Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

200687_10150113206787672_1543415_n

Iniciamos uma série de reportagens sobre as melhores praias do Nordeste, já que estamos em pleno verão. Como bom pernambucano, eu não poderia deixar de começar pela minha terrinha que tem uma das praias urbanas mais famosas do Brasil: a de Boa Viagem. Localizada na capital de Pernambuco, Recife, ficou famosa pelos ataques de tubarões, principalmente na última década. A orla conta com diversas placas de advertência sobre o risco desses animais.

Aliás, essas placas viraram atração turística, não são poucos os visitantes que posam embaixo das placas para mostrar que ali já estiveram. Pena que os comerciantes do local não souberam fazer do limão uma limonada, por exemplo, vendendo bolinho de tubarão ou caldinho do mesmo. No Pantanal, é possível comprar caldinho de piranha e em Fernando de Noronha existe o famoso bolinho de “tubalhau”, por exemplo. Neste post, vou te dar dicas para curtir a praia de Boa Viagem, no Recife.

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

É possível tomar banho, sim!

Os ataques não acontecem todos os dias e existem sim formas seguras de se banhar nas água da praia de Boa Viagem. Para isso existem postos e equipes do Corpo de Bombeiros. Basta seguir as orientações que basicamente são: tomar banho com água até a altura da cintura, não entrar com bebida alcoólica no mar, e jamais ultrapassar a área dos arrecifes (paredão de corais que deu origem ao nome da cidade).

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

A praia é um ambiente super família, com idosos e crianças principalmente nas primeiras horas da manhã quando o sol está mais fraco. E por falar em sol, se você quer aproveitá-lo bem, é bom não ir muito tarde para a praia porque com o paredão de edifícios construídos na orla (muitos chegam a passar dos 40 andares), depois das 15h, praticamente já não tem mais sol.

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

Onde comer:

Ao longo de toda faixa de areia, você vai encontrar ambulantes vendendo de tudo: tênis falsificado, quadros, artesanatos de barro, óculos de sol “piratex”, entre outros. No quesito gastronomia, é um festival de gente ofertando seus produtos: queijo assado na brasa, caldinho de feijão, ostra, camarão, e por aí vai. Tem hora que falta paciência para dizer tanto “não, obrigado”. Como se não bastassem os que vendem comida ainda tem os repentistas e as ciganas oferecendo seus serviços de cantoria e leitura do futuro. Mas já que estamos na praia, vamos relaxar!

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

Embora esteja sempre fazendo muito calor, é super comum ver a galera comprando o caldinho de feijão, peixe ou camarão. Uma delícia que já faz parte da tradição de quem vai à praia. Não deixe de provar! Se quiser almoçar na areia mesmo é possível. Os vendedores de peixe passam com as bandejas e você escolhe pescado. Eles então preparam a comida em algum local (apartamento ou restaurante) próximo à praia em alguns minutinhos leva a comida até você.

Se quiser comer fora dali, o bairro conta com diversas opções de bares e restaurantes, não muito distantes da avenida beira mar. Entre eles Chica Pitanga, Parraxaxá, Ilha dos Navegantes. Na orla existem alguns, mas são bem poucos. E entre eles está o Entre Amigos Praia, que já fomos conhecer e postamos sobre o lugar. Clique aqui pra saber mais do estabelecimento. Se quiser fazer apenas um lanche, uma boa opção é a Padaria Boa Vigem, que fica na própria avenida. Uma opção para happy hour pode ser o Gato Beer, confere aqui nosso post sobre este point.

Leia também outros posts sobre bares e restaurantes da Zona Zul do Recife:

Gato Beer:novo point de Boa Viagem

Entre Amigos Praia: um convite ao que há de melhor na Gastronomia do Recife

Infra-Estrutura

A orla conta com diversos chuveiros para tirar o excesso de areia no corpo e dar aquela refrescada, afinal o calor é grande o ano inteiro. Se estiver de carro, é bom ir cedo porque achar uma vaga de estacionamento na orla é um verdadeiro desafio. Mas fica a dica: pode deixá-lo em algum supermercado próximo (a exemplo do Carrefour da avenida Domingos Ferreira) que não cobra estacionamento e basta andar duas quadras e já está na praia.

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

A barraca mais famosa da praia é sem dúvida a do “Pezão”, localizada nas proximidades do Segundo Jardim. É lá onde fica a galera mais descolada e “fina” da cidade. O diferencial está no acesso aos guarda-sois com tapetes em forma de pé no chão para que os clientes não queimem os pés na areia. E também no capricho dos drinques feitos praticamente numa estrutura de bar. Para isso, claro que se paga mais caro.

Leia também:

Pernambuco além dos tubarões e do Carnaval

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

À noite, vale a pena a caminhada pelo calçadão. Pelos quiosques, açaí, sucos, petiscos como empadinhas e claro, água de coco. A orla fica bem movimentada neste horário. Gente pra lá e pra cá cuidando da saúde e também paquerando. É comum à noite grupos de amigos levarem redes para jogos de vôlei.

Também existem quadras de tênis e parque infantil já nas proximidades da Praia do Pina, que fica na sequência da praia de Boa Viagem.

Dicas para você curtir a Praia de Boa Viagem, no Recife

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | chip internacional | passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!

Até logo!

Fabiano Antunes
Siga:

Fabiano Antunes

Turisteiro desde sempre, já rodou por 26 países e a maioria dos estados brasileiros, mas quer visitar o mundo inteiro. É jornalista de formação, escritor nas horas vagas e tem dois livros publicados. Um cara do tipo que vive pensando e planejando viajar. Adora mapas, coleciona bandeirinhas dos países e também bonequinhos caricatos de chumbo. E-mails para [email protected]
Fabiano Antunes
Siga:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: