Festival Zé Maria: o sabor de Noronha está aqui!

11713751_994279067271756_9097130647383769607_o

Quem vai a Fernando de Noronha desembarca na ilha com roteiro cheio de opções. Praia do Sancho, Baía do Sueste, Praia do Leão, entre outras. A beleza natural do arquipélago é mesmo encantadora, mas existe uma atração à parte que você não pode deixar de ir. Não estamos falando de praia, golfinho, mergulho, nada disso. É o Festival Gastronômico Zé Maria, uma delícia difícil de descrever, mas vamos tentar!

O festival já é tradição na ilha. No formato atual existe desde 2002. Acontece sempre às quartas-feiras e sábados. São quatro tipos de cardápio, mas alguns pratos fazem tanto sucesso que se tornaram fixos: a paella e o arroz de jaca, por exemplo. Para dar conta da infinidade de pratos que é servida, nada menos que sete cozinheiros trabalham sem parar um minuto ao longo da noite.

[easy-image-collage id=1321]

As pessoas vão chegando a partir das 20h. O ambiente é requintado, mas por estar localizado na ilha nem se preocupe em colocar roupa de festa, pode ir mesmo à vontade. Muitos chegam no melhor estilo praiano, usando inclusive sandália havaiana. Quem dá as boas vindas é o próprio Zé Maria. Com seu carisma e sua alegria, é um especialista na arte de receber os turistas. Jeitão simples, brincalhão, basta olhar pra ele e ver que estamos diante de um homem cheio de histórias. Seriam histórias de pescador? Também! Afinal, é ele mesmo quem pesca o peixe servido no festival, juntamente com amigos. A paixão pela pesca surgiu bem cedo, desde a adolescência. Quando não está presente, Zé Maria é muito bem representado pelo seu filho, Tuca, que também não poupa no quesito simpatia e hospitalidade. Tivemos a sorte de encontrar os dois no mesmo dia.

[easy-image-collage id=1326]

Pois bem, voltemos ao que interessa. Pra começar a noite, Zé Maria chama a chef do dia que irá apresentar os diversos pratos que compões a mesa. Tem de tudo um pouco, aliás, muito! Afinal, quando acaba, o prato é reposto, por isso não precisa nem ter pressa pra comer. Entre as delícias, picanha, cioba, ostra ao vinho branco, paella de frutos do mar com queijo coalho, molho de quatro queijos e leite de coco; bobó de camarão, siri mole ao leite de coco, camarão ao creme de jerimum, salmão com frutas tropicais, arroz de laranja, arroz de jaca, farofa de dendê, ceviche, sushis.

Não se preocupe que tudo aqui é bem fresquinho e o próprio Zé Maria faz questão de ressaltar, por exemplo, que a salada é feita meia hora antes do festival abrir as portas para o público. Para garantir a qualidade dos alimentos, uma vez que é difícil encontrar verduras, hortaliças e legumes frescos nos supermercados da ilha, a Pousada Zé Maria implantou uma grande horta hidropônica que economiza até 90% de água na produção. Inclusive, no balcão de entrada do salão onde acontece o Festival é possível escolher alguns produtos com o selo Sempre Verde, empresa administrada por ele e que produz entre outros produtos pimentas hidropônicas e geleias apimentadas.

11109699_994279857271677_5681554047528258874_o

Pensa que acabou? Agora é hora da sobremesa! E a variedade também não é modesta. Tem pudim de vários tipos, tortas de chocolate e morango, sorvete, bolo Souza leão (típico de Pernambuco), cheese cake, brownies, mousse  de maracujá, entre outras delícias. E não pense que só a mulherada gosta de doces não! Os homens também “disputam” um lugarzinho neste banquete sem qualquer constrangimento.

[easy-image-collage id=1327]

O ambiente é bem espaçoso, há mesas para 4 pessoas ou mais, tem ainda música ao vivo e o ambiente é super descontraído. O festival tem capacidade para 180 pessoas e muitas vezes a casa está com capacidade esgotada, por isso é bom fazer a reserva com antecedência. O festival funciona no mesmo local da Pousada Zé Maria, uma das mais “tops” da ilha. As reservas para o Festival Gastronômico devem ser feitas pelo telefone (81) 3619-1258 ou pelo e-mail [email protected]

Quer saber mais sobre essa experiência ou gostaria de falar diretamente com a nossa equipe para obter auxílio no planejamento de uma viagem? Então entre em contato agora mesmo, preenchendo os campos abaixo que lhe responderemos em breve! Nós, turisteiros, assessoramos você por meio da experiência em viagens desde a compra da passagem até os detalhes do roteiro final.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Fabiano Antunes
Siga:

Fabiano Antunes

Turisteiro desde sempre, já rodou por 26 países e a maioria dos estados brasileiros, mas quer visitar o mundo inteiro. É jornalista de formação, escritor nas horas vagas e tem dois livros publicados. Um cara do tipo que vive pensando e planejando viajar. Adora mapas, coleciona bandeirinhas dos países e também bonequinhos caricatos de chumbo. E-mails para [email protected]
Fabiano Antunes
Siga:

One thought on “Festival Zé Maria: o sabor de Noronha está aqui!

  1. Pingback: Noronha: a segunda vez é muito melhor! | Turisteiro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: