Dicas de como escolher o seguro viagem

Novas-regras-seguro-viagem

Destino escolhido, passagem comprada, hotéis reservados e o que mais falta pra o planejamento da viagem? Isso mesmo, o seguro viagem, que não deve ser deixado de lado, inclusive porque ele é um dos itens que pode te ajudar a passar pela inspeção da polícia federal. Em países como Inglaterra e Estados Unidos, por exemplo, quanto mais documentos você estiver em mãos assegurando que está viajando a turismo, melhor! E o seguro viagem é um deles. Sem falar de sua primordial importância e função que é de fato assegurar seu atendimento médico e hospitalar no exterior cobrindo as despesas que venha a pagar. Neste post, explico como você deve escolher seu seguro viagem.

dicas como escolher seguro viagem

Leia também: Vantagens incríveis do chip internacional com internet no exterior

Principais dicas de como escolher o seguro viagem

Claro que ninguém quer usá-lo, mas acidentes acontecem e é preciso estar precavido para não voltar falido da viagem, por ter acreditado piamente na sorte. Eu mesmo nunca viajei pro exterior sem fazer um seguro viagem, mesmo que fosse dos mais básicos. Neste post vou te dar algumas dicas de como escolhê-lo. Lembre-se que no exterior principalmente os gastos com atendimento médico e hospitalar são exorbitantes, portanto, o ideal é um seguro viagem que tenha uma cobertura razoável senão os gastos com quaisquer acidente que venha a ocorrer podem superar e muito o da tão sonhada viagem.

dicas como escolher seguro viagemQue valor adquirir de cobertura?

Dentre as dicas de como escolher o seguro viagem, está o quesito custo, que depende basicamente de dois fatores: país de destino e quantidade de dias que vai ter a cobertura. É preciso saber que tipo de cobertura você precisa. Por exemplo, se vai viajar para países exóticos onde existem passeios com maiores riscos a exemplo de mergulho com tubarão, andar de elefante, escalada de montanhas, o ideal é que você faça um seguro mais amplo. Muita gente contrata um valor de cobertura básico, mas este às vezes não contempla todos os gastos. Se possível, vale a pena pesquisar sobre quanto custa uma diária de hospital ou intervenção cirúrgica no país que você vai visitar. Daí, o viajante embarca com mais segurança sobre a cobertura do seguro. Eles variam de 30 mil a 1 milhão de dólares, muitos agentes de viagens indicam um mínimo de 50 mil dólares de cobertura.

Os Estados Unidos, por exemplo, é um dos líderes mundiais de custos de serviços médicos e para complicar ainda mais a situação o sistema público de saúde é restrito a cidadãos locais, daí a importância de uma cobertura maior para quem vai à Terra do Tio Sam. Existem sites que facilitam a pesquisa sobre gastos médios com saúde nos mais diversos países. Já que falei dos EUA, aí vai o comparativo: custa 71% mais que aqui no Brasil. O site de pesquisa é o My TravelCost.com.

seguro-viagem1

Pesquise agora mesmo as melhores opções de seguro viagem!

O que cobre o Seguro Viagem?

As coberturas mais comuns do seguro viagem são para morte acidental e assistência médica. Os mais completos vão bem além disso. Oferecem cobertura para cancelamento de viagem, assistência jurídica, extravio e atraso de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, passagem de ida e volta para um familiar, etc. Às vezes a diferença de preço nem é tanta, mas o seguro muda e muito no quesito cobertura. Os preços variam normalmente a partir de 70 reais podendo chegar a 500,00 ou mais.

Informe-se sobre doenças já existentes

Na maioria dos casos, os seguros de viagem não cobrem doenças que o viajante já possua antes de contratar o serviço. Por isso, quem sofre do coração, epilepsia ou coisas do tipo deve se informar bem antes de contratar o seguro para não comprar gato por lebre.

dicas como escolher seguro viagem

Você pode ter seguro e nem sabe

Outra dica de como escolher o seguro viagem diz respeito a um benefício que muita gente possui e até desconhece. Alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem sem qualquer custo ao usuário. O meu por exemplo, Mastercard, não foi usado ainda mas já soube na minha agência bancária que tenho esse benefício. A dica é: olhar bem que cobertura ele vai dar e se estiver de acordo com suas necessidades aí sim vai ser uma mão na roda. Um gasto a menos antes de viajar. Como muita gente nem sabe que tem esse direito por causa do uso do cartão, vale a pena ligar pro seu banco e se informar.

É comum que as agências de viagem ofereçam dentro dos seus pacotes o seguro, que às vezes chega a vir como bônus se a viagem for paga no cartão de crédito. Fique atento a essas “promoções”, faça a cotação do pacote sem o seguro e veja quanto ele custa separadamente para ver o que realmente compensa.

dicas como escolher seguro viagem

Quando o Seguro Viagem é obrigatório

Como citei antes, o seguro viagem também é um dos itens que vai te ajudar a entrar no país de destino. Alguns países exigem o seguro como obrigatoriedade. A maior parte deles fica na Europa. Isso deve-se ao Tratado de Schengen, que exige que o turista tenha um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. Em Cuba também é exigido o seguro viagem, que pode ser comprado no próprio aeroporto. E na Austrália a exigência é feita aos estudantes de intercâmbio, que devem ter o seguro saúde Overseas Students Health Cover (OSHC).

Particularmente, nunca acionei o seguro viagem, mas sempre viajei com ele por questão de segurança. Ele é uma espécie de seu plano de saúde fora do Brasil e do mesmo jeito que aqui é difícil viver sem um, fora então não deve ser nada fácil, ainda mais em lugares onde a língua não é a nossa, muitas vezes sem familiares por perto, então é um gasto que vejo como realmente necessário.

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | chip internacional| passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem | passeios

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá em baixo!

Até logo!

Fabiano Antunes
Siga:

Fabiano Antunes

Turisteiro desde sempre, já rodou por 26 países e a maioria dos estados brasileiros, mas quer visitar o mundo inteiro. É jornalista de formação, escritor nas horas vagas e tem dois livros publicados. Um cara do tipo que vive pensando e planejando viajar. Adora mapas, coleciona bandeirinhas dos países e também bonequinhos caricatos de chumbo. E-mails para [email protected]
Fabiano Antunes
Siga:

2 thoughts on “Dicas de como escolher o seguro viagem

  1. papodmochileiro says:

    Fui para Cuba e no ano passado e não lembro de terem me exigido o seguro viagem. Não sei se já estava incluso na diária do hotel, fiz numa agência. Muito útil o post! Parabéns!

    • turisteiro says:

      Obrigado pelo elogio. Essa exigência de seguro vai de acordo com cada país e pode sofrer alterações. O ideal é que o viajante pesquise sobre o país que vai para saber da exigência. Muitas vezes o seguro é pago no próprio aeroporto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: