Descubra um diferente turismo em Gramado: rafting, tirolesa e muito mais!

turismo em Gramado

A serra gaúcha sempre é lembrada por paisagens incríveis, excelente gastronomia e uma sensação de estar fora do Brasil, certo? O que talvez você não saiba é que, além da comilança, dos parques temáticos e daquele friozinho, o turismo em Gramado também pode ser muito radical. Bem pertinho de lá está o Raft Adventure Park, um complexo de atividades que oferecem muita aventura para todas as idades. Vem ver!

Descubra outro turismo em Gramado!

Querendo diversificar um pouco o meu roteiro de turismo em Gramado acabei me deparando com o Raft Adventure Park, um parque de aventuras na cidade de Três Coroas (cerca de 40 minutos de Gramado) e onde recomendo passar um dia inteiro curtindo as mais diversas atividades.

turismo em Gramado

Rafting

A cidade de Três Coroas está entre as principais rotas de rafting do Brasil e destaca-se como uma das mais importante na região sul. Cheguei cedo e queria curtir logo essa que é uma das minhas atividades favoritas.

turismo em Gramado

Logo após passar na recepção você irá receber os equipamentos (colete e remo estão inclusos) e instruções. Recomendo alugar a roupa de neoprene e também as botas, afinal as águas do Rio Paranhana costumam ser geladas a maior parte do ano. O percurso completo dura cerca de 2 horas e meia.

Outra dica é fazer o rafting entre novembro a março, quando as temperaturas costumam ser mais altas. São várias saídas diariamente nos finais de semana (em dias de semana somente com agendamento) e recomendo realizar a atividade o mais próximo do meio dia possível, afinal as temperaturas costumam ter seus picos de máxima por volta desse horário.

turismo em Gramado

Devidamente preparados, embarcamos no animado ônibus que nos levaria até o início da aventura. Já na barragem das laranjeiras e com os botes na água, começamos a remar. Aos poucos foram surgindo as primeiras quedas d´água e já dava pra sentir a adrenalina.

turismo em Gramado

Como aquele dia de março estava muito agradável no quesito temperatura, paramos algumas vezes para nadar e praticar alguns pulos das pedras. Tivemos também alguns momentos de flutuações e até brincamos de escorregar no toboágua radical, fazendo um “trenzinho”.

turismo em Gramado

Teve ainda um momento de surf no bote, onde todos ficaram de pé. Ao longo do percurso descemos algumas quedas mais radicais, mas tudo foi muito tranquilo mesmo para quem nunca tinha feito rafting na vida, inclusive tinha uma menina corajosa no mesmo bote que eu que sequer sabia nadar e estava lá toda empolgada!

O rafting pode ser praticado por pessoas a partir de 5 anos de idade e não é recomendado para gestantes e cardíacos. Ao longo do percurso são registradas fotos (e também a filmagem) que podem ser adquiridas separadamente ao final do passeio. Ainda é possível ir com a sua própria câmera, recomendo que seja própria para atividades na água.

turismo em Gramado

Caso não queira alugar as vestimentas disponíveis recomendo levar outra peça de roupa (inclusive íntima) para trocar após a atividade. O uso de calçado também é obrigatório (é possível alugar também as botas de borracha) então se for de tênis leve mais de um par.

Almoço

O Raft Adventure Park conta com uma excelente estrutura que engloba o restaurante onde experimentei um saboroso cardápio logo após terminar a primeira atividade do dia.

Para quem vai passar o dia inteiro recomendo muito almoçar por lá. São várias opções que incluem também pratos fitness e sobremesas, com buffet livre. O espaço também serve lanches e café da manhã, consulte mais detalhes na recepção.

Rapel

Terminado o almoço era hora de conhecer o rapel do parque. Recebemos os equipamentos de segurança e caminhamos por uma curta trilha até o paredão de vinte e cinco metros de altura.

turismo em Gramado

Já com as cordas devidamente posicionadas, nosso instrutor passou as orientações da atividade e então começamos a descida. Inevitável sentir aquele frio na barriga quando olhava para baixo, mas foi super tranquilo.

Já nessa atividade a idade mínima é de 10 anos, excluídas também as gestantes, pessoas cardíacas, com problemas na coluna ou peso acima de 120 kg. É recomendado utilizar roupas leves e o uso de calçado é obrigatório.

turismo em Gramado

Fiquei impressionado que não só no rapel, como em várias outras atividades do parque, pessoas que disseram ter mais de sessenta anos estavam cheias de disposição para se aventurar em tudo, adorei aquilo!

Tirolesa

A tirolesa do parque também é muito interessante. São dois trechos que somam um percurso superior a 1,2 quilômetros e é considerada a maior da região.

turismo em Gramado.

A saída acontece do estacionamento, sendo que um carro do parque leva os aventureiros até o ponto da primeira descida. Já com os equipamentos, é só dar impulso e sobrevoar entre árvores e até mesmo o rio que passa por ali.

No segundo trecho a velocidade é o grande destaque. Com um modelo de duas pontas trazido da Austrália, nesse percurso você vai literalmente voar em direção ao ponto inicial da atividade. Quando chega no final a adrenalina é certa com uma freada emocionante, mas tudo monitorado e bastante seguro.

turismo em Gramado

Essa atividade não tem limite de idade, apenas crianças ou pessoas com peso inferior a 45 kg precisam ir com alguém no primeiro trecho. O peso máximo permitido é de 150 kg.

Outras atividades

Além de tudo que mencionei, no Raft Adventure Park você pode usufrui de paintball, arco e flecha, arvorismo, tiro ao alvo, playground infantil, duck, rafting noturno e camping, tudo numa gigantesca área verde que possui área para churrasco e trilhas. O complexo também conta com vestiários equipados inclusive com chuveiros.

Ao final do dia voltei para Gramado para seguir com as típicas atividades de lá, mas confesso que essa escapada aventureira totalmente fora do “roteirão turístico” da serra gaúcha foi a cereja do bolo nessa viagem. Super recomendo!

Raft Adventure Park
www.raft.com.br
Estrada Barro Preto , nº3.155 em Três Coroas/RS
contato@hotelqueroquero.com.br
F: (51) 99613-9232 (whatsapp)
Curta e siga também no facebook e instagram

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | chip internacional| passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!

Até logo!

Amilton Fortes
Siga:

Amilton Fortes

Administrador, agente de viagens, especialista em coaching, fotógrafo e um turisteiro nato que adora escrever contando especialmente as coisas que ninguém disse sobre os lugares que visita. Segue pelo mundo colecionando seus ímãs de geladeira. contato: turisteiro@hotmail.com.
Amilton Fortes
Siga:

19 comentários em “Descubra um diferente turismo em Gramado: rafting, tirolesa e muito mais!

  • 20/04/2017 em 10:44
    Permalink

    Olha só, que legal! Eu não sabia destas atrações mais radicais, hehehehe. Bom saber. E que lindas fotos, hein?

    Resposta
  • 20/04/2017 em 11:56
    Permalink

    Oi Amilton,
    Sério que tem turismo de aventura em Gramado também! Nossa, super curti o post. Eu não fazia ideia disto!
    Abs, Marlise

    Resposta
  • 20/04/2017 em 13:21
    Permalink

    Olaaa
    Nossa morro de vontade de fazer turismo aventura. Nunca fiz e não sabia que em Gramado tinha.
    Obrigada por compartilhar essas dicas.

    Abraços
    Thais

    Resposta
  • 20/04/2017 em 17:57
    Permalink

    Quanta aventura legal hein?! Gostei especialmente da paisagem vista da tirolesa. Quando estive em Gramado a primeira vez, muitos e muitos anos atrás, quase fiz rafting, mas era junho ou julho e as temperaturas estavam em torno do 1 negativo, então a galera amarelou. rsrs

    Resposta
  • 20/04/2017 em 18:24
    Permalink

    Que demais, Amilton! Ótimo você compartilhar informações desse tipo, pois da mesma forma que não sabia que a região oferecia esse tipo de passeio, outras pessoas podem também não saber. Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    Resposta
  • 21/04/2017 em 11:18
    Permalink

    Nossa. Tudo isso é Gramado mesmo ? bem diferente de tudo que eu já tinha ouvido falar de lá!
    Bom saber ! Obrigado por compartilhar.

    Resposta
  • 21/04/2017 em 20:20
    Permalink

    Não sabia que em Gramado tinha turismo de aventura assim! Curti muito as dicas, principalmente a ideia de fazer rafting por lá. Quero conhecer a cidade e aproveitar isto tudo!

    Um abraço!

    Resposta
  • 24/04/2017 em 10:14
    Permalink

    Quem diria que Gramado oferece essa aventura toda. Show de bola!
    Nunca fiz este tipo de esporte, mas vendo estas fotos, fiquei tentada … quem sabe um dia Três Coroas esteja nos meus planos e eu possa realizar esta façanha, rsrs.

    Abraços!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: