Praia em Fernando de Noronha: a baía do Sancho está entre as melhores do mundo!

198185_10150113405067672_2196615_n

A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, já foi eleita duas vezes como a melhor praia do planeta, segundo pesquisa divulgada pelo site de viagens TripAdvisor. O detalhe é que esta praia foi a única brasileira entre as dez mais bem avaliadas no mundo. E ela permanece nessa lista pela terceira vez. Claro que isso não acontece por acaso.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Localizada a oeste do Morro Dois Irmãos (aqueles famosos pelo por do sol, que todo mundo faz fotos com eles ao fundo) e a leste da Baía dos Golfinhos, a Praia do Sancho é ponto certeiro de todos os visitantes que desembarcam no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Leia também: Guia Completíssimo do Paraíso de Fernando de Noronha

Como chegar

Para chegar até ela, é preciso alugar uma bike, moto ou mesmo um buggy, a não ser que queira realmente fazer uma longa caminhada pelas estradas de terra até chegar na entrada da plataforma de madeira, onde tem início uma nova trilha só que com toda infra-estrutura, chuveiros, lojinha de souvenirs e lanchonete. Se não levou seu lanche é bom comer algo ali mesmo pagando caro, afinal não vale a pena enfrentar todo percurso que ainda falta pra ficar pouquinho tempo. Uma boa opção para se deslocar da “cidade” até o limite de acesso aos carros é pegar carona. Na ilha, todo mundo é super de boa quanto a isso, inclusive veículos “oficiais” da administração também oferecem carona. Não se intimide: vá pra beira da estrada e levante o dedinho que de carona em carona você economiza uma boa grana no final do passeio. Já peguei carona até em ônibus escolar.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Leia também: Festival Zé Maria, o sabor de Noronha está aqui!

O que levar

Sempre que fui à Praia do Sancho, levei minha mochila com biscoitos, água, sanduíche e até enlatados. Dá sim pra forrar uma canga e fazer um pique-nique numa área de sombra perto das árvores que margeiam o morro. Claro que não dá pra esquecer do protetor solar, chapéu, óculos de sol.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

A escadaria

Passados alguns minutos de caminhada desta plataforma que falei acima, chegamos ao mirante. O desafio que para quem é marinheiro de primeira viagem pode até assustar um pouco, mas o paraíso compensa, e muito! Você precisa descer as escadas instaladas entre duas formações rochosas e se alguém estiver subindo espere a pessoa chegar lá em cima, pois só sobe ou desce uma pessoa por vez. São três lances (dois de ferro e um de pedra) que somam 40 degraus. Na alta estação dá até pra formar fila de espera.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

A dica é descer devagar, degrau a degrau para evitar qualquer escorregão, ainda mais com os pés muitas vezes com areia e caçando sandálias. Por estar bem isolada, a praia é coberta por vegetação nativa e por lá muitos pássaros fazem seus ninhos. É fácil ver as espécies passeando sobre o paraíso. Você vai notar também uma infinidade de mabuias, as famosas lagartixas de Noronha, que estão por toda parte. Ao chegar na praia, feche bem suas bolsas, mochilas e sacolas, senão elas são capazes de pegar uma carona até seu hotel ou quem sabe cruzar o oceano.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Vamos ao que mais interessa: a praia. O Sancho tem areia branquinha, mar normalmente calmo mas dependendo da época do ano as ondas chegam bem altas. O mar verde-esmeralda tem águas cristalinas e permite que os visitantes usem o snorkel para admirar os diversos tipos de peixes e também as tartarugas e arraias que por ali passeiam com frequência. Quando você desde o morro, vai ver do lado direito da praia umas pedras maiores, por ali se concentram os turistas que querem usar o equipamento. Mas fique atento para não se empolgar demais com o visual e se deixar levar para a parte mais funda do mar. Existe correnteza e é preciso estar atento.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Algumas vezes entrei na Praia do Sancho repleta de arraias, muitas filhotes. E aí todo cuidado é pouco para não pisar naquele bicho que se esconde na areia e pode picar com a sua cauda. Confesso que tive um pouco de medo tamanha era a quantidade de arraias.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Ali é permitida a parada de embarcações, portanto, é bem comum você visualizar lanchas e barcos de turismo ancorados. Os barcos saem da Praia do Porto e é uma oportunidade para você já fazer um passeio na embarcação observando os golfinhos que quase sempre seguem o barco em todo seu trajeto.  Os tripulantes podem e devem pular ao mar para curtir a praia do Sancho, em Fernando de Noronha.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Claro que esses, vão com tempo marcado. De fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício. A entrada para essas cachoeiras fica no lado esquerdo da praia (pra quem desce do morro). Na época da desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), a visita à praia é proibida no horário entre 18h e 6h.

Cuidados

É bom sempre ter cuidado com a tabua de marés dia a dia, pois se você for descer a Praia do Sancho pra de lá seguir para outras próximas caminhando pelas pedras (o que é perfeitamente possível) deve estar ligado no sobe e desce das marés para não entrar numa fria e ficar “preso” em algum trecho sem ter como voltar. Já aconteceu comigo (não me recordo em qual praia) mas o desespero foi tanto que larguei da rocha em que me segurava meu tênis e por muito pouco não caí no mar por causa do lodo das rochas.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha: entre as melhores do Brasil

Cuidados nunca são demais. Atentos a tudo isso, o importante agora é curtir cada palmo dessa praia incrivelmente linda. Se o tempo médio de permanência na ilha for de 3 a 4 dias, sugiro que fique na praia do sancho pelo menos uma manhã ou uma tarde inteira. É suficiente para aproveitar este cenário cinematográfico e seguir para outro destino. Você pode conhecer todas as praias da ilha, mas com certeza a Baía do Sancho está entre as suas favoritas.

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | chip internacional | passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!

Até logo!

Fabiano Antunes
Siga:

Fabiano Antunes

Turisteiro desde sempre, já rodou por 26 países e a maioria dos estados brasileiros, mas quer visitar o mundo inteiro. É jornalista de formação, escritor nas horas vagas e tem dois livros publicados. Um cara do tipo que vive pensando e planejando viajar. Adora mapas, coleciona bandeirinhas dos países e também bonequinhos caricatos de chumbo. E-mails para [email protected]
Fabiano Antunes
Siga:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: