O que ver e fazer num exótico lugar chamado CAPADÓCIA!

1502563_10152587832872672_8841959842009825347_n

Pense em um lugar cheio de rochas em formas de colunas esculpidas pela erosão. Imagine também que dentro delas viviam milhares de pessoas muito tempo atrás. Adicione a essa mistura balões coloridos, ruínas, montanhas, vales e um deslumbre mágico. Não, não estou contando nenhuma história de filme ou de livro. Este lugar existe e se chama Capadócia. Localizada a cerca de 700 quilômetros de Istambul, a Capadócia encanta à primeira vista. Chegamos lá, eu e Amilton, já era noite, mas nem por isso deixamos de perceber a beleza de suas formações geológicas, que são sem dúvida uma das mais belas maravilhas do mundo. Atividade vulcânica, ventos, clima, chuva…todos esses fatores fizeram com que a cidade ganhasse ares de cenário de um filme. Afinal, é surreal demais ver de perto uma verdadeira cidade esculpida nas suas formações montanhosas.

Ofertas de passagens aéreas: veja aqui muitas promoções!
Encontre o seu hotel: as melhores ofertas para a sua hospedagem estão aqui.
Faça um seguro viagem: compare e encontre aqui os melhores seguros do mercado!

10849822_10152587832832672_1640355143821142714_n

À noite, a cidade ganha um charme a mais, pois os moradores fazem questão de cuidar de forma detalhada da iluminação de seus bares, restaurantes e hotéis, o que deixa o local com clima bem romântico. Ficamos hospedados num hotel instalado em rochas, nosso quarto era dentro de uma pedra, o que nos fazia sentir mais de perto o que era viver ali milhares de anos atrás. O dia amanheceu, aliás, nem mesmo amanheceu e já tivemos nossa primeira e maior experiência da viagem: andar de balão. Foi muita sorte, pois não se fazia passeios como este há cinco dias devido ao mau tempo. A saída do hotel é por volta das 4h30 da manhã.

10417785_10152587832342672_8555338351132339839_n

Prepare-se para o frio, que é bem grande! No local onde os balões serão preparados para subir, uma fogueira é disputada para aquecer as mãos dos que ali aguardam para iniciar a aventura. O dia amanhece e os nossos olhos parecem não acreditar no que estão vendo. Um céu azul, montanhas esculpidas em formas de cones e uma expectativa que só aumenta a cada segundo. Até o último momento não se sabe se vão voar porque o vento tem que estar a menos de 10km/h. Os cestos dos balões podem receber entre 16 e 28 pessoas, a depender do preço que você pagar. Ele variava entre 90 e 150 euros em novembro de 2014.

10433158_10152587832472672_3205047091647499086_n

Uma dica importante é não ser um dos primeiros a entrar no balão. Entre por último para não ficar em cima das colunas nem do fogareiro. Suas fotos vão agradecer. Finalmente, o balão começa a se separar do solo e a sensação é de que estamos literalmente flutuando no céu. Aos poucos, a imensidão vai sendo tomada de cores, são dezenas deles espalhados pelo horizonte da Capadócia. O número de balões pode chegar a cem! O passeio dura entre 45 minutos e uma hora, mas a experiência de viver este momento certamente permanecerá por toda a vida. Recomendamos demais!

DSC_0816

Mas a Capadócia não se resumo só a balão, são muitas as opções de lazer. No mesmo dia, como às 8h da manhã já estávamos de volta ao hotel, tomamos café e nos preparamos para ir ao Museu a céu aberto. Do centrinho até lá são uns vinte minutos de caminhada, passando por paisagens incríveis. O Museu foi um dos primeiros locais da Turquia a ser declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, contando com 11 mosteiros, cada um associado a uma igreja. São diversas casinhas no meio das rochas datadas dos séculos X, XI e XII, imagina? Mais tarde, alugamos um quadriciclo (conhecido por ATV) para um passeio de duas horas. Acompanhado de um guia, que vai em uma moto na frente, duas pessoas podem ir em um só veículo e se revesar na direção. Durante o passeio, pudemos apreciar bem de perto algumas formações geológicas como o vale do amor, vale rosa, dentre outros e ainda dirigir fazendo boas manobras radicais.

10678732_10152587833962672_703956676989696925_n

No fim de tarde, passear pelas lojinhas, conhecer o artesanato (a maioria deles feitos em pedra) e comer alguma iguaria turca como o pottery kebab (cozido na panela de barro), a pizza turca e de sobremesa algum sutlac ou baklava são as melhores opções. Para o dia seguinte, são várias as opções de tours, os mais famosos são o Green e o Red tour. Cabe destacar que, exceto o Museu a Céu Aberto, todas as outras atrações ficam longe e o acesso é um pouco difícil, portanto você precisará de tour mesmo que goste de ser mais independente. Reservamos o Green Tour, pois achamos que seria o mais completo, dura um dia inteiro. Entre as paradas desse tour estão o Panorâmico de Goreme, a cidade subterrânea, o vale de Ihlara, o mosteiro de Selime e uma parada para compras. Dentre essas, as atrações mais bacanas estão a visita ao mosteiro que abrigou milhares de pessoas e também aos refúgios subterrâneos, onde as civilizações se protegiam das invasões. Um desses refúgios chamado Cidade Subterrânea proporciona uma experiência incrível. São nada menos que sete andares embaixo do solo com infinitas entradas e saídas, que nos intrigam a respeito de como tudo aquilo foi construído. A cidade subterrânea possui dutos de ventilação, poços de água, vias de comunicação e até igreja. Algumas dessas cidades subterrâneas chegaram a abrigar mais de 30 mil pessoas. Há registro de pelo menos 150 cidades subterrâneas.

10422144_10152587830042672_7282699697247345586_n

A Capadócia foi nossa última parada da viagem e dois dias certamente foi muito pouco tempo nesse paraíso exótico. Se não é fã do frio, evite a temporada de inverno (dezembro a março), pois as temperaturas chegam abaixo do zero grau e muitas atrações como o tão famoso voo de balão podem não funcionar. Estivemos por lá na última semana de novembro e, ao final desse passeio, no último dia, tivemos o privilégio de ver cair neve, o que deixou tudo bem mais inesquecível. Portanto, conhecer a Capadócia é viajar no tempo, entender melhor como viviam algumas civilizações milenares e ter a certeza de que se esteve num cenário único neste planeta, cheio de mistérios, histórias e um visual deslumbrante. Não pense duas vezes antes de ir à Capadócia. Simplesmente, vá!

DSC_0918

E você, já pensou em conhecer a Capadócia? Que tal passar uns dias conhecendo essas maravilhas? Pois então não deixe de falar conosco por meio deste link, vamos te ajudar a planejar um roteiro sob medida, de acordo com suas preferências. Nós, turistas, assessoramos você por meio da experiência em viagens desde a compra da passagem até os detalhes mais importantes e o melhor: por um precinho bem camarada, seja pra destinos nacionais ou internacionais. Somos turisteiros e também amamos viajar! Até breve.

Faça suas reservas pelo nosso site com descontos e vantagens, você não paga mais nada por isso e nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog!

Reserve: | passagens aéreas em promoção | melhores ofertas de hotéis | seguro viagem |

Ficou com alguma dúvida ou gostou desse post? Gostaria de compartilhar outras informações que podem ajudar? Então deixe um comentário lá embaixo ou fale diretamente conosco preenchendo o formulário:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Até logo!

 

Fabiano Antunes
Siga:

Fabiano Antunes

Turisteiro desde sempre, já rodou por 26 países e a maioria dos estados brasileiros, mas quer visitar o mundo inteiro. É jornalista de formação, escritor nas horas vagas e tem dois livros publicados. Um cara do tipo que vive pensando e planejando viajar. Adora mapas, coleciona bandeirinhas dos países e também bonequinhos caricatos de chumbo. E-mails para turisteiro@hotmail.com.
Fabiano Antunes
Siga:

Um comentário em “O que ver e fazer num exótico lugar chamado CAPADÓCIA!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: