Geiser del tatio e povoado de machuca: um dos principais passeios do Atacama

geiser del tatio

A quase  100 km ao norte de San Pedro de Atacama está uma das principais atrações da região: o Geiser del Tatio. Trata-se de uma área bastante peculiar onde a água subterrânea entra em contato com rochas e a lava vulcânica, formando jatos de ebulição e muita fumaça, de uma beleza única.

Geiser del tatio 9

  • PROCURANDO ONDE SE HOSPEDAR EM SAN PEDRO DE ATACAMA: Separamos opções de ofertas com descontos para você!

O passeio:

Fizemos o passeio com a Grado 10, uma das empresas mais recomendadas nos relatos de viagem, sobretudo por brasileiros.

Para esse passeio, a agência geralmente pega você em seu hotel antes do amanhecer, por volta das 4:30 da manhã. É preciso sair assim tão cedo porque justamente o contraste das temperaturas é que torna o fenômeno possível de ser observado em sua melhor forma.

A explicação é a seguinte: na medida em que a temperatura do ambiente está fria e a água quente sai das crateras, cria-se uma espécie de condensação, permitindo então visualizar o fenômeno.

geiser del tatio 3

* À medida que a temperatura do dia sobe este fenômeno continua a acontecer, mas não é visto com tanta facilidade, por isso o ideal é chegar cedo.

Assim, com as condições de elevadas temperaturas e pressões, a água entra  em ebulição e é obrigada a sair pelas fendas que se abrem no solo, dando um incrível visual do amanhecer aos turisteiros que podem contemplar os jatos em ebulição, que podem esguichar água em até a cinco metros de altura!

O Geiser del tatio fica alto, está situado a 4.300 metros de altitude, o que faz deste passeio não recomendável para os primeiros dias na região.  A dica é deixa-lo para ser feito após alguns dias de aclimatação. Devido a altitude e o horário que o passeio é feito, o frio pode atingir os 25 graus negativos momentos antes da alvorada, então vá preparado!

Geiser del tatio 4

Piscinas termais:

No Geiser del Tatio também há algumas piscinas naturais  de água quente (cerca de 30 graus) onde é possível se banhar logo após a visitação das crateras e engana-se quem acha que entrar naquela água faz mal, pelo contrário: faz sim, muito bem, inclusive para regular a temperatura corporal, é quase unânime a opinião de quem entrou dizer que saiu mais aquecido depois da experiência.

Dadas as possibilidades de frio extremo se eu pudesse dar uma dica de ouro  para esse passeio é  não deixar de levar as três camadas de pele para o frio (underwear, fleece e jaqueta impermeável) na mochila, mesmo que não use. Fiz o passeio durante o inverno, mas pelo que li, as condições de clima são muito parecidas no verão por causa do horário e da altitude, então é bom ficar atento.

Geiser del tatio 5

Além disso é indispensável também luvas, uma pescoceira (acessório que eu adorei) ou cachecol e boas meias, de preferência próprias para atividades na neve (recomendo também colocar duas camadas de meias e um calçado impermeável).

Para quem quiser se banhar nas piscinas termais é necessário levar também roupa de banho e toalha. Logo depois dessa inusitada experiência, a Grado 10 espera você com um delicioso café da manhã;

O café da manhã:

Nosso guia preparou panquecas frescas e também um misto com presunto e queijo, tudo fresco e quentinho. Além disso, tinhamos à disposição chás, café e sucos e uma vista espetacular dos geisers.

Geiser del tatio 6

Já no caminho de volta, fizemos algumas paradas. A primeira delas para brincar com a neve, já que muitas pessoas nunca tiveram o contato com essa maravilha, porém creio que essa parada seja feita somente no inverno.

Contemplamos ainda um mirante próximo ao rio La Putana e vários animais que estavam pelo caminho como vicunhas e viscachas.

Geiser del tatio 7

O povoado de Machuca:

Também paramos no  pitoresco povoado de Machuca, com suas casinhas feitas de barro e palha. Neste vilarejo os turisteiros são recebidos com música típica e espetinho de lhama, além de poder comprar alguns souvenirs. Já foi um povoado muito importante da região que hoje vive quase exclusivamente em função do turismo.
Povoado de Machuca

O passeio do Geiser del Tatio retorna por volta das 13:00 hs, portanto é possível encaixar algum outro passeio que saia a tarde (fizemos o Valle de la Luna) nesse mesmo dia.

Leia também: Passeio clássico no deserto do Atacama: conheça o Valle de la Luna

Geiser del tatio 8

Ao final, diria que a visita dos geisers tem lá suas dificuldades, pois madrugar e passar um pouco de frio não é a melhor coisa do mundo, mas tem sua recompensa: é mesmo um dos principais passeios do Atacama, indico pensar em não fazê-lo apenas em duas hipóteses: se você tem algum problema de saúde, como pressão alta ou se for fazer o tour de 3 dias ao Uyuni, que também tem uma visitação a geisers bastante parecidos.

As expectativas do bom serviço oferecido pela GRADO10 se confirmaram, sua equipe é realmente diferenciada, sem contar que todos os guias falam português. Mais informações e reservas, fale diretamente com eles:

GRADO10
www.turismogrado10.com
[email protected]
Toconao 435-A, San Pedro de Atacama, Chile (bem no centrinho da cidade)
Curta e siga também a empresa no facebook e instagram!

* Esse passeio foi feito em parceria com a empresa GRADO10, porém as opiniões e impressões aqui relatadas são livres e pessoais.

Outros tópicos sobre o Atacama:

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem |

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá embaixo!

Até logo!

Thiago Fortes

Bibliotecário, trabalho com crianças, despertando a imaginação e o prazer da leitura, também biológo apaixonado pela vida, pela família, pelos amigos e é claro por lugares que fascinam.

2 thoughts on “Geiser del tatio e povoado de machuca: um dos principais passeios do Atacama

  1. Ieda Betania Ferreira says:

    Parabéns! Muito bem relatado. Causou uma vontade enorme de conhecer pena que a pressao alta seja contra indicação.
    Valeu Thiago.

    • turisteiro says:

      Obrigado pelo seu comentário Betania! Em São Pedro o problema nem é tão grande, creio que seja possível. Consulte seu médico, programe-se e vá!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: