paisagem dos mais diversos ângulos.

Na volta, o percurso levou cerca de 1h45. E não vou dizer que não foi cansativo, mas foi um dia delicioso em contato com a natureza e muitas belezas, inclusive um dos dias que mais gostei da minha viagem!

Qual a melhor época para visitar o Lago di Sorapis?

Por estar justamente entre as montanhas, a melhor época para visitar o lago di Sorapis vai de maio até outubro. É justamente nessa época que o clima fica mais ameno.

Lago di Sorapis

Suponho que no inverno europeu (teoricamente de 21 de dezembro a 20 de março) seja o período mais difícil. Pode ser até necessário equipamentos especiais e não encontrei nenhum relato sequer de alguém que o tenha feito.

Então se você vai a Veneza ou pretende explorar a região dos alpes italianos, considere muito desbravar os caminhos e conhecer esse lago fantástico! Depois volte por aqui e conte como foi a sua experiência.

Faça suas reservas pelo nosso site e consiga descontos e vantagens especiais, confira:
chip internacionalpassagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Até logo!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Amilton Fortes
Siga:

Amilton Fortes

Administrador, agente de viagens, especialista em coaching, fotógrafo e um turisteiro nato que adora escrever contando especialmente as coisas que ninguém disse sobre os lugares que visita. Segue pelo mundo colecionando seus ímãs de geladeira. contato: [email protected]
Amilton Fortes
Siga:

24 thoughts on “Lago di Sorapis: como chegar nesse paraíso das Dolomitas

  1. Mapa na Mão says:

    O que é o azul deste Lago di Sorapis? Minha nossa, que coisa mais linda! Eu adorei as fotos, as dicas, saber desta trilha maravilhosa. Deu muita vontade de ir.

  2. cwrgutierrez says:

    Achei impressionante a cor da água do lago, muita linda mesmo, adora conhecer parques assim, vou colocar na lista de parque que quero conhecer.

  3. Deisy Rodrigues says:

    Eu tinha lido o post sobre o roteiro e já tava ansiosa pra ver como foi a experiência, tô apaixonada pelo Lago di Sorapi, achei a trilha super tranquila e o clima estava bem favorável, o céu tá lindo e deixou o cenário perfeito. Valeu pela dica e por compartilhar esse beleza natural dos alpes italianos que não estão devendo nada a Suíça.

  4. CAROL MAGNONI says:

    Que lugar incrível! Estou com viagem marcada para a Italia em dezembro e queria ir para essa região em 31/12 a 02/01, saindo de Veneza; você tem mais alguma informação sobre esse passeio no inverno? As estradas ficam cobertas de neve? Tenho receio de dirigir nessas condições. Será que existe algum tipo de serviço de transfer que leve para os passeios?
    Grata pelo post

    • turisteiro says:

      Oi Carol! Pelo que vi a região não tem tanta neve assim e o frio pega mesmo a partir de janeiro. De qualquer forma, quando for alugar o carro a locadora provavelmente irá lhe explicar sobre todas as condições, deve ficar linda a região toda coberta de neve, espero que aproveite!

  5. Ruthia says:

    A caminhada de 5,2 km parece-me tranquila e o objetivo final compensa largamente o esforço. Que cores maravilhosas. Para esses lagos só fui ao clássico lago Como.
    Abraço

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: